Casa Pipa / Bernardes Arquitetura

Casa Pipa / Bernardes Arquitetura

© Ruy Teixeira© Ruy Teixeira© Ruy Teixeira© Ruy Teixeira+ 16

Porto Feliz, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo Fotografias:  Ruy Teixeira
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Ulimax, Alwitra, Arali, GRAPHISOFT, Lightworks, Ornare, Stone, Zancheti, mado
  • Equipe De Projeto:Thiago Bernardes, Nuno Costa Nunes, Camila Tariki, Rafael Henrique de Oliveira, Gabriel Falcade, Matheus d’Almeida, João Magalhães, Julia Medeiros
  • Construtora:Laer Engenharia / Ita Construtora
  • Empreendimento:Rafael Werner e Maria Luisa Papaiz
  • Engenharia:Ita Construtora
  • Paisagismo:Marcelo Faisal
  • Luminotécnica:Lightworks
  • Instalações Elétricas E Hidráulicas:Zamaro
Mais informaçõesMenos informações
© Ruy Teixeira
© Ruy Teixeira

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Pipa foi desenvolvida como um protótipo pela Bernardes Arquitetura, em parceria com a construtora Laer Engenharia e um casal de empresários, que queriam um produto que poderia ser replicado e vendidopara outros clientes, gerando uma experiência de obra rápida, com garantia de prazos, eficiência energética e controle tecnológico.

© Ruy Teixeira
© Ruy Teixeira
Planta
Planta
© Ruy Teixeira
© Ruy Teixeira

A Casa Pipa foi projetada visando eficiência construtiva, através de um sistema industrializado que permitiu sua rápida execução e baixíssima produção de resíduos. Seu sistema estrutural em madeira laminada colada de eucalipto torna a casa adaptável ao terreno, permitindo sua reprodução em diversos tipos de declividade, ao mesmo tempo em que proporciona grande diversidade compositiva e a possibilidade de diferentes acabamentos. O sistema de caixilharia, também em madeira laminada colada, garante estabilidade aos perfis estruturais.

© Ruy Teixeira
© Ruy Teixeira
Corte AA
Corte AA
© Ruy Teixeira
© Ruy Teixeira

A casa elevada do solo garante estanqueidade e ventilação para a laje de piso, assim como visitação às instalações que passam pelo piso. O forro, com sistema de encaixe, permite ajustes e visitação a sistemas aéreos. A casa possui sistemas individualizados de aquecimento e instalações de ar condicionado e elétrica divididos por módulos, simplificando sua manutenção e funcionamento. O fechamento em painéis pré-moldados em concreto, com sistema de aplicação tipo fachada ventilada, garantem boa reposta térmica e manutenção zero, devido à não necessidade de retoque de pintura. A casa como um todo foi projetada visando bom isolamento térmico e baixa e fácil manutenção.

© Ruy Teixeira
© Ruy Teixeira

A equipe desenvolveu um produto com materiais de alta qualidade e tecnologia ecologicamente correta, unindo baixo custo com design contemporâneo.

© Ruy Teixeira
© Ruy Teixeira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pipa / Bernardes Arquitetura" 06 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938949/casa-pipa-bernardes-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.