Residência LP.0405 / Nómade Arquitectura

Residência LP.0405 / Nómade Arquitectura - Fotografia de Exterior, Tijolo, JardimResidência LP.0405 / Nómade Arquitectura - Fotografia de Exterior, Escada, TijoloResidência LP.0405 / Nómade Arquitectura - Fotografia de Interiores, VidroResidência LP.0405 / Nómade Arquitectura - Fotografia de Exterior, FachadaResidência LP.0405 / Nómade Arquitectura - Mais Imagens+ 29

Rosario, Argentina
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  240
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ramiro Sosa
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acor, CAM LUMINARIAS, FV, IF CONSTRUCCIONES, Johnson amoblamientos, MARMOLERIA MARRONE, Roca
  • Arquitetos Responsáveis : Dalla Bona, Julia Kerckhaert, Leila Poveda, Valentina Serri.
  • Engenharia : Weder Ingeniería
  • Cidade: Rosario
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Residência LP.0405 / Nómade Arquitectura - Fotografia de Exterior, Tijolo, Jardim
© Ramiro Sosa

Descrição enviada pela equipe de projeto. O ponto de partida do projeto, o coração da casa, é um espaço "intermediário" de vidro, que permite ver e articular dois pátios/jardins onde está alojado o ambiente mais habitado da vida cotidiana, a cozinha e a sala de jantar. Materializada por meio de linhas simples, formas puras e materiais nobres, a casa sem empenas é implantada na unificação de dois lotes para aumentar a superfície do terreno, dentro de um condomínio fechado a sudoeste de Rosário, em processo de transformação e rodeado de vegetação.

Residência LP.0405 / Nómade Arquitectura - Fotografia de Exterior, Tijolo, Jardim
© Ramiro Sosa
Planta
Residência LP.0405 / Nómade Arquitectura - Fotografia de Exterior, Escada, Tijolo
© Ramiro Sosa

Desenvolvida em um só nível, predominam o tijolo aparente, o concreto armado com as marcas das fôrmas aparentes, a madeira, os metais pintados de preto e o vidro. Desde o exterior, o filtro urbano é um grande muro de tijolo intertravado; assim, a casa recebe o visitante abrindo-se a um pátio/jardim que acolhe e abriga a intimidade desde a rua, regulando a entrada de luz natural e a segurança da moradia, resolvendo também a expressão formal da mesma. Um grande bloco retangular central de uso público ocupa o lote na totalidade da sua largura, mantendo os recuos e articulando outros dois blocos em seus extremos. Ao setor social soma-se uma galeria com laje de concreto aparente perfurado que expande a casa até a piscina e o jardim gerando um novo espaço, de transição.

Residência LP.0405 / Nómade Arquitectura - Fotografia de Interiores, Madeira, Vidro
Corte 4
Residência LP.0405 / Nómade Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira
© Ramiro Sosa
Residência LP.0405 / Nómade Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Madeira, Vidro
© Ramiro Sosa

A entrada principal, com sua "cortina" de tábuas de madeira móveis é a responsável por articular estes setores com a parte privada da moradia. Foram projetados cinco dormitórios, três deles iguais e com um mezanino, compartilham um banheiro completo e estão dispostos em relação ao jardim posterior. O outro dormitório foi destinado aos hóspedes e está próximo ao lavabo e ao acesso ao terraço e, por fim, a suíte principal  diretamente relacionada ao jardim de entrada. 

Residência LP.0405 / Nómade Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Ramiro Sosa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência LP.0405 / Nómade Arquitectura" [Casa LP.0405 / Nómade Arquitectura] 21 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/937726/residencia-l405-nomade-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.