Villa Korup / Jan Henrik Jansen Arkitekter + Marshall Blecher

Villa Korup / Jan Henrik Jansen Arkitekter + Marshall Blecher

© Hampus Berndtson © Marshall Blecher © Hampus Berndtson © Hampus Berndtson + 25

Korup, Dinamarca, Dinamarca
  • Equipe De Projeto: Jan Hernik Jansen, Marshall Blecher
  • Consultores: Cross Timber Systems
Mais informações Menos informações
© Hampus Berndtson
© Hampus Berndtson

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Villa Korup foi projetada para uma jovem família de seis pessoas na ilha dinamarquesa de Fyn, após um incêndio ter destruído a antiga estrutura existente. A sua planta característica em forma de estrela de 'três pontas' foi concebida a fim de aproveitar ao máximo os diferentes aspectos da paisagem, acentuando suas qualidades e dispondo três espaços opostos e complementares, ampliando ainda a área de fachada e intercalando três pátios com características diferentes; um jardim ensolarado voltado para o sul, uma horta protegida a leste e um pomar com playground a oeste.

© Hampus Berndtson
© Hampus Berndtson

Internamente, no centro da casa encontram-se os espaços de uso comum onde a numerosa família passa a maior parte do tempo, as extremidades, por sua vez, foram destinadas para os quartos de dormir e os espaços privativos.

© Hampus Berndtson
© Hampus Berndtson
Planta - térreo
Planta - térreo
© Hampus Berndtson
© Hampus Berndtson

A casa foi totalmente construída em estrutura de madeira laminada cruzada (CLT) e revestida com painéis de aço bruto que reagem às condições climáticas específicas do local, se transformando ao longo do tempo; no momento em que tirávamos as fotos da obra concluída, a casa se revelava com um acabamento cinza escuro metálico. Pouco à pouco a fachada da casa assumirá gradativamente tons mais quentes tendendo para o laranja para depois ir desbotando em tons de marrom queimado, finalmente, em sua fase final e permanente a fachada incorporará uma cor terrosa de tom muito parecido com o solo da ilha de Fyn. O sistema utilizado no revestimento da estrutura de madeira, prescinde de qualquer tipo de perfuração, operando apenas por encaixes ocultos, o qual foi desenvolvido especialmente para este projeto.

© Gabrielle Gualdi
© Gabrielle Gualdi

A Villa Korup foi um dos primeiros projetos unifamiliares construídos na Dinamarca utilizando apenas estrutura em CLT que, neste caso, foi assumida interiormente para transformar-se no próprio acabamento ou revestimento interno da casa, recebendo apenas um tratamento muito simples e tradicional na Dinamarca, o qual utiliza sabão e lixívia para proteger a madeira, fornecendo um acabamento liso e duradouro.

© Hampus Berndtson
© Hampus Berndtson

A casa foi levantada em apenas três dias após todos os painéis terem sido cuidadosamente projetados e fabricados por máquinas automatizadas a partir de madeira de abeto báltico FSC certificada. O custo do processo de produção foi equalizado pela economia de mão-de-obra durante a fase de construção in loco, resultando em um custo final equivalente ao de uma casa de estrutura de madeira convencional.

© Marshall Blecher
© Marshall Blecher
Fachadas
Fachadas
© Marshall Blecher
© Marshall Blecher

A casa foi projetada pelo arquiteto dinamarquês/alemão Jan Henrik Jansen em colaboração com o arquiteto australiano Marshall Blecher. Atualmente os dois arquitetos estão trabalhando juntos em vários projetos espalhados por toda a Escandinávia, incluindo uma casa enterrada nas dunas do noroeste da Dinamarca, uma pequena cabana de madeira na Noruega e o restauro de uma cabana de 120 anos de idade na costa norte da Alemanha.

© Gabrielle Gualdi
© Gabrielle Gualdi

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Villa Korup / Jan Henrik Jansen Arkitekter + Marshall Blecher" [Villa Korup / Jan Henrik Jansen Arkitekter + Marshall Blecher] 18 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/939750/villa-korup-jan-henrik-jansen-arkitekter-plus-marshall-blecher> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.