Edifício Chartier / Oficina Conceito Arquitetura

Edifício Chartier / Oficina Conceito Arquitetura - Janela, Fachada, AidoEdifício Chartier / Oficina Conceito Arquitetura - Sofá, JanelaEdifício Chartier / Oficina Conceito Arquitetura - Janela, FachadaEdifício Chartier / Oficina Conceito Arquitetura - Imagem 5 de 47Edifício Chartier / Oficina Conceito Arquitetura - Mais Imagens+ 42

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2273
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Roberta Gewehr
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alupex, NGK, Sto
  • Equipe De Projeto: Guilherme Nogueira, Maurício Ambrosi Rissinger, Tiago Scherer, Daniel Dagort Billig, Yasmin Feijó Jaskulski, Ana Paula Sperinde, Sophia Frantz Do Amaral, Alessandra Mello, Victória Potrich Manfroi, Amanda Hoffmann De Abreu, Alice Bernardo Tremarin, Massilon Kopper, Rafael Kopper.
  • Projeto De Interiores Das áreas Comuns: Rafael Kopper
  • Apartamento 84m² Projeto De Interiores: ArqEstudio
  • Apartamento 65m² Projeto De Interiores : Oficina Conceito Arquitetura
  • Construção E Incorporação: MKS Empreendimentos
  • Cidade: Passo d'Areia
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Chartier / Oficina Conceito Arquitetura - Fachada
© Roberta Gewehr

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na capital Gaúcha, o terreno em forma de trapézio com 3 frentes, deu a este projeto um potencial fantástico, permitindo que o edifício se destacasse do seu entorno. A esquina, área onde o terreno se estreita, fica próxima de uma zona arborizada e uma igreja. A integração com estes elementos foi uma premissa, por isso o acesso se faz justamente por ali, através de um pórtico de madeira e estrutura metálica de perfil “I”, mesmo perfil que sustenta os brises da fachada.

Edifício Chartier / Oficina Conceito Arquitetura - Janela, Fachada
© Roberta Gewehr

O corpo do prédio se eleva em um volume suspenso por pilotis gerando permeabilidade visual entre as ruas. Organizados de maneira a aproveitar a forma exótica do terreno, os três apartamentos por andar foram distribuídos de maneira que todos fossem considerados “de frente”, sendo o da esquina o mais generoso em área e visuais. Seu posicionamento no lote ainda respeita a grande nogueira existente, que agora tem relação direta com os apartamentos de andares mais baixos. No volume do prédio, cada apartamento é uma caixa branca, e todas elas são articuladas pelo volume da circulação vertical, totalmente em concreto aparente ripado.

Edifício Chartier / Oficina Conceito Arquitetura - Cadeira, Corrimão
© Roberta Gewehr

As aberturas foram inseridas nestas caixas brancas como se fossem um quadro preto, gerando unidade às distintas formas. Já na fachada oeste, as vigas metálicas foram ancoradas na estrutura de concreto existente para vencer a grande distância entre as sacadas dos apartamentos e servirem de trilho para os brises de proteção solar. São 36 painés formados por um quadro de metalon onde foram fixadas cantoneiras de alumínio idealmente espaçadas para que fizessem o filtro solar necessário. Uma fachada impactante e com movimento que atrai olhares de quem passa pelo local.

Edifício Chartier / Oficina Conceito Arquitetura - Porta
© Roberta Gewehr

A atenção para os detalhes começa na garagem do sobsolo: um local que geralmente é esquecido em projetos residenciais,  aqui ganha revestimento em telha metálica nas paredes onde temos contenção de terra (geralmente as divisas do terreno). Assim, a humidade intrínseca neste tipo de situação fica escondida detrás da telha e acaba sendo drenada para uma calha junto ao piso de concreto polido. Já a programação visual que inicia aqui no subsolo transmite energia para os usuários, sobe pelas escadarias amarelas e chega no hall de circulação dos pavimentos. Ali, optou-se por revestimentos cerâmicos em todas as paredes, gerando uma bela composição de cores e uma menor manutenção ao longo dos anos para os moradores.

Edifício Chartier / Oficina Conceito Arquitetura - Sofá, Janela
© Roberta Gewehr
Edifício Chartier / Oficina Conceito Arquitetura - Imagem 34 de 47
Pavimento tipo
Edifício Chartier / Oficina Conceito Arquitetura - Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Roberta Gewehr

Os apartamentos têm planta racionalizada: foram pensados espaços limpos e retangulares. Os quartos possuem uma boa área de armários e todas as plantas são flexíveis, permitindo mudanças ao longo do uso.  As tipologias variam de 01 dormitório (65m²) até 4 dormitórios(143m²). Todas as unidades recebem o sol da manhã e possuem balcões ou sacadas, aumentando a entrada de luminosidade, o que proporciona uma melhor qualidade de vida aos moradores. No 7º e 8º pavimentos, estão os apartamentos duplex do empreendimento. Aqui também são 3 unidades, mas que possuem pé-direito duplo, e uma amplitude espacial fantástica.

Edifício Chartier / Oficina Conceito Arquitetura - Cama, Janela, Dormitório
© Roberta Gewehr

Nas unidades menores, uma escada plissada em concreto nos conduz ao nível superior, onde uma passarela conecta os ambientes da área íntima. No Esquina Chartier, além do controle solar feito através dos brises deslizantes, ainda temos cobertura verde acessível aos moradores e reaproveitamento da água da chuva para irrigação do jardim.

Edifício Chartier / Oficina Conceito Arquitetura - Janela, Escada, Corrimão
© Roberta Gewehr
Edifício Chartier / Oficina Conceito Arquitetura - Imagem 37 de 47
Corte longitudinal
Edifício Chartier / Oficina Conceito Arquitetura - Vidro, Fachada
© Roberta Gewehr

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Dr.Eduardo Chartier, 190 – Bairro Higienópolis – Porto Alegre/RS - Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Chartier / Oficina Conceito Arquitetura" 18 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/937849/edificio-chartier-oficina-conceito-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.