Casa de Pedra / Dake Architectural Design

Casa de Pedra / Dake Architectural Design

Vista aérea. Imagem é cortesia de Dake Architectural DesignEntrada. Imagem é cortesia de Dake Architectural DesignCortesia de Dake Architectural DesignExterior. Imagem é cortesia de Dake Architectural Design+ 27

Rizhao, China
  • Arquiteto Responsável:Pan Yang
  • Equipe De Projeto:Pan Yang, Haojun Gao, Dong Wang, Xueyi Wang
  • Cidade:Rizhao
  • País:China
Mais informaçõesMenos informações
Vista aérea. Imagem é cortesia de Dake Architectural Design
Vista aérea. Imagem é cortesia de Dake Architectural Design

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado na antiga vila de Rizhao, província de Shandong, que tem um profundo senso de vicissitudes históricas. Na região há mais de 100 casas centenárias bem preservadas, construídas principalmente de pedras retiradas do curso d'água existente nas proximidades. É possível sentir o esplendor daquela época a partir dos padrões rochosos das paredes. Ao chegar neste lugar, os arquitetos ficaram surpresos com sua natureza selvagem e tranquila. O local é rodeado por uma colina no lado leste e o curso d'água no lado oeste e conta com três grandes árvores dentro de seus limites. A partir desse cenário, deseja-se construir uma nova casa para atender às funções de descanso e hospitalidade, aproveitando da ambiência selvagem para levar ao projeto esse sentimento.

Entrada. Imagem é cortesia de Dake Architectural Design
Entrada. Imagem é cortesia de Dake Architectural Design

O projeto decorre da resposta à demanda e ao terreno, usando a pedra exclusiva dali para trazer os materiais locais de volta a uma posição mais importante, tentando criar um edifício contemporâneo "adulto", e ao mesmo tempo propor um lugar agradável e complacente. O processo de projeto parte da lógica das casas residenciais tradicionais do norte da China. O espaço do pátio cercado por três árvores se estende para as construções, que estão dispostas em todos os quatro lados do pátio. O padrão espacial foi dividido de acordo com as linhas de fluxo e as funções práticas para atender aos requisitos funcionais de alimentação, estar e acomodação.

"Há um pátio na casa, uma casa no pátio, um pátio na casa e um céu no pátio.". A estadia deve ser uma exploração do "lugar espiritual", para além do lugar físico.

Vista de topo. Imagem é cortesia de Dake Architectural Design
Vista de topo. Imagem é cortesia de Dake Architectural Design

Cortesia de Dake Architectural Design
Cortesia de Dake Architectural Design

Todo o edifício está situado na base da colina, e o volume do edifício cercado por quatro lados inclui um restaurante, uma sala de chá, um quarto de hóspedes e uma sala de recepção.As janelas de cada cômodo se abrem em frente ao pátio central. Esse arranjo garante que a linha de fluxo fique para dentro e a linha de visão fique para fora. Com base em considerações de privacidade, também usou-se um muro baixo de estacas de pedra fora da janela para definir o espaço exterior e os limites do edifício. Entre o muro baixo e a janela de grande área voltada para o exterior, é formado um micro pátio independente do edifício geral, o que garante que a iluminação e a visão do espaço interno também satisfaçam a conversão daquilo que é privativo e coletivo.

Cortesia de Dake Architectural Design
Cortesia de Dake Architectural Design
workshop. Imagem é cortesia de Dake Architectural Design
workshop. Imagem é cortesia de Dake Architectural Design

A fim de se adequar bem à atmosfera das antigas aldeias da região, artesãos locais, cujo artesanato requintado é a chave para a realização deste projeto, foram convidados para atuar. Toda a parede do edifício foi feita de pedra, e a textura manchada da pedra confere ao edifício uma atmosfera natural, tornando-o melhor integrado ao ambiente da paisagem.

Exterior. Imagem é cortesia de Dake Architectural Design
Exterior. Imagem é cortesia de Dake Architectural Design

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Pedra / Dake Architectural Design" [Stone House / Dake Architectural Design] 06 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938408/casa-de-pedra-dake-architectural-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.