Casa com cinco muros de contenção / Kiyoaki Takeda Architects

Casa com cinco muros de contenção / Kiyoaki Takeda Architects

© Masaki Hamada (kkpo)© Masaki Hamada (kkpo)© Masaki Hamada (kkpo)© Masaki Hamada (kkpo)+ 23

Setagaya City, Japão
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  69
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo Fotografias:  Masaki Hamada (kkpo)
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: IOC Flooring, KYOEI LUMBER, Koshii, LIXIL , Tool Box
  • Arquiteto Responsável:Kiyoaki Takeda, Miyuki Sakuyama
  • Engenheiro Estrutural:Minoru Fujita
  • Mobiliário:Hideo Minamikawa, SIGN CRAFT
  • Tradutor Conceito Do Projeto:Mami Sayo
  • Cidade:Setagaya City
  • País:Japão
Mais informaçõesMenos informações
© Masaki Hamada (kkpo)
© Masaki Hamada (kkpo)

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma nova casa para uma família de um jovem casal e quatro filhos foi o briefing do projeto. Localizada em um lote, na ala residencial de Setagaya, Tóquio, onde a maioria das casas vizinhas foram construídas em cima de terrenos nivelados e fechadas por enormes muros de concreto, para acomodar o terreno acidentado. No entanto, no lote do projeto nenhuma preparação para a construção foi realizada, dessa forma, a inclinação, com cerca de 3,5 m de altura, estava aberta para ideias. Diversas pequenas áreas foram escavadas para aproveitar ao máximo o perfil natural do terreno. As diferenças de altura no nível do solo emergiram por meio das escavações, assim como vários muros de contenção, para se adequar a cada nível do projeto. O resultado foram cinco pequenos muros de contenção, que fundem natureza e obra.

© Masaki Hamada (kkpo)
© Masaki Hamada (kkpo)

A forma de cada muro de arrimo difere, no entanto, todos seguem uma estrutura plana reforçada por nervuras em formato de L ou T e suportam a carga de terra com sua espessura, a mais fina possível. A espessura da parede foi uma tentativa de reconhecer o muro de contenção como parte essencial do espaço humano, e implementar esse elemento no interior da casa, mesmo com sua característica geotérmica. Como um vestígio da luta da terra e da arquitetura, essa fronteira complexa que aparece entre eles, oferece momentos vibrantes na vida desta casa.

Corte
Corte

A arquitetura foi sobreposta a essa estrutura, traçando a forma da terra pela fundação e pelos muros de arrimo, e sendo construída a partir de dois materiais, concreto e madeira. O espaço produzido pela estrutura reforçada de concreto inferior é basicamente o espaço do piso, que se transformou também no espaço interno. Ao usá-lo como área de estar, integrada aos ambientes de estrutura de madeira, a edificação configura um grande átrio que integra vários pavimentos e diferentes ambientes.

© Masaki Hamada (kkpo)
© Masaki Hamada (kkpo)

As paredes de contenção oferecem calor geotérmico para o interior, considerando o solo atrás delas como uma camada contínua própria; no entanto, intencionalmente, a altura de cada parede foi variada (enterrada, semi enterrada, etc.), configurando cômodos desnivelados. A estrutura de madeira sem fechamento expõe as vigas no átrio, oferecendo a oportunidade de utilização da área útil no futuro. Os diferentes ambientes e materiais de cada pavimento são integrados em uma área de estar. Os moradores sentiriam primeiro as diferenças em cada espaço e, em seguida, poderiam explorar sua própria maneira de manipular e habitar o ambiente.

© Masaki Hamada (kkpo)
© Masaki Hamada (kkpo)

"Busquei resgatar a sensação tátil de viver em um "lugar", e ela não pode ser alcançada apenas com a aplicação de terra no piso. A experiência só é completa quando nós, como seres humanos, somos apoiados e envolvidos pela estrutura da Terra, emergimos do contraste entre natureza e a construção. Para esta casa, almejei uma arquitetura que fosse preenchida com a força vital que enraíza a própria terra." Kiyoaki Takeda

© Masaki Hamada (kkpo)
© Masaki Hamada (kkpo)

*tradução japonês - inglês: Mami Sayo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa com cinco muros de contenção / Kiyoaki Takeda Architects" [House With 5 Retaining Walls / Kiyoaki Takeda Architects] 18 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/939669/casa-com-cinco-muros-de-contencao-kiyoaki-takeda-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.