Mintchi Croissant / Dezembro Arquitetos

Mintchi Croissant / Dezembro Arquitetos - TijoloMintchi Croissant / Dezembro Arquitetos - Fotografia de Interiores, Bancada, Pia, VigaMintchi Croissant / Dezembro Arquitetos - Fotografia de InterioresMintchi Croissant / Dezembro Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira, Porta, TijoloMintchi Croissant / Dezembro Arquitetos - Mais Imagens+ 20

Pinheiros, Brasil
  • Arquitetos Responsáveis: Marcos Bresser, Thiago Maurelio
  • Clientes: Mintchi Croissant
  • Engenharia / Execução: Marcio Monteiro, Allan Nagliati (M² arquitetura)
  • Mestre De Obras: Adilson Souza
  • Colaboradores: Luisa Garbarino
  • Cidade: Pinheiros
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Mintchi Croissant / Dezembro Arquitetos - Fotografia de Interiores, Porta, Fachada
© Carolina Lacaz

Qual é a sensação de estar dentro de um croissant?
A leveza do produto em si foi o ponto de partida para buscar uma resposta à demanda de desenhar uma loja destinada à venda de croissants. A intervenção consiste na reforma de um imóvel em uma antiga área de garagem com dimensões de cerca de 3 metros de largura por cerca de 5 metros de comprimento.

Mintchi Croissant / Dezembro Arquitetos - Fotografia de Interiores, Bancada, Pia, Viga
© Carolina Lacaz

O desafio inicial foi resolver a circulação entre cozinha, nos fundos do imóvel, e frente da loja, que consiste em uma longa bancada que abraça todos os equipamentos e áreas molhadas. Existe um desnível entre esses dois ambientes de 90 centímetros, sendo a cozinha mais alta, e a loja no nível da rua.

Mintchi Croissant / Dezembro Arquitetos - Fotografia de Interiores
© Carolina Lacaz
Corte longitudinal
Mintchi Croissant / Dezembro Arquitetos - Tijolo
© Carolina Lacaz

Encontramos nessa altura uma oportunidade para estruturar e relacionar todo o imóvel: os 90cm serviram de altura para a bancada da frente, e também como linha que arremata a soleira da porta que dá para os fundos. Todos os elementos do projeto passaram a respeitar essa camada.

Mintchi Croissant / Dezembro Arquitetos - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Carolina Lacaz

Assim como um croissant, essas camadas construtivas buscam estruturar o espaço. Os próprios alvéolos internos do folhado foram referência para os blocos cerâmicos furados, que se moldam às paredes e piso, criando uma paginação que se infiltra em todos os cantos da loja.

Mintchi Croissant / Dezembro Arquitetos - Fotografia de Interiores
© Carolina Lacaz

O processo de construção, inclusive, foi similar ao de um confeiteiro: os próprios mestres de obra trouxeram a ideia de “rechear” os furos dos blocos cerâmicos, um a um, com o próprio bico de confeiteiro.

Mintchi Croissant / Dezembro Arquitetos - Fotografia de Interiores
© Carolina Lacaz

Na narrativa da leveza nasce também o forro, feito de tubos de papelão, que em alguns pontos ilumina indiretamente o salão. Da interseção dos tubos, brota um duto metálico em latão que permite aos usuários lavarem as mãos. Leve, como a água que escorre de cima a baixo. Por último, o uso de algumas peças acabadas em latão remete à coloração dourada e reluzente do croissant; já os blocos cerâmicos evocam a calidez do folhado recém retirado do forno.

Mintchi Croissant / Dezembro Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira, Porta, Tijolo
© Carolina Lacaz

A loja se abre para a rua, e a bancada funciona também como exposição dos produtos. Um longo banco longitudinal, em frente ao balcão, também convida aqueles que queiram entrar nesse universo e parar por alguns minutos para apreciar as delícias da talentosa chefe, também arquiteta, Luisa.

Mintchi Croissant / Dezembro Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Carolina Lacaz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Simão Álvares, 114 – Pinheiros, São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mintchi Croissant / Dezembro Arquitetos" 09 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/937270/mintchi-croissant-dezembro-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.