Residência IH / andramatin

Residência IH / andramatin

© Mario Wibowo© Mario Wibowo© Mario Wibowo© Mario Wibowo+ 42

Bandung, Indonésia
  • Arquitetos: andramatin
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1950
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo Fotografias:  Mario Wibowo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Hunter Douglas, Herman Miller, AutoDesk, B&B Italia, Bulthaup, Carl Hansen, Dombracht, Google, Poliform
  • Arquiteto Responsável:Andra Matin
  • Equipe De Projeto :Wiyoga Nurdiansyah, Dhanie Syawaliah
  • Engenharia Estrutural:Djulianto Hadimuljo
  • Engenharia Mecânica:Hanny Kon
  • Design De Interiores:andramatin
  • Paisagismo:Ruang Hijau
  • Construtora Principal:Indra Santoso Kartika
  • Consultoria Lumínica:Hadi Komara
  • Cidade:Bandung
Mais informaçõesMenos informações
© Mario Wibowo
© Mario Wibowo

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência IH está localizada em Bandung, uma cidade com um clima fresco. Este projeto veio de uma família com um grande terreno (aproximadamente 5600 m2), que deveria receber uma residência familiar. A casa deveria abrigar uma quantidade bastante abundante de funções, mas ainda manter a vastidão da paisagem. Ela foi construída em um bairro de baixa densidade, possibilitando a criação de uma moradia isolada para a família.

© Mario Wibowo
© Mario Wibowo
Planta  - térreo
Planta - térreo
© Mario Wibowo
© Mario Wibowo

O terreno é alongado e desce na direção norte-sul. Uma terceira parte do terreno funciona como área de serviço e há ainda um subsolo escavado 3 metros abaixo da parte principal da casa. O projeto segue a natureza do terreno, construindo uma grande massa no centro, livre de qualquer parede para facilitar a ventilação cruzada ao longo de toda a edificação.

© Mario Wibowo
© Mario Wibowo

A grande massa da edificação é equilibrada com terraços, varandas e piscinas amplas que foram construídas em todo o perímetro. Na tentativa de tornar o volume mais leve, a fachada é cercada por vidros transparentes que também ajudam a acolher a bela paisagem do local.

© Mario Wibowo
© Mario Wibowo
Corte
Corte
© Mario Wibowo
© Mario Wibowo
© Mario Wibowo
© Mario Wibowo

Como cidade, Bandung é propensa a ter uma alta precipitação de chuva todos os anos; portanto, para enfrentar as intempéries e evitar a luz direta do sol, a casa possui beirais que podem chegar a 6 metros. Devido ao terreno inclinado, a circulação foi projetada progressivamente usando rampas longas, enquanto corredores são incorporados com piscinas refletivas e vistas diretas da paisagem. As áreas verdes dentro do terreno atingem quase o tamanho da casa.

© Mario Wibowo
© Mario Wibowo

Por causa da natureza topográfica do terreno, a edificação usa a paisagem para seu próprio benefício, enfatizando a brincadeira entre as diferentes alturas nos espaços e circulações variadas. A parte norte do terreno é mais alta do que o restante, definindo o edifício principal e ainda criando uma certa intimidade dentro do próprio terreno.

© Mario Wibowo
© Mario Wibowo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência IH / andramatin" [IH Residence / andramatin] 19 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/937537/residencia-ih-andramatin> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.