Jardim DECA / Hanazaki Paisagismo

Jardim DECA / Hanazaki Paisagismo

Jardim DECA / Hanazaki Paisagismo - Jardim, FlorestaJardim DECA / Hanazaki Paisagismo - JanelaJardim DECA / Hanazaki Paisagismo - Imagem 4 de 35Jardim DECA / Hanazaki Paisagismo - Fachada, Janela, Jardim, AidoJardim DECA / Hanazaki Paisagismo - Mais Imagens+ 30

  • Arquitetos Paisagistas: Hanazaki Paisagismo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Yuri Seródio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  American Hydrotech, Deca, Eliane Revestimentos, Spirandelli Engenharia, Verdeal
Jardim DECA / Hanazaki Paisagismo - Jardim, Aido
© Yuri Seródio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em São Paulo, uma megalópole deslumbrante e multicultural, mas carente de espaços verdes, esse jardim serviu como entrada para a Casa Cor SP, em um antigo prédio ambulatorial (Jockey Club SP) transformado em local de eventos.

Jardim DECA / Hanazaki Paisagismo - Janela
© Yuri Seródio
Jardim DECA / Hanazaki Paisagismo - Imagem 31 de 35
Planta
Jardim DECA / Hanazaki Paisagismo - Fachada
© Yuri Seródio

O Jardim Deca por Alex Hanazaki possui uma área de 1.000,00 m², projetado através de uma pesquisa minunciosa, que transita por diversos estilos da arquitetura paisagística mundial e da cultura mediterrânea. O ambiente é mesclado por um suntuoso percuso interligado por três cenários distintos, sendo um corredor de entrada com uma intervenção ornamental com gabião de pedra rachão com tonalidade avermelhada, um espelho d´água revestido de seixos com nuances verde-esmeralda, e ao fundo um muro temático em alusão à uma fonte natural, com 22 lavatórios suspensos brancos, e bicas do misturador no acabamento Red Gold, colocados aleatoriamente, imprimindo uma atmosfera dinâmica.

Jardim DECA / Hanazaki Paisagismo - Jardim, Aido, Pátio
© Yuri Seródio

No segundo momento, Hanazaki aplicou em uma grande pérgola de madeira 33 chuveiros Quadrado de teto também em Red Gold, criando uma cortina ilusória, que permite uma visualização parcial do jardim, trazendo sonoridade ao ambiente através de uma cascata de água.

Jardim DECA / Hanazaki Paisagismo - Tijolo, Janela, Jardim
© Yuri Seródio
Jardim DECA / Hanazaki Paisagismo - Imagem 35 de 35
Perspectiva 04
Jardim DECA / Hanazaki Paisagismo - Fachada, Jardim
© Yuri Seródio

Após esse percurso, inicia-se um jardim cênico interativo, com plano de fundo elaborado por totens esculturais de cobogós, composto por 539 bacias convencionais Carrara Branco, formando uma grande instalação com diferentes ângulos de um mesmo objeto. O profissional pontua o paisagismo arquitetônico com 20 oliveiras ̶ árvore símbolo da paz, prosperidade e longevidade ̶ , que possui uma tonalidade similar do revestimento do espelho d’água. As demais vegetações tem um papel bastante importante na finalização do espaço, 3 mil mudas de aspargo rabo de raposa forram uma grande área empregando leveza e textura ao jardim, a palmeira chamaerops e o fícus lirata utilizados em forma de arbustos contracenam com o camarão amarelo e Guaimbê, toda esta composição eclética de vegetações se une ao bambu áurea limitando o espaço.

Jardim DECA / Hanazaki Paisagismo - Fachada, Jardim, Aido
© Yuri Seródio

Destaque para a parede pixelada formada pelos revestimentos da linha outdoor de porcelanato, assinada por Alex Hanazaki para a Eliane Revestimentos. O Jardim Deca conta com a utilização simultânea nas paredes e nos pisos de todas as oito cores dessa coleção.

Jardim DECA / Hanazaki Paisagismo - Orla, Jardim
© Yuri Seródio

Contribuindo para o projeto de gestão de sustentabilidade, Alex Hanazaki utiliza no Jardim Deca, sistema de reuso de água, iluminação de LED, madeira de reflorestamento, além de bacias de descartes da marca. Destaque para o porcelanato que reveste todo o piso e parede que possui tratamento de nanotecnologia de ser auto limpante, produzindo ureia e transformando gás carbônico em oxigênio, sistema esse denominado como Cleantec.

Jardim DECA / Hanazaki Paisagismo - Jardim, Aido
© Yuri Seródio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Casa Cor São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Jardim DECA / Hanazaki Paisagismo" 02 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938517/jardim-deca-hanazaki-paisagismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.