Residência entre bosques / Diez + Muller Arquitectos

Residência entre bosques / Diez + Muller Arquitectos - Fotografia de Exterior, ConcretoResidência entre bosques / Diez + Muller Arquitectos - Fotografia de Exterior, FachadaResidência entre bosques / Diez + Muller Arquitectos - Fotografia de Exterior, FachadaResidência entre bosques / Diez + Muller Arquitectos - Fotografia de Interiores, ConcretoResidência entre bosques / Diez + Muller Arquitectos - Mais Imagens+ 15

Cumbayá, Equador
  • Arquitetos Responsáveis: Gonzalo Diez, Felipe Muller
  • Colaboradores: Paola Picciallo, Hugo Navarrete, Alvaro Borrero
  • Cidade: Cumbayá
  • País: Equador
Mais informaçõesMenos informações
Residência entre bosques / Diez + Muller Arquitectos - Fotografia de Exterior
© BICUBIK

Descrição enviada pela equipe de projeto. Por ser um programa pequeno como é uma casa de 150 m2, a liberdade de pensar um projeto mais abstrato e conceitual foi facilitada conferindo espaço para se pensar mais na ideia do que na função do projeto. A casa em si é composta por dois dormitórios, uma área social com varanda e dois lugares de estacionamento cobertos.

Residência entre bosques / Diez + Muller Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© BICUBIK
Contexto
Residência entre bosques / Diez + Muller Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© BICUBIK

É um programa simples e é um exercício de análise, entendimento e desenvolvimento de três ideias arquitetônicas que tentam interagir integralmente com o ambiente para intervir: espaço, materialidade e lugar.

Residência entre bosques / Diez + Muller Arquitectos - Fotografia de Interiores, Fachada, Jardim
© BICUBIK

Lugar

A ideia da casa é a de um corpo que se estende por suas extremidades e cada um se depara com uma parte muito diferente do solo, sua topografia, orientação, vistas, luz do sol, etc. Isso torna a terra, neste caso, a que vai em direção à casa e não a casa em direção à terra, dando-nos várias oportunidades espaciais atípicas que aumentam o interesse do projeto em seu ambiente.

Residência entre bosques / Diez + Muller Arquitectos - Fotografia de Exterior, Concreto
© BICUBIK

Materialidade

Com base na ideia declarada acima, decidimos que a força conceitual não deveria ser comprometida por suas tectônicas. Assim, a proposta de materialidade é reduzida a quatro elementos principais: A estrutura é um invólucro de concreto que se desdobra seguindo o formato da casa complementado por perfis metálicos de suporte que ajudam a definir espaços importantes. Esses dois sustentam o volume superior que está contido em uma faixa metálica que limita todo o perímetro. O mesmo vale para a laje, criando um efeito sanduíche visto de fora.

Residência entre bosques / Diez + Muller Arquitectos - Fotografia de Exterior, Concreto
© BICUBIK

Espaço

A residência é um corpo que estende os braços como uma estrela e, pela interação da terra com a casa, são criados espaços contidos, semi-abertos ou abertos, dependendo de onde a casa está localizada. A área social é um espaço em forma de "V", contido pelos dois dormitórios, cada um em uma extremidade, e orientados para a vista leste em direção à parte inferior do terreno e ao riacho. Esses dois lados do "V" estão conectados à varanda, que é um espaço residual triangular que se abre para visualizar e enquadrar a paisagem. Esses espaços são conectados à outra extremidade, que é a garagem coberta onde está a entrada principal, escavada ao longo da ladeira até que esteja completamente embutida nela.

Residência entre bosques / Diez + Muller Arquitectos - Fotografia de Exterior, Concreto
© BICUBIK

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência entre bosques / Diez + Muller Arquitectos" [Casa entre bosque / Diez + Muller Arquitectos] 08 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938734/residencia-entre-bosques-diez-plus-muller-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.