Guha / Realrich Architecture Workshop

Guha / Realrich Architecture Workshop

© Eric Dinardi© Eric Dinardi© Eric Dinardi© Eric Dinardi+ 40

  • Arquiteto Responsável:Realrich Sjarief
  • Equipe De Projeto:Amud, Mohammad Enoh, Alifian Kharisma, Miftahuddin Nurdayat, Septrio Effendi, Fakhriyah Khairunnisa, Vivi Yani Santosa, Tirta Budiman, Aqidon Noor Khafid, Amirul Farras
  • Clientes:Realrich Sjarief, Laurensia Yudith
  • Engenharia:Singgih Suryanto, Sudjatmiko, Endang Syamsuddin, Eddy Bahtiar, Yudi Atang, Sakum
  • Paisagismo:Realrich Architecture Workshop
  • Cidade:Kecamatan Kembangan
Mais informaçõesMenos informações
© Eric Dinardi
© Eric Dinardi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Guha é uma combinação de projeto novo e reforma baseado no antigo "The Guild" localizado em Taman Villa Meruya, no extremo oeste da cidade de Jacarta, Indonésia. O projeto, desenvolvido pelo Realrich Architecture Workshop (mais conhecido como RAW Architecture), compreende parte do edifício da Biblioteca Omah, uma Clínica Dentária e a casa e o estúdio de Realrich Sjarief, chamado de Guha Bambu.

© Eric Dinardi
© Eric Dinardi

A parte da reforma consiste na adição de uma série de novos programas ao edifício existente, como uma maior capacidade de armazenamento de livros para a Biblioteca Omah, além de um café e uma pequena loja. A circulação foi projetada para separar os fluxos público e privado, o que foi resolvido com a criação de dois acessos independentes.

© Eric Dinardi
© Eric Dinardi
Planta - térreo
Planta - térreo
Sequencia de plantas
Sequencia de plantas
© Ernst Theofilus
© Ernst Theofilus

A parte nova adicionada ao conjunto existente foi chamada de Guha Bambu, um edifício inserido em um pequeno lote de 7,5 x 26 m à leste do edifício original, e está composto por um novo edifício de três pavimentos em estrutura de bambu, construída através de um inovador sistema construtivo desenvolvido em colaboração com a School of Alfa Omega, uma solução que separa a estrutura treliçada de aço da cobertura e a estrutura de bambu propriamente dita, a qual sustenta os três pavimentos do edifício.

© Eric Dinardi
© Eric Dinardi

O projeto do Guha foi desenvolvido com a utilização de nove materiais diferentes, os quais tem sido desenvolvidos ao longo do tempo pelo RAW Architecture: aço, madeira, vidro, metal, gesso, bambu, plástico, pedra e concreto. O layout como um todo é bastante flexível e aberto, a maioria dos espaços conta com pelo menos dois acessos opostos, permitindo uma maior fluidez de circulação e apropriação dos espaços do edifício. A ideia é promover a abertura das fachadas norte e sul, proporcionando uma ventilação natural mais eficiente, enquanto protege a fachada oeste da incidência direta dos raios de sol no período mais quente do dia.

© Eric Dinardi
© Eric Dinardi
Cortes
Cortes
© Eric Dinardi
© Eric Dinardi

A fachada é basicamente composta por uma estrutura de concreto, aço e bambu.   A organização programática do edifício procura desafiar as definições tipológicas mais tradicionais da arquitetura vernacular indonésia, misturando moradia, trabalho, e programas educacionais como uma biblioteca e até mesmo uma cafeteria. A construção do edifício foi levada à cado com a participação da comunidade local de Java, apropriando-se da expertise de diferentes gerações de construtores nativos, integrando algumas soluções mais tradicionais, como o encaixe “boca de peixe”, com métodos de construção mais modernos, como a estrutura em aço.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Guha / Realrich Architecture Workshop" [Guha / Realrich Architecture Workshop] 14 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/937417/guha-raw-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.