Casa Laneway Wall Garden / Donaghy & Dimond Architects

Casa Laneway Wall Garden / Donaghy & Dimond Architects - Imagem 2 de 13Casa Laneway Wall Garden / Donaghy & Dimond Architects - Imagem 3 de 13Casa Laneway Wall Garden / Donaghy & Dimond Architects - Imagem 4 de 13Casa Laneway Wall Garden / Donaghy & Dimond Architects - Imagem 5 de 13Casa Laneway Wall Garden / Donaghy & Dimond Architects - Mais Imagens+ 8

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  122
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ros Kavanagh
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Auro, Cabot Stain, GRACE, Gyproc, Kingspan Insulated Panels, Proctor Group Australia, ROCKWOOL, Thoro Consumer Products, VMZINC

Descrição enviada pela equipe de projeto. A ideia deste projeto era fornecer uma nova cozinha, sala de estar e quarto para esta casa do século XIX.

Casa Laneway Wall Garden / Donaghy & Dimond Architects - Imagem 2 de 13
© Ros Kavanagh

O projeto parte da remoção dos anexos externos anteriores, reformulando o muro de contenção dos fundos e restabelecendo formas domésticas familiares de acomodação no pátio coberto, dispostas em torno de um jardim. As paredes fornecem suporte direto para dois elementos do telhado que definem o pátio.

Casa Laneway Wall Garden / Donaghy & Dimond Architects - Imagem 3 de 13
© Ros Kavanagh

Os limites externos inferiores repousam e são conectados por uma viga de madeira dobrada como uma calha que coleta toda a água da chuva da parte traseira da casa e a desvia para uma cisterna de concreto.

Casa Laneway Wall Garden / Donaghy & Dimond Architects - Imagem 7 de 13
© Ros Kavanagh

Tijolos retirados da parede posterior são usados para pavimentar os dois pátios.

O projeto visa explorar a "paisagem emprestada" dos quintais domésticos, com sua rede de quintais, dependências, pequenos muros de jardins e espaços de passagem. 

Casa Laneway Wall Garden / Donaghy & Dimond Architects - Imagem 4 de 13
© Ros Kavanagh

A escala da parede do jardim e do telhado inclinado é usada para conectar e fazer a transição entre a casa, o jardim do pátio aberto e o caminho comum, usando uma construção sem adornos e uma paleta de materiais cuidadosamente escolhidos.

A parede delimitadora de concreto define o jardim e o quintal, além de apresentar uma nova elevação aos espaços semi-privados de faixas estreitas traseiras e laterais. Esse aspecto apresenta um material sem adornos para esse território urbano ambíguo; remetendo também a uma memória das pranchas de Douglas Fir, usadas como formas na fundação. Essa ideia é espelhada na estrutura do telhado e repetida internamente em outros aspectos, de forma que o forro, os armários de cozinha, o assento na janela e carpintaria externa, todos são em Douglas Fir. 

Casa Laneway Wall Garden / Donaghy & Dimond Architects - Imagem 9 de 13
© Ros Kavanagh

A riqueza da madeira não tratada acabará mudando para se tornar mais como o concreto e o telhado de zinco - a paleta se tornará mais uniforme com o tempo. No jardim, as paredes de concreto e a estrutura de madeira não precisarão de pintura (e, portanto, manutenção), mas ganharão vida útil, permitindo que líquens e musgos habitem sua superfície texturizada.

Internamente, as paredes externas recebem isolamento e há uma parede de alvenaria interna que define o quarto / escritório, a cozinha e o jardim. 

Casa Laneway Wall Garden / Donaghy & Dimond Architects - Imagem 12 de 13

Uma placa de concreto que recebe sistema de calefação cria uma base na qual os armários da cozinha ficam. O GGBS substitui 50% do cimento no concreto por toda parte.

A extensão da viga com planos alternados de teto une o jardim, a casa e o pátio com a nova parede.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Laneway Wall Garden / Donaghy & Dimond Architects" [Laneway Wall Garden House / Donaghy & Dimond Architects] 08 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938822/casa-laneway-wall-garden-donaghy-and-dimond-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.