Fiocruz / CEPLAN + CoGa Arquitetura

Fiocruz / CEPLAN + CoGa Arquitetura

Fiocruz  / CEPLAN + CoGa Arquitetura - JanelaFiocruz  / CEPLAN + CoGa Arquitetura - Fachada, JanelaFiocruz  / CEPLAN + CoGa Arquitetura - Fachada, JanelaFiocruz  / CEPLAN + CoGa Arquitetura - CorrimãoFiocruz  / CEPLAN + CoGa Arquitetura - Mais Imagens+ 38

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  8260
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2007
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joana França
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alcan, Alcoa, Atlas Concorde, Beaulie, Brasmix, Coral, Deca, Denver, Docol, Eliane, Esfera, Fabrimar, GE Lighting, Granipisos, Hitashi, Isover, Knauf, La Fonte, Lumicenter, Montele, +7
  • Arquitetos Responsáveis: Fabiana Couto Garcia, Alberto Alves de Faria, Fátima Lauria Pires, Beatriz Naomi Onishi, Márcio Magalhães das Neves
  • Clientes: UnB
  • Cidade: UnB
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Fiocruz  / CEPLAN + CoGa Arquitetura - Fachada, Janela
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto foi vencedor na categoria institucional obras construídas da XIII Premiação de Arquitetura IAB MG. Este projeto foi finalista na categoria educacional do 4o prêmio O Melhor da Arquitetura da Revista Arquitetura e Construção. O projeto foi desenvolvido em parceria de arquitetos do Centro de Planejamento Oscar Niemeyer – Ceplan da Universidade de Brasília – UnB e com o Departamento de Projetos e Obras – DIRAC da Fiocruz no Rio de Janeiro. A disposição do conjunto considera os caminhos e calçadas de pedestres. O partido arquitetônico foi desenvolvido em blocos separados, mas conectados, que abrigam as diferentes funções do programa de necessidades. Duas tipologias de passarelas conectam os blocos, integrando espacialmente as atividades. Um fator determinante para o partido foi a proposição de uma generosa “praça central” para ser a área de convívio.

Fiocruz  / CEPLAN + CoGa Arquitetura - Imagem 8 de 43
© Joana França
Planta
Fiocruz  / CEPLAN + CoGa Arquitetura - Fachada, Janela
© Joana França

A localização das árvores determinou a implantação dos blocos buscando preservar o maior número de espécies. Dentre elas um pequizeiro, na ligação dos blocos administrativo e educacional. Tal escolha permite uma grande integração espacial e visual, um melhor aproveitamento da situação topográfica existente, além de garantir adequadas condições ambientais e de conforto. O bloco do auditório tem capacidade para aproximadamente 110 pessoas. Desde a concepção o painel frontal foi destinado ao artista Athos Bulcão. O painel de azulejos foi idealizado antes do seu falecimento em 2008 sendo uma de suas últimas criações. A peça tem o desenho da coluna do Palácio da Alvorada em homenagem aos 100 anos de Niemeyer.

Fiocruz  / CEPLAN + CoGa Arquitetura - Fachada
© Joana França

Memorial: A disposição do conjunto considera os caminhos e calçadas de pedestres. O partido arquitetônico foi desenvolvido em blocos separados, mas conectados, que abrigam as diferentes funções do programa de necessidades. Duas tipologias de passarelas conectam os blocos, integrando espacialmente as atividades. Um fator determinante para o partido foi a proposição de uma generosa “praça central” para ser a área de convívio. A localização das árvores determinou a implantação dos blocos buscando preservar o maior número de espécies. Dentre elas um pequizeiro, na ligação dos blocos administrativo e educacional. Tal escolha permite uma grande integração espacial e visual, um melhor aproveitamento da situação topográfica existente, além de garantir adequadas condições ambientais e de conforto. O setor acadêmico e o administrativo seguem o módulo de 7,5 x 10m, gerando ambientes com grande flexibilidade interna.

Fiocruz  / CEPLAN + CoGa Arquitetura - Janela
© Joana França

A implantação de ambos os edifícios possibilitou que suas fachadas voltadas para a praça sejam transparentes, proporcionando um melhor conforto térmico e garantindo visuais para o Lago Paranoá. A fachada com maior incidência solar do bloco administrativo é protegida por elementos horizontais. O bloco acadêmico possui dois pavimentos – térreo e superior para salas de aula. O subsolo, também com ventilação natural proporcionada pelos estudos de níveis, abriga a garagem que será de uso exclusivo dos veículos de serviço e funcionários.

Fiocruz  / CEPLAN + CoGa Arquitetura - Corrimão
© Joana França

Existem estacionamentos externos próximos ao edifício. O bloco administrativo possui quatro pavimentos. Dentre as atividades aqui localizadas estão: salas de reuniões, secretarias, chefias e diretoria. O bloco do auditório tem capacidade para aproximadamente 110 pessoas. Desde a concepção o painel frontal foi destinado ao artista Athos Bulcão. O painel de azulejos foi idealizado antes do seu falecimento em 2008 sendo uma de suas últimas criações. A peça tem o desenho da coluna do Palácio da Alvorada em homenagem aos 100 anos de Niemeyer. O bloco com cobertura triangular abriga a cafeteria, a editora e a sala de exposições. Sua concepção formal foi desenvolvida com o intuito de ser uma vitrine, convidando os pedestres que cruzam a área.

Fiocruz  / CEPLAN + CoGa Arquitetura - Imagem 33 de 43
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:s/n - UnB - Brasília, DF, 70297-400, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Fiocruz / CEPLAN + CoGa Arquitetura" 28 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938370/fiocruz-ceplan-plus-coga-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.