Casa da Baldrufa / Tiago do Vale Arquitectos

Casa da Baldrufa / Tiago do Vale Arquitectos - Fotografia de InterioresCasa da Baldrufa / Tiago do Vale Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, PiaCasa da Baldrufa / Tiago do Vale Arquitectos - Fotografia de Interiores, Banheiro, PiaCasa da Baldrufa / Tiago do Vale Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Mesa, Cadeira, CorrimãoCasa da Baldrufa / Tiago do Vale Arquitectos - Mais Imagens+ 24

  • Equipe De Projeto: Tiago do Vale, Florisa Novo Rodrigues, com Camille Martin, Adele Pinna, Teresa Vilar, Clementina Silva, Hugo Quintela, Adriana Gomes
  • Construção: Vaz & Barbosa L.da
  • Programa : Residential
  • Ano De Projecto : 2018
  • Área De Implantação: 101.0 m2
  • Cidade: Ponte de Lima
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa da Baldrufa / Tiago do Vale Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Cadeira, Corrimão
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. O objetivo deste redesenho interior de uma moradia em banda recém-construída foi o de extrair o máximo potencial das características da construção, aumentando tanto a sua capacidade funcional como a qualidade do seu uso. Apresentando no seu projeto original dois quartos e uma suíte, esta casa tem duas frentes (voltadas a nascente e a poente) com uma planta estreita e profunda, transformando ambas as fachadas numa mais-valia central.

Casa da Baldrufa / Tiago do Vale Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia, Mesa, Banheiro
© João Morgado
Planta - Primeiro pavimento
Casa da Baldrufa / Tiago do Vale Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pia, Bancada, Vidro
© João Morgado

Foram duas as intenções principais para esta renovação interior: por um lado reorganizar a sua distribuição programática com uma maior eficiência que permitisse a criação de um novo espaço capaz de ser utilizado como escritório informal ou quarto de recurso; pelo outro reservar as frentes para os espaços primários (cozinha, salas de estar e jantar, quartos), reposicionando os serviços na área central da planta.

Casa da Baldrufa / Tiago do Vale Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© João Morgado

Estes objetivos foram atingidos otimizando cada metro quadrado de superfície, minimizando áreas perdidas para circulação ou irregularidades, e ajustado cada espaço ao envelope mínimo de área requerido pelo uso (permitindo diminuir a implantação de alguns espaços e favorecendo outros com áreas previstas insuficientes). Consequentemente, para responder à utilização intensiva das áreas de construção, optou-se por uma abordagem mínima, insistindo em superfícies limpas e brancas capazes de simultaneamente maximizar a sensação de espaço e a forma como a luz percorre todo o conjunto.

A organização desta moradia é pragmática, com uma abordagem sistemática a como cada espaço é utilizado e vivido -e com que intensidade- e a como cada espaço se relaciona com os demais no contexto dos fluxos, rotinas e circuitos do dia-a-dia. É, no entanto, um desenho intrinsecamente inscrito na cultura arquitetónica portuguesa, tanto na sua distribuição como nos seus materiais, com soalho de carvalho em todos os pisos e mármore de Estremoz nas zonas húmidas.

Corte longitudinal SI

Mesmo que conformado pelo desejo de extrair a máxima performance do seu envelope fixo, este projeto colocou um cuidado obsessivo em cada detalhe (com um forte foco no desenho de carpintaria), introduzindo pequenos momentos de surpresa e de contemplação na sua arquitetura, enriquecendo e animando a experiência do lar. O resultado é o de uma experiência arquitetónica serena, capaz de tirar partido do potencial máximo que construção apresenta.

Casa da Baldrufa / Tiago do Vale Arquitectos - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia
© João Morgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ponte de Lima, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa da Baldrufa / Tiago do Vale Arquitectos" 18 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/937852/casa-da-baldrufa-tiago-do-vale-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.