Casa 4.5 / Vertentes Arquitetura

Casa 4.5   / Vertentes Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, JanelaCasa 4.5   / Vertentes Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, JanelaCasa 4.5   / Vertentes Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, AidoCasa 4.5   / Vertentes Arquitetura - Fotografia de Interiores, Escada, FachadaCasa 4.5   / Vertentes Arquitetura - Mais Imagens+ 34

Piracicaba, Brasil
  • Arquiteto Responsável: Adriano Couto Souza
  • Colaboradores : Denis Comandule, Murilo Tedesco
  • Projeto Estrutural : Gepec Engenharia
  • Construção : Fernando Nishida Engenharia
  • Sustentabilidade : Ecocasa
  • Automação : Danf Service
  • Paisagismo : Vera Meister Martins
  • Móveis Externos : Design Em Junco
  • Cidade: Piracicaba
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa 4.5   / Vertentes Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Leo Giantomasi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O programa de ambientes dessa casa foi distribuído em uma malha estrutural de concreto armado de 4,50 por 4,50 metros, que se aplica no térreo e no andar superior. Daí a inspiração para o nome da casa.  A malha estrutural se torna evidente, por exemplo, no conjunto de pilares e vigas que conformam o vão em pé direito duplo do terraço externo. Essa modulação propiciou maior racionalidade de obra, além de garantir harmonia estética, vindo do jogo de soma e subtração de volumes dentro dos módulos regulares. 

Casa 4.5   / Vertentes Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Aido
© Leo Giantomasi
Planta - Térreo
Casa 4.5   / Vertentes Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Leo Giantomasi

A implantação da casa foi disposta em formato "L", que garantiu um bom aproveitamento da construção nesse lote, permitindo o interior da casa ser abastecido de farta iluminação e ventilação natural na maior parte dos dias do ano. Se por um lado a implantação trouxe bons índices de insolação e ventilação, por outro, permitiu a incidência constante de sol durante grande parte do dia. Para filtrar os raios solares, resgatamos elementos do repertório do modernismo brasileiro, tal como a parede de cobogós no pé-direito duplo do terraço ou o pergolado de vigas pré-moldadas de concreto no acesso externo da residência.

Casa 4.5   / Vertentes Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela
© Leo Giantomasi

Com relação à distribuição dos ambientes em planta, o térreo foi propositalmente desenhado para atingir plena integração entre as áreas de estar, lazer e gourmet. Essa integração foi reforçada pelo uso abundante do vidro, que conecta visualmente o interior da casa com os espaços exteriores, além de evidenciar a modulação estrutural em malha adotada. Para gerar contraste e enriquecer o visual da casa, pensamos em elementos de contraposição que rompessem a ortogonalidade dominante do edifício.  O primeiro desses elementos se dá no balanço do volume superior sobre o terraço de lazer. No ponto onde supostamente deveria incidir um pilar de apoio, a estrutura foi recuada, gerando um vão livre sobre a área gourmet.  Assim a modulação adotada é quebrada, criando um espaço inteiramente aberto no térreo.

Casa 4.5   / Vertentes Arquitetura - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada
© Leo Giantomasi

Outro item de contraponto é a piscina, cujo formato angular, formado por um conjunto de triângulos, rompe com as linhas retas predominantes da construção. O resultado traz uma sensação de fluidez, garantindo melhor aproveitamento do espaço no jardim dentro de um contexto reduzido de área. Com relação ao acabamento das paredes, o tom escuro externo foi escolhido para endossar a volumetria característica da casa, reforçando a identidade da fachada. A cor selecionada cria contrastes com os acabamentos complementares, como o bege da textura de pedra e o tom de cerâmica dos elementos vazados.  Outro contraste se deu entre o conjunto mais fechado de paredes do pavimento superior com a estética leve e predominante transparente do bloco de lazer do térreo. 

Casa 4.5   / Vertentes Arquitetura - Fotografia de Interiores, Banheiro, Janela, Pia, Bancada
© Leo Giantomasi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa 4.5 / Vertentes Arquitetura" 04 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938525/casa-vertentes-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.