Casa Guanajal / Cubo Rojo Arquitectura

Casa Guanajal / Cubo Rojo Arquitectura - Fotografia de Exterior, Tijolo, ConcretoCasa Guanajal / Cubo Rojo Arquitectura - Fotografia de Exterior, Arco, Tijolo, ConcretoCasa Guanajal / Cubo Rojo Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha, BancadaCasa Guanajal / Cubo Rojo Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada, ConcretoCasa Guanajal / Cubo Rojo Arquitectura - Mais Imagens+ 25

Estación Pedrito, México
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  245
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jorge Succar
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, Fester, Interceramic, Thermotek, Trimble Navigation
  • Arquitetos Responsáveis: Christian Villanueva, Omar López
  • Equipe De Projeto: Eduardo Tapia, Alejandro Vargas
  • Cidade: Estación Pedrito
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa Guanajal / Cubo Rojo Arquitectura - Fotografia de Exterior, Tijolo, Arco
© Jorge Succar

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto surge da necessidade de uma família em ter uma casa de descanso distante do caos da cidade, o lote se situa em uma área de bajío (terras baixas) mexicano entre os estados de Guanajuato e Jalisco.

Casa Guanajal / Cubo Rojo Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Jorge Succar
Planta - Térreo
Casa Guanajal / Cubo Rojo Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Jorge Succar

Partimos da ideia de duas tipologias tradicionais da região do campo. A cabana, como um espaço que se relaciona de forma íntima com o entorno natural e de uma escala mais ajustada, um espaço de isolamento e reflexão; e, por outro lado, a fazenda, como um espaço que vai criando suas próprias atmosferas graças aos pátios e jardins, que também servem para estender as atividades do interior para o exterior da casa.

Casa Guanajal / Cubo Rojo Arquitectura - Fotografia de Interiores, Escada, Tijolo, Concreto
© Jorge Succar
Corte L-2
Casa Guanajal / Cubo Rojo Arquitectura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira, Cama
© Jorge Succar

O terreno é muito maior em comprimento do que largura, por isso o programa arquitetônico foi se espairecendo pelo terreno, para gerar percursos constantemente dentro e fora da casa. Aproveitamos a disposição alongada do terreno para justapor no sentido mais restrito os espaços cobertos e criar entre eles espaços abertos complementares, como em uma fazenda se conectam e distribuem os ambientes por meio de pátios e jardins.

Casa Guanajal / Cubo Rojo Arquitectura - Fotografia de Exterior, Tijolo, Concreto
© Jorge Succar

Em termos volumétricos, geram-se três corpos que são delimitados com um elementos muito tradicional da região, a abóboda de barro. Cada uma delas funciona como uma cabana que, dependendo de sua localização e uso, vai se transformando. A primeira funciona como uma cabana para os visitantes, um quarto de hóspedes e a sala com sua lareira que convida ao descanso no pé-direito duplo de acesso; a segunda abriga principalmente os dormitórios da família, que, com mais altura, permitem aproveitar as vistas para a paisagem; e a terceira abóboda contempla uma escala mais próxima ao jardim, para gerar simplesmente uma cobertura que, assim como a copa de uma árvore, gera sombra para permitir atividades mais externas como a fogueira ou a piscina.

Casa Guanajal / Cubo Rojo Arquitectura - Fotografia de Exterior, Arco, Tijolo, Concreto
© Jorge Succar
Corte T-1
Casa Guanajal / Cubo Rojo Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Jorge Succar

Finalmente, o resultado da disposição dos volumes ao longo do terreno resulta, para além da fachada, em uma paisagem que entre sólidos e vazios se adapta a um entorno rural, onde as abóbodas e os materiais dialogam com o campo aberto.

Casa Guanajal / Cubo Rojo Arquitectura - Fotografia de Exterior, Arco
© Jorge Succar

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Guanajal / Cubo Rojo Arquitectura" [Casa Guanajal / Cubo Rojo Arquitectura] 05 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938757/casa-guanajal-cubo-rojo-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.