Casa Bangkae / Archimontage Design Fields Sophisticated

Casa Bangkae / Archimontage Design Fields Sophisticated - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira, EscadaCasa Bangkae / Archimontage Design Fields Sophisticated - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, MadeiraCasa Bangkae / Archimontage Design Fields Sophisticated - Fotografia de Exterior, VidroCasa Bangkae / Archimontage Design Fields Sophisticated - Fotografia de Exterior, Fachada, ConcretoCasa Bangkae / Archimontage Design Fields Sophisticated - Mais Imagens+ 37

Bangkok, Tailândia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  430
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bluescope Zacs, COTTO, Guardion, Lighting House, MT aluminium, TOA
  • Arquiteto Responsável: Cherngchai Riawruangsangkul, Suphot Klinaphai, Thanakit Wiriyasathit, Wuthikai Arponkul
  • Design De Interiores: Archimontage Design Fields Sophisticated
  • Cliente: Phonkrit Losatiankij
  • Engenharia Estrutural: Chaianuchit Srihard
  • Construtora: PPC Phappaphop Company Limited
  • Cidade: Bangkok
  • País: Tailândia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Bangkae / Archimontage Design Fields Sophisticated - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Chalermwat Wongchompoo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada nos arredores de Bangkok, a Casa Bangkae é um projeto de pouco mais de quatrocentos metros quadrados construída em um condomínio residencial fechado que, usualmente oferece apenas projetos padronizados, sem muitas opções para um mercado imobiliário em plena expansão. Em muito pouco tempo, estes mesmos empreendimentos de certa forma, passaram a ser vistos como um negócio obsoleto e ultrapassado. Em contraste, a Casa Bangkae foi concebida como um amplo espaço integrado pensado para acolher uma grande família, algo muito comum nestas latitudes. Desta forma, a estrutura da casa não conta como muitas subdivisões espaciais e cômodos, mas uma rede de espaços de convívio integrados e quatro quartos.

Casa Bangkae / Archimontage Design Fields Sophisticated - Fotografia de Interiores, Vidro
© Chalermwat Wongchompoo
Fachada norte
Casa Bangkae / Archimontage Design Fields Sophisticated - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira, Prateleira
© Chalermwat Wongchompoo
Casa Bangkae / Archimontage Design Fields Sophisticated - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira, Escada
© Chalermwat Wongchompoo

O pavimento superior conta com três quartos e uma sala de oração que, à maneira budista, ocupa o espaço central da casa, dividindo o programa em duas alas. No térreo há apenas um quarto, convenientemente instalado devido a idade avançada da matriarca da família. Além da habitação, o pavimento térreo é definido por um amplo espaço de convívio para toda a família: uma sala de jantar com bufê, a qual se conecta diretamente com o pavimento superior através da escada, a sala de estar, que de forma isolada serve também para receber os hóspedes da família, mantendo a privacidade dos espaços de convívio da família ao fundo.

Casa Bangkae / Archimontage Design Fields Sophisticated - Fotografia de Interiores
© Chalermwat Wongchompoo

Além de afastada da área de uso comum, a sala de estar conta com pé direito duplo, criando um espaço aberto vertical que a integra aos demais espaços da casa, principalmente com o estúdio no pavimento superior, criando uma continuidade entre os espaços privados e de uso comum assim como entre os quartos e a sala de estar no térreo. Desta forma, a sala de pé direito duplo funciona como um espaço “in between”, que tanto separa quanto integra a sala de estar com os demais espaços da casa. Do lado de fora, há ainda uma garagem, um elemento fundamental do programa da casa, que dizem ser mais importante que a própria cozinha na cultura local, principalmente pelo uso rotineiro da churrasqueira móvel – a qual aqui encontra-se protegida, evitando incomodar os vizinhos com fumaça.

Casa Bangkae / Archimontage Design Fields Sophisticated - Fotografia de Exterior, Vidro
© Chalermwat Wongchompoo
Corte AA
Casa Bangkae / Archimontage Design Fields Sophisticated - Fotografia de Interiores, Fachada, Balcão
© Chalermwat Wongchompoo

A cozinha tailandesa, assim como a área de serviço e quarto dos serviçais – com três camas de solteiro – encontram-se implantados na parte posterior do terreno para mais conveniência dos proprietários (evidenciando a mentalidade colonialista típica da classe média tailandesa). Obviamente, a área de serviço é o espaço menos apreciado da casa. Por outro lado, no coração da casa os arquitetos optaram pela criação de um pátio para uma melhor ventilação e iluminação natural dos espaços da casa, favorecendo a visibilidade entre os diferentes cômodos – cirando uma interação direta entre os quartos e as salas, assim como entre todos os membros da família. Neste sentido, a Casa Bangkae não foi concebida como uma série de espaços isolados, mas uma rede integrada que pretende promover a comunicação entre os moradores. Além do jardim de inverno, este atravessamento vertical, também encontra ressonância em outros momentos da casa, criando conexões inesperadas e funcionais.

Casa Bangkae / Archimontage Design Fields Sophisticated - Fotografia de Exterior, Fachada
© Chalermwat Wongchompoo

Externamente, a arquitetura da casa se revela a partir de materiais contemporâneos utilizados através de sistemas construtivos inovadores, brises de madeira servem para controlar a privacidade dos espaços da casa em relação aos vizinhos próximos. A cobertura do terraço avança em direção à rua criando uma diversidade visual entre os volumes simples da casa. A caixa do pavimento superior, que acolhe o programa íntimo da casa, suspensa acima do térreo recuado, acaba por criar uma série de momentos inesperados neste pequeno terreno, revelando-se em toda a sua potencia através de seus dezesseis metros de comprimento. Ao todo, a casa computa cerca de 430m² de área útil. Além disso, a casa conta com uma localização privilegiada no interior do empreendimento, adjacente ao house club do condomínio fechado, e com uma área verde no lado oposto.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Bangkae / Archimontage Design Fields Sophisticated" [Bangkae House / Archimontage Design Fields Sophisticated] 06 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938346/casa-bangkae-archimontage-design-fields-sophisticated> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.