Restaurante LUME / Estúdio Mangava

Restaurante LUME / Estúdio Mangava - Fotografia de Exterior
© Leandro Farchi

Restaurante LUME / Estúdio Mangava - Fotografia de ExteriorRestaurante LUME / Estúdio Mangava - Fotografia de Interiores, ConcretoRestaurante LUME / Estúdio Mangava - Fotografia de Interiores, Madeira, CadeiraRestaurante LUME / Estúdio Mangava - Fotografia de Interiores, PilarRestaurante LUME / Estúdio Mangava - Mais Imagens+ 10

Cambuí, Brasil
  • Arquitetos: Estúdio Mangava
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  35
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Leandro Farchi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arte em Ladrilhos, AutoDesk, MoldCamp, Nicole Tomazi, Santa Rita Home Decor
Mais informaçõesMenos informações
Restaurante LUME / Estúdio Mangava - Fotografia de Exterior
© Leandro Farchi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Lume. luz, fogo, brilho, claridade. O clima tropical é intenso e variável, a luz do sol, a chuva e os ventos devem ser considerados elementos físicos e não apenas abstratos da arquitetura. E foi justamente o aspecto físico de tais elementos que resultaram na vulnerabilidade a instabilidade climática, que guiaram o briefing deste projeto.

Restaurante LUME / Estúdio Mangava - Fotografia de Interiores, Pilar
© Leandro Farchi

Um restaurante localizado no movimentado bairro do Cambuí, em Campinas. Todos gostam de sentar e comer boa comida ao ar livre em um dia agradável, mas basta chegar a chuva para que 30% dos clientes desistam da sua experiência gastronômica, esse é o problema que acompanha a chef Carolina Albuquerque nos dois anos de abertura da casa.

Restaurante LUME / Estúdio Mangava - Fotografia de Interiores, Concreto
© Leandro Farchi

O LUME, um restaurante conceitual, simples e carregado de estilo, traz em sua essência uma raiz mineira, que com uma pitada de influência estrangeira, se coloca hoje como uma referência gastronômica de um Brasil contemporâneo. O restaurante se aconchega em uma antiga casa brasileira dos anos 30, que carrega todo o estilo marcante de sua época e é entendida como parte fundamental da experiência oferecida aos clientes, aos visitantes e a todos os usuários da rua que podem contemplar sua nostalgia em tempos de descaracterização da identidade do bairro.

Restaurante LUME / Estúdio Mangava - Fotografia de Interiores, Vidro, Pilar
© Leandro Farchi
Restaurante LUME / Estúdio Mangava - Imagem 14 de 15
Axonométrica

Nos apropriamos da estética existente que permeia entre o clássico e o contemporâneo, mantendo o máximo a sensação de estar ao ar livre, mas eliminando as problemáticas climáticas. Dessa forma apresentamos aqui um projeto para ampliação da varanda do LUME, respeitando sua história, rememorando sua identidade e buscando conjugar arquitetura e gastronomia contemporâneas em um espaço único.

Restaurante LUME / Estúdio Mangava - Fotografia de Interiores, Madeira, Cadeira
© Leandro Farchi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. dos Bandeirantes, 66 - Cambuí, Campinas - SP, 13024-011, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante LUME / Estúdio Mangava" 10 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/937158/restaurante-lume-estudio-mangava> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.