Apartamento VA / ZALC Arquitetura

Apartamento VA / ZALC Arquitetura

Apartamento VA / ZALC Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, PortaApartamento VA / ZALC Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, CadeiraApartamento VA / ZALC Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Madeira, VigaApartamento VA / ZALC Arquitetura - Fotografia de InterioresApartamento VA / ZALC Arquitetura - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: ZALC Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  50
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nathalie Artaxo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe, Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, Breton, By Kamy, Codex Home, Colormix Revestimentos, Deca, Docol, Dpot Brasil, Dpot Objeto, Elegancy Design, Elite Superfície, Estudio Iludi, Estúdio Bola, Gauss Revestimentos, Lanzili Móveis, Loja Itens, Lumini, Moldura Minuto, +7
Apartamento VA / ZALC Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Cadeira
© Nathalie Artaxo

Aproveitamento é a palavra chave para descrever este pequeno apartamento de 50m² feito sob medida para uma jovem que recebe muitas visitas. Nota-se principalmente através da integração da cozinha e do terraço com a área social, onde foi possível trazer diferentes usos para o espaço; no terraço, que recebe a mesa de jantar, o escritório, e a área de serviços que fica camuflada na marcenaria, foi adotado este partido.

Apartamento VA / ZALC Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Sofá, Iluminação, Bancada, Cadeira
© Nathalie Artaxo
Planta
Apartamento VA / ZALC Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pia, Iluminação, Bancada
© Nathalie Artaxo

O branco predomina no piso e nas paredes como uma tela em branco para os materiais, cores e texturas definidos, que contrastam e se destacam: logo na entrada, um painel ripado na cor rosa queimado atravessa o apartamento, setorizando a área social e a área intima. Foi escolhida a madeira Carvalho Americano para os detalhes na marcenaria desenvolvida pelo escritório, que traz o aconchego em meio aos móveis brancos que mantém o apartamento claro e funcional. Nas bancadas da cozinha, área de serviços e banhos foi utilizado o Corian, também na cor branco: material este, muito utilizado em hospitais pela sua praticidade e fácil manutenção/limpeza, hoje também muito utilizado no residencial.

Apartamento VA / ZALC Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sofá, Mesa, Cadeira, Iluminação
© Nathalie Artaxo

Na sala de estar, móveis somente de designers brasileiros foram selecionados cuidadosamente, mesclando o estilo contemporâneo, o industrial, o rústico e o antigo de forma atemporal. A prateleira elevada abraça todo o ambiente social trazendo a sensação de continuidade e integração. Esta é uma grande característica e estratégia do arquiteto, que sempre propõe em seus projetos os móveis com múltiplas funções e que integram os ambientes. Podemos também visualizar tal conceito no terraço, onde o mesmo banco que serve como assento para a mesa de jantar, se estende continuamente até se tornar a mesa do home office.

Apartamento VA / ZALC Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Madeira, Viga
© Nathalie Artaxo

Para cumprir o programa de necessidades da cliente, foi necessário criar um novo banheiro transformando o quarto em suíte. Para isso o banheiro existente foi diminuído, e dele surgiu um novo e compacto banho (porém funcional) voltado para a nova suíte. Este, funciona como um “cubo” executado não somente pela sua estética, mas também para a passagem das novas tubulações de hidráulica sem que fosse necessário intervir no pavimento inferior. O box fica integrado ao quarto, garantindo a entrada de luz natural no banho que não possui janela. Já a bancada fica voltada para o closet, permitindo que duas pessoas utilizem o banheiro ao mesmo tempo.

Apartamento VA / ZALC Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© Nathalie Artaxo

Ainda foi necessário encontrar espaço para a penteadeira, também solicitada pela cliente, que foi incorporada em seu criado-mudo ao lado da cama. Em apartamentos com metragem reduzida como este, cada centímetro é precioso e deve ser planejado com soluções inteligentes para otimizar o espaço.

Apartamento VA / ZALC Arquitetura - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, Bancada, Madeira
© Nathalie Artaxo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Barra Funda, São Paulo - State of São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento VA / ZALC Arquitetura" 29 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938447/apartamento-va-zalc-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.