Residências Bata Mews / LOM architecture and design

Residências Bata Mews / LOM architecture and design - Imagem 2 de 19Residências Bata Mews / LOM architecture and design - Imagem 1 de 19Residências Bata Mews / LOM architecture and design - Imagem 7 de 19Residências Bata Mews / LOM architecture and design - Imagem 8 de 19Residências Bata Mews / LOM architecture and design - Mais Imagens+ 14

East Tilbury, Reino Unido
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2970
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Simon Kennedy
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alumasc, AutoDesk, Catnic, Eurocell, IKO, K Rend, Kingspan Insulated Panels, Marshalls, Taylor Maxwell, Trimble
  • Arquiteto De Entrega (Riba Estágios 3 7): LOM architecture and design
  • Arquiteto De Concepção (Riba Estágios 1 2): Raw Architecture
  • Clientes: Hexa Homes
  • Engenharia: Perega
  • Paisagismo: Neil Tully Associates
  • Consultores: SilverDCC, Waterstone Design
  • Cidade: East Tilbury
  • País: Reino Unido
Mais informaçõesMenos informações
Residências Bata Mews / LOM architecture and design - Imagem 2 de 19
© Simon Kennedy

Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório LOM architecture no Reino Unido projetou e entregou cinquenta novas residências no local da antiga fábrica de sapatos Bata em East Tilbury, Essex, para a incorporadora Hexa Homes. Situada ao lado do histórico edifício dos anos 30, a proposta faz referência ao desenho da fábrica influenciado pela Bauhaus, ao proporcionar uma visão habitacional modernista de formas distintas e simples, com espaços públicos e privados cuidadosamente pensados, unificando detalhes e superfícies compartilhadas.

Residências Bata Mews / LOM architecture and design - Imagem 8 de 19
© Simon Kennedy

A proposta foi levada ao nível de planejamento pelo escritório RAW Architecture, e foi desenvolvido pelo LOM. A fábrica de sapatos foi originalmente inaugurada em 1933 pelo industrial checo Thomas Bata. O local histórico inclui quatro edifícios de fábrica e requeria uma proposta de residências sensível ao contexto, que se situaria adequadamente dentro da Área de Conservação de Tilbury (Bata) Leste mais ampla.

Planta Geral

Inspirados nas habitações originais dos operários, os arquitetos do LOM entregaram uma gama de residências de 2, 3 e 4 dormitórios, cuja forma "retilínea cúbica" faz referência à simplicidade do movimento moderno. As casas se dispõem de forma distinta de um "conjunto separado", em que as habitações compartilham apenas uma parede - a parede dos dormitórios do primeiro andar - como parte de um novo esquema híbrido de habitações unifamiliares dimensionadas para a área.

Residências Bata Mews / LOM architecture and design - Imagem 3 de 19
© Simon Kennedy

A utilização de materiais metálicos e em tons de cinza escuros relembram o patrimônio industrial do local, incluindo as varandas, caixilhos de janelas e o trabalho em aço dos portões de entrada. O exterior das casas alterna entre um reboco branco e um acabamento em tijolo contrastante para proporcionar riqueza material, textura e uma referência às conhecidas casas Bata em Zlin, República Checa. Os painéis fotovoltaicos foram instalados nos telhados inclinados e de pouca profundidade e a vegetação é utilizada para balancear os materiais rígidos da paisagem e das formas construídas.

Residências Bata Mews / LOM architecture and design - Imagem 4 de 19
© Simon Kennedy

LOM adotou um foco no desenho padronizado para alcançar uma simplicidade formal em Bata Mews e ao mesmo tempo entregar uma construção rentável para a incorporadora. Dada a natureza história do local, English Heritage participou em todo o processo de projeto e planejamento. A chegada da indústria Bata na região no início da década de 1930, junto com o desenvolvimento de infraestrutura comunitária e habitações associadas, provocou o crescimento de pequenos assentamentos rurais em uma próspera comunidade industrial que se formou na zona.

Residências Bata Mews / LOM architecture and design - Imagem 7 de 19
© Simon Kennedy

Apesar da Bata ter parado de operar no local em 2007, o projeto tem como objetivo revitalizar este panorama pós-industrial ao proporcionar novas residências para famílias que buscam fomentar um sentimento renovado de comunidade. Simon Bird, diretor de arquitetura e desenho do LOM diz: "Nosso objetivo era entregar casas modernas com preços atraentes. Reavaliando os princípios de desenho estabelecidos pelo RAW, maximizamos a padronização, conservamos a simplicidade formal e desenvolvemos um nível de qualidade alcançável em todos os detalhes para permitir uma solução rentável diante das diversas limitações técnicas do projeto, respeitando, ao mesmo tempo, a intenção da Bauhaus e sua filosofia."

Residências Bata Mews / LOM architecture and design - Imagem 10 de 19
© Simon Kennedy

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residências Bata Mews / LOM architecture and design" [Bata Mews Housing / LOM architecture and design] 16 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/939544/residencias-bata-mews-lom-architecture-and-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.