Escola Inicial e Primária Unión Alto Sanibeni / Semillas

Escola Inicial e Primária Unión Alto Sanibeni / Semillas - Fotografia de ExteriorEscola Inicial e Primária Unión Alto Sanibeni / Semillas - Fotografia de Interiores, VigaEscola Inicial e Primária Unión Alto Sanibeni / Semillas - Fotografia de Interiores, PortaEscola Inicial e Primária Unión Alto Sanibeni / Semillas - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira, VigaEscola Inicial e Primária Unión Alto Sanibeni / Semillas - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos Responsáveis: Marta Maccaglia, Raúl Arancibia, Giulia Perri, Susana Olivieri
  • Financiamiento: Costa Foundation
  • Promotor: Volcafe Speciality Peru (VSP) Generaciones
  • Engenharia Estrutural: Carlos Barreda
  • Engenharia Sanitária / Elétrica: UMA Consultores
  • Orçamentos E Medições: Wilson Tenorio
  • Coordenador Interinstitucional: Roberto Ortiz (VSP Generaciones), Reena Eddiks (VSP Generaciones), Javier Chávez (VSP Generaciones)
  • Colaboração: Cps – comunità promozione sviluppo, Comunidad Nativa Unión Alto Sanibeni, Municipalidad Distrital de Pangoa, Municipalidad Provincial de Satipo.
  • Gestão Comunitária: Jonh Mahuanca Casancho, Victor Ñaco Mahuanca, Mateo Santos Mahuanca. Mahuanca
  • Construção: Javier García Paucar, Elías Martínez Ramos.
  • Cidade: Junín
  • País: Peru
Mais informaçõesMenos informações
Escola Inicial e Primária Unión Alto Sanibeni / Semillas - Fotografia de Exterior
© Eleazar Cuadros

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto "Escola Inicial e Primátia em Unión Alto Sanibeni" está localizado em uma comunidade nativa Ashaninka na floresta central do Peru, uma das áreas que foram fortemente afetadas pelo conflito armado durante dos anos 1990. O conflito armado gerou a migração desta população para outras regiões do país e, a partir de 1998, a comunidade voltou a repovoar esse território e fundou sua primeira escola. No entanto, após 20 anos de funcionamento, a escola se encontrava em um completo estado de abandono e deterioração. Frente a esse complexo contexto, no projeto buscou-se desenvolver estratégias alinhadas ao território e sua população, para a melhora do serviço educacional e da vida comunitária. A escola beneficiará cerca de 200 crianças e 1000 habitantes.

Escola Inicial e Primária Unión Alto Sanibeni / Semillas - Fotografia de Interiores, Viga
© Eleazar Cuadros
Escola Inicial e Primária Unión Alto Sanibeni / Semillas - Imagem 27 de 32
Planta - Primeiro Pavimento
Escola Inicial e Primária Unión Alto Sanibeni / Semillas - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga
© Eleazar Cuadros

Essa escola é a única infraestrutura pública na comunidade, e por isso buscamos, através do espaço físico, gerar uma plataforma de encontro comunal, onde os grandes e os pequenos podem trocar saberes, ideias e conhecimento popular. Os espaços internos são de madeira, um material da região, flexível, leve e sustentável. Para compensar o uso e extração de madeira das floresta certificadas da região, reflorestamos com espécies nativas, para fortalecer a resistência do solo e devolver à natureza a sua floresta. A escola é um lugar de liberdade e exploração, de espírito comunitário, uma célula aberta, geradora de cultura, sociedade, beleza, identidade e sentido de pertencimento onde comunidade e natureza se encontram.

Escola Inicial e Primária Unión Alto Sanibeni / Semillas - Fotografia de Interiores, Porta
© Eleazar Cuadros
Escola Inicial e Primária Unión Alto Sanibeni / Semillas - Imagem 28 de 32
Axonométrica
Escola Inicial e Primária Unión Alto Sanibeni / Semillas - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira, Viga
© Eleazar Cuadros
Escola Inicial e Primária Unión Alto Sanibeni / Semillas - Imagem 22 de 32
Corte
Escola Inicial e Primária Unión Alto Sanibeni / Semillas - Fotografia de Interiores, Viga
© Eleazar Cuadros

O projeto consiste em três cruzamentos alojados sob um grande telhado. O programa está distribuído ao redor de um espaço polivalente (praça central) e é composto por seis salas de aula para o nível primário, dois para o nível inicial, sanitários com vestiários, áreas de armazenamento, cozinha, biblioteca e laboratório. Nas salas de aula as paredes foram equipadas com estantes e áreas de exposição, e as janelas são a ligação visual com a natureza. Dois amplos corredores atravessam o edifício olhando para a paisagem e ligam-se à grande "praça" central, o núcleo de atividades escolares e comunitárias. Nos espaços comuns, todas as superfícies são educativas e de uso: alternam-se paredes de madeira e coloridas, que funcionam para sentar e expor; dois escorregadores e uma escada com uma bancada de ligação ao primeiro subsolo; o grande espaço central permite a ligação, através de seu pé direito duplo, de salas de aula, corredores, biblioteca e oficinas e pode ser utilizado como extensão das salas de aula, como sala de jantar, como sala de recreio, como espaço para educação física e como espaço de encontro comunitário. Finalmente, a biblioteca se desenvolve em dois níveis, gerando duas alturas e ligando-se a um grande laboratório através de uma ponte.

Escola Inicial e Primária Unión Alto Sanibeni / Semillas - Fotografia de Interiores, Madeira
© Eleazar Cuadros
Escola Inicial e Primária Unión Alto Sanibeni / Semillas - Imagem 30 de 32
Diagrama
Escola Inicial e Primária Unión Alto Sanibeni / Semillas - Fotografia de Interiores, Tijolo, Concreto, Viga
© Eleazar Cuadros
Escola Inicial e Primária Unión Alto Sanibeni / Semillas - Imagem 26 de 32
Implantação
Escola Inicial e Primária Unión Alto Sanibeni / Semillas - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira, Viga
© Eleazar Cuadros

O edifício se adapta ao terreno em desnível e em direção sul-leste, passa a ter dois andares nos módulos laterais, e três no módulo central. A estrutura é de concreto armado e madeira. O muro externo é feito em tijolo de cerâmica cozida, típico e produzido na região, enquanto as divisórias internas são painéis de madeira. A cobertura é feita em painéis de OSB e telha asfáltica.

Escola Inicial e Primária Unión Alto Sanibeni / Semillas - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Madeira, Viga
© Eleazar Cuadros
Escola Inicial e Primária Unión Alto Sanibeni / Semillas - Imagem 31 de 32
Elevação Sul
Escola Inicial e Primária Unión Alto Sanibeni / Semillas - Fotografia de Exterior
© Eleazar Cuadros
Escola Inicial e Primária Unión Alto Sanibeni / Semillas - Fotografia de Exterior
© Eleazar Cuadros

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Comunidad Nativa Unión Alto Sanibeni, Pangoa, Satipo, Junín, Peru

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Inicial e Primária Unión Alto Sanibeni / Semillas" [Escuela Inicial y Primaria Unión Alto Sanibeni / Semillas] 10 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938833/escola-inicial-e-primaria-union-alto-sanibeni-semillas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.