Apartamento Curvas / Estúdio Lava

Apartamento Curvas / Estúdio Lava

Apartamento Curvas / Estúdio Lava - Porta, VidroApartamento Curvas / Estúdio Lava - Mesa, CadeiraApartamento Curvas / Estúdio Lava - MesaApartamento Curvas / Estúdio Lava - Pia, Bancada, IluminaçãoApartamento Curvas / Estúdio Lava - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: Estúdio Lava
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  130
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rafaela Netto
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acquapoint, Adobe Systems Incorporated, Amarante madeiras, AutoDesk, Brastemp, Deca, Disparcon, Divinal Vidros, Esquadriall, Fernando Jaeger, Ibiza Acabamentos, Jani King, Jomer Aramados, Manacá Marcenaria, Merc, Metalferco, Microsoft Office, Oficina de Mosaicos, REKA, Ralo Linear, +9
  • Arquitetos Responsáveis: Julia de Andrade Reis, Lucas Bueno
  • Engenharia: Engenheiro Paulo Mattos
  • Consultoria Estrutura: Garc Engineer CBB
  • Reforma: LK Construção
  • Acompanhamento De Obra: Aline Gaspar
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A reforma de um apartamento em um edifício de grande importantância como o edifício Trussardi, projeto de 1943 do arquiteto Rino Levi, foi um grande exercício e também um grande desafio. Apesar de sua importância histórica e patrimonial, o edifício, localizado na Av. São João, se encontra hoje bastante descaracterizado. O primeiro objetivo do projeto foi retomar alguns elementos do projeto original do apartamento, em uma tentativa de respeitar as intenções do arquiteto e trazer à superfície alguns detalhes importantes que haviam sido alterados pelas inúmeras reformas realizadas ao longo dos anos.

Apartamento Curvas / Estúdio Lava - Mesa, Bancada, Cadeira, Viga
© Rafaela Netto
Planta
Apartamento Curvas / Estúdio Lava - Mesa, Cadeira
© Rafaela Netto

Além de serem retomadas algumas características da planta original, como a integração entre a sala e um dos quartos e a abertura da varanda (que havia sido envidraçada pelo último morador), alguns materiais, como os blocos de vidro da fachada, o piso em granilite, o piso em pastilhas e o taco, foram recuperados. Quase todas as paredes foram demolidas e alguns trechos da estrutura em concreto armado foram revelados.

Apartamento Curvas / Estúdio Lava - Bancada, Pia, Cozinha, Janela
© Rafaela Netto
Corte Transversal
Apartamento Curvas / Estúdio Lava - Porta, Vidro
© Rafaela Netto

O apartamento com suas curvas e ângulos não ortogonais, pedia uma maior integração dos ambientes. A incorporação de um dos quartos pela sala, reconectando esse ambiente à varanda curva que marca a fachada do edifício, foi o primeiro gesto em direção à essa intenção. A estante de livros deslizante, que corre através de um trilho metálico fixado à viga, cria diferentes possibilidade de integração e uso desse espaço. Se levada para junto da cozinha, cria um único grande ambiente e, se colocada próxima da varanda, separa a sala do escritório servindo de anteparo e apoio para a televisão.

Apartamento Curvas / Estúdio Lava - Mesa, Cadeira
© Rafaela Netto

O resultado imediato da integração entre os cômodos foi uma maior ventilação cruzada, deixando o espaço muito mais fresco, além de trazer mais iluminação para o apartamento como um todo. Buscando essa maior permeabilidade e criando um paralelo visual com os tijolos de vidro da fachada, foram utilizados elementos vazados em concreto entre a lavanderia e o hall de entrada.

A cozinha, também integrada à sala, foi totalmente reformulada, criando-se um eixo importante que conecta o fundo do apartamento à sala em direção à varanda e ao jardim de inverno com seus tijolos de vidro. Onde antes se encontrava a área de serviço foi criado um segundo banheiro para atender ao quarto de hóspedes e o banheiro existente foi aberto para o quarto principal ganhando vista para a janela e para as palmeiras em frente ao prédio.

Apartamento Curvas / Estúdio Lava - Cama, Dormitório
© Rafaela Netto

Em um segundo eixo, formando um “V” com o eixo da cozinha, se encontram os quartos, que ganharam um painel ripado em madeira, referência aos antigos painéis muito presentes nos projetos de arquitetura dessa época e usado também no saguão de entrada do edifício. Apesar do desafio trazido pelas linhas não ortogonais do projeto e pela sua organização em dois eixos, a solução obtida foi resultado direto dessa configuração. As curvas e diagonais dão identidade ao projeto e permitem diferentes apropriações por parte dos moradores, e a circulação generosa permite uma ocupação livre e desierarquizada do espaço. 

Apartamento Curvas / Estúdio Lava - Pia, Bancada, Banheiro
© Rafaela Netto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. São João, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Curvas / Estúdio Lava" 18 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/939712/apartamento-curvas-estudio-lava> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.