Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Casa Haus III / Staudt Arquitectura

Casa Haus III / Staudt Arquitectura

© Justin Mullet © Justin Mullet © Justin Mullet © Justin Mullet + 42

Coyhaique, Chile
  • Arquitetos: Staudt Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  280
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo Fotografias:  Justin Mullet
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: ASC Building Products, AutoDesk, MK, Sierra Pacific Windows, Trimble, Velux
  • Arquiteta Responsável: Martina Staudt
  • Equipe De Projeto: Pedro Staudt, José Silva
Mais informações Menos informações
© Justin Mullet
© Justin Mullet

Descrição enviada pela equipe de projeto. O pedido era uma casa para uma família jovem, para receber amigos e desfrutar da companhia uns dos outros, com lugar para crianças e adultos. Uma casa simples, de baixa manutenção exterior, com muito espaço e, essencialmente, luz. Escolheram-se revestimentos metálicos para as zonas expostas à intempérie e para as áreas cobertas, como o terraço, optou-se pelo calor da madeira regional. No interior, a cozinha e a sala familiar são os recintos principais por excelência, e era imperativo que tivessem muita luz e conexão com o resto da casa.

© Justin Mullet
© Justin Mullet
© Justin Mullet
© Justin Mullet
Corte BB
Corte BB
© Justin Mullet
© Justin Mullet

O grande desafio foi a orientação. O terreno tem vistas imbatíveis a sul, pelo que o aproveitamento solar e a paisagem não vão de mãos dadas. Foi assim que surgiu a ideia de abrir a casa com grandes panos de vidro a sul, para enquadrar as vistas, e receber luz solar desde o norte, através de uma solução zenital. Optou-se então por introduzir luz desde a sala familiar, que, por estar num segundo piso aberto, permite que esta chegue aos espaços mais públicos, como a sala de estar e de jantar. Aproveitou-se também a geometria e a estrutura da cobertura inclinada para abrir o teto da cozinha, gerando uma continuidade entre as janelas tradicionais e as claraboias. Este recurso deu uma amplitude inesperada ao espaço da cozinha, o que foi uma boa surpresa.

© Justin Mullet
© Justin Mullet
Planta
Planta
© Justin Mullet
© Justin Mullet
© Justin Mullet
© Justin Mullet

Para assegurar a integridade da envolvente térmica utilizaram-se produtos de excelente qualidade. A celulose projetada nos muros e cobertura, com uma espessura mínima de 8”, combinada com portas e janelas com uma transmitância térmica mínima garantem tanto o isolamento térmico como a correta ventilação do edifício, que são atributos fundamentais em regiões extremas como a de Aysén. É notável como uma casa orientada a sul consegue ter ganhos térmicos e lumínicos tão altos, sem sacrificar as vistas, dando resposta à totalidade das premissas da encomenda.

© Justin Mullet
© Justin Mullet
Isométrica
Isométrica
© Justin Mullet
© Justin Mullet

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Haus III / Staudt Arquitectura" [Casa Haus III / Staudt Arquitectura] 23 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/939195/casa-haus-iii-staudt-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.