Casa da Preguiça / Nautilo Arquitetura & Gerenciamento

Casa da Preguiça / Nautilo Arquitetura & Gerenciamento

Casa da Preguiça / Nautilo Arquitetura & Gerenciamento - Fotografia de Interiores, Dormitório, JanelaCasa da Preguiça / Nautilo Arquitetura & Gerenciamento - Fotografia de Interiores, Janela, CorrimãoCasa da Preguiça / Nautilo Arquitetura & Gerenciamento - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Janela, Cadeira, Viga, Pátio, TerraçoCasa da Preguiça / Nautilo Arquitetura & Gerenciamento - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, VigaCasa da Preguiça / Nautilo Arquitetura & Gerenciamento - Mais Imagens+ 25

Guarujá, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  557
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Castelatto, Deca, Lurca, M3SP, Mlsolutions, Penetron, Planmetal, Portobello, SNSserralheria, Trimble Navigation, Unibox, reka iluminacao
Mais informaçõesMenos informações
Casa da Preguiça / Nautilo Arquitetura & Gerenciamento - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Alessandro Guimarães

Descrição enviada pela equipe de projeto. Camuflada em plena Mata Atlântica em Iporanga, a Casa da Preguiça é fruto do desejo de uma família numerosa de ficar próxima à natureza e, com sorte, avistar vez ou outra o nosso simpático mamífero no seu habitat natural.

Casa da Preguiça / Nautilo Arquitetura & Gerenciamento - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira, Terraço, Aido
© Alessandro Guimarães

Implantado num terreno de 1.300 m2 e com declive acentuado, o grande desafio deste projeto foi atender ao extenso programa ocupando a menor área possível e a solução adotada não poderia ser outra senão a verticalização. A casa possui três pavimentos. No nível da rua uma ponte faz a transposição sobre a mata para a laje superior, que abriga a garagem e o acesso.

Casa da Preguiça / Nautilo Arquitetura & Gerenciamento - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira
© Alessandro Guimarães
Planta - Segundo piso
Casa da Preguiça / Nautilo Arquitetura & Gerenciamento - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Alessandro Guimarães

Dois volumes retangulares sobrepostos resolvem todo o programa da casa, abaixo da laje-garagem: o volume superior, em estrutura metálica amarela, abriga o primeiro e o segundo pisos; o volume inferior, em concreto aparente, abriga a piscina e o terceiro piso. No primeiro piso ficam as suítes. No segundo, temos a área social e dois quartos que abrem para a varanda e a piscina em concreto, sem revestimento. Todas as portas são envidraçadas com vista para a mata.

Casa da Preguiça / Nautilo Arquitetura & Gerenciamento - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Pátio
© Alessandro Guimarães

Na área social com pé direito duplo, um grande vazio abriga a circulação vertical e as aberturas criam boa luminosidade e ventilação cruzada, eliminando a necessidade de ar condicionado. No terceiro piso, temos três quartos, o salão de jogos e a sauna, todos visualmente abertos para a mata, o que aumenta a chance de encontrar a Preguiça!

Casa da Preguiça / Nautilo Arquitetura & Gerenciamento - Fotografia de Interiores, Janela, Cerca, Fachada, Corrimão, Viga
© Alessandro Guimarães

A estrutura e lajes aparentes, paredes em blocos de concreto, piso em concreto polido e a tubulação elétrica exposta, configuram a linguagem industrial do projeto. A escolha do mobiliário, quase todo em madeira natural, dá o toque final e o aconchego necessários para uma casa de fim de semana.

Casa da Preguiça / Nautilo Arquitetura & Gerenciamento - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela
© Alessandro Guimarães
Corte A
Casa da Preguiça / Nautilo Arquitetura & Gerenciamento - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, Porta, Janela
© Alessandro Guimarães

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa da Preguiça / Nautilo Arquitetura & Gerenciamento" 07 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/939034/casa-da-preguica-nautilo-arquitetura-and-gerenciamento> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.