Casa MU50 / Teke Architects Office

Casa MU50  / Teke Architects Office - Fotografia de Exterior, MadeiraCasa MU50  / Teke Architects Office - Fotografia de Interiores, MadeiraCasa MU50  / Teke Architects Office - Fotografia de Exterior, MadeiraCasa MU50  / Teke Architects Office - Fotografia de Exterior, MadeiraCasa MU50  / Teke Architects Office - Mais Imagens+ 25

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  50
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Kale, McNeel, NasWood, SISECAM
  • Arquitetos Responsáveis: Onur Teke, Tanju Coskun, Attilio Delucchi Baroni, Fausto Capellini, Beril Pinici
  • País: Turquia
Mais informaçõesMenos informações
Casa MU50  / Teke Architects Office - Fotografia de Exterior, Madeira
© Altkat Architectural Photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Unidade Modular (MU50) é uma estrutura de pequeno porte, modulável, independente, projetada para ser reciclável e adaptável a uma ampla variedade de locais. Através de sua simplicidade, flexibilidade e seleção de materiais, a estrutura visa trazer beleza ao dia a dia dos usuários; permitir que eles a incorporem em sua paisagem cotidiana e se conectem com a natureza circundante, reduzindo ao máximo a pegada de carbono. Um único módulo consiste em duas estruturas de madeira de lariço, não tratadas, e um invólucro ao redor delas.

Casa MU50  / Teke Architects Office - Fotografia de Exterior, Madeira
© Altkat Architectural Photography
Planta
Casa MU50  / Teke Architects Office - Fotografia de Exterior, Madeira
© Altkat Architectural Photography

As molduras da estrutura e o invólucro definem a caixa do projeto, enquanto o núcleo interno consiste em um módulo de serviço construído separadamente, com comodidades e espaço de estocagem. A cápsula inclui o banheiro e a cozinha, bem como o espaço de armazenamento necessário. O envidraçamento de toda a fachada permite a transparência visual e cria uma sensação de abertura e continuidade entre o interior e a paisagem circundante. Os decks externos, protegidos em diferentes momentos do dia por brises de madeira operados manualmente, oferecem uma variedade de experiências microclimáticas ao ar livre, geradas pelas condições do sol e do vento que mudam conforme a pessoa se move pela unidade.

Casa MU50  / Teke Architects Office - Fotografia de Interiores, Madeira
© Altkat Architectural Photography

Os caixilhos estruturais de madeira de lariço e os painéis do invólucro foram pré-fabricados e montados facilmente no local, reduzindo o tempo de instalação. Detalhes da íngreme cobertura foram desenvolvidos para três possíveis materiais de construção - madeira, alumínio e cobre; sendo que o último foi utilizado para cobrir a unidade MU50. Esta é uma superfície de controle climático passivo de várias camadas. Enquanto o isolamento térmico e o painel impermeabilizado, acima da estrutura do telhado de madeira laminada, desempenham a função de um sistema convencional; a superfície de cobre montada acima da superfície real do telhado fornece controle passivo eficiente e redução do ganho de calor, criando movimento e som contínuo do ar acima da unidade. Este telhado também abriga painéis fotovoltaicos e solares, tornando-os um componente integrado da linguagem do projeto. A unidade incorpora diversas tecnologias que reduzem seu impacto ambiental.

Casa MU50  / Teke Architects Office - Fotografia de Interiores, Madeira
© Altkat Architectural Photography
Corte Transversal 1
Casa MU50  / Teke Architects Office - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga
© Altkat Architectural Photography

Um plano simples e aberto permite iluminação natural e facilita a ventilação cruzada. As superfícies transparentes projetadas para receber a maior quantidade de luz solar nos espaços interiores minimizam a necessidade de iluminação artificial. O telhado íngreme de duas águas abriga os painéis fotovoltaicos para produzir eletricidade e painéis solares para aquecer a água. A bomba de calor de fonte subterrânea e o piso aquecido constituem um sistema eficiente que utiliza o mínimo de energia. O piso da unidade é elevado acima do solo, o que permite a circulação de ar abaixo de sua superfície. A orientação do edifício, a pele de vidro duplo, feita sob medida, e os brises de pinho, operados manualmente, protegem o interior da luz solar direta. O sistema modular usado para construir o MU50 foi projetado para possibilitar uma ampla variedade de usos do edifício, reduzir o impacto ambiental e maximizar a flexibilidade de implantação.

Casa MU50  / Teke Architects Office - Fotografia de Interiores, Vidro
© Altkat Architectural Photography
Casa MU50  / Teke Architects Office - Fotografia de Interiores, Armário, Madeira, Vidro
© Altkat Architectural Photography

Os elementos deste sistema modular podem variar em número e materiais, de acordo com as diferentes funções da construção. À medida que mais quadros estruturais são adicionados, o edifício se torna maior; podendo permanecer uma unidade singular, simples e retangular ou sendo subdividido por um, ou mais módulos de serviço. Assim, um simples ato de repetir e combinar um pequeno número de elementos de construção, relativamente simples, pode produzir uma grande variedade de espaços adequados para diferentes usos - de uma pequena sala de meditação a uma habitação.

Casa MU50  / Teke Architects Office - Fotografia de Exterior, Madeira
© Altkat Architectural Photography

Como princípio básico, independentemente do uso do edifício ou da escolha do local, os elementos modulares do sistema são projetados para serem construídos com materiais reutilizáveis e recicláveis que estão facilmente disponíveis e podem ser montados por construtores locais em qualquer local. Essa definição fundamental do projeto garante um impacto ambiental reduzido para qualquer escala ou uso específico do edifício. Configurações espaciais simples que resultam da repetição dos elementos básicos facilitam a iluminação e a ventilação natural. Sistemas de coleta de água e produção de energia podem ser adicionados às unidades básicas para torná-las completamente independentes.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa MU50 / Teke Architects Office" [MU50 House / Teke Architects Office] 01 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938551/casa-mu50-teke-architects-office> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.