Casa Riviera MR / Corteo Arquitetos

Casa Riviera MR / Corteo Arquitetos - Fotografia de Interiores, CorrimãoCasa Riviera MR / Corteo Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, FachadaCasa Riviera MR / Corteo Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, CadeiraCasa Riviera MR / Corteo Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, VigaCasa Riviera MR / Corteo Arquitetos - Mais Imagens+ 30

Xangri-lá, Brasil
  • Arquitetos: Corteo Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  256
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe Systems Incorporated, Artvan Plantas, AutoDesk, Brastemp, Deca https://www.deca.com.br/, Elevato, Export Laser, LG Electronics, Lexxa Bagno, Litoral pedras, Living Floor, Love It, Lucente Iluminação, NR Mármores e Granitos, Portobello Revestimentos, Prata Esquadrias, Resevilla Móveis, Save Energy, Stella Iluminação, Suvinil, +4
  • Arquiteto Responsável: Cláudio Righi
  • Projeto De Interiores: Arquiteta Dariana Tessari
  • Cidade: Xangri-lá
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Riviera MR / Corteo Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em um condomínio na praia de Xangrilá, no litoral do Rio Grande do Sul, a residência MR está im­plantada em um terreno plano com um lago artificial ao fundo. O projeto composto por três prismas de diferentes materiais buscou tirar o máximo proveito do terreno e das vistas do lago que ele proporciona.

Casa Riviera MR / Corteo Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Marcelo Donadussi

A distribuição do programa ajudou a estruturar a composição volumétrica da casa. No pavimento superior um prisma branco e leve abriga a área íntima composta por três amplas suítes. Esse prisma se apoia levemente sobre um outro prisma e um muro revestidos de pedras naturais que formam uma base robusta e dão corpo ao projeto. É ali que acontecem as atividades sociais e de apoio da casa. E fazendo a ligação dos dois, um terceiro volume de concreto que abriga a circulação vertical e o reservatório.

Casa Riviera MR / Corteo Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Marcelo Donadussi
Planta - Térreo
Casa Riviera MR / Corteo Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Iluminação, Janela
© Marcelo Donadussi

O objetivo era fazer uma casa prática, com muita integração entre os ambientes, e que pudesse ser aproveitada pela família o ano inteiro. Dessa forma os ambientes foram projetados com grandes aberturas, onde os espaços podem ficar isolados e mais acolhedores para os dias de inverno, ou totalmente integrados e abertos para os dias de verão. Os materiais, seguindo a mesma linha, foram pensados para serem duráveis e atemporais. O branco, o concreto e a pedra que compõe as fachadas entram nos ambientes e fazem parte da composição do espaço interno, compondo com outros materiais como a madeira natural e o basalto, e criando uma atmosfera despojada e acolhedora. As grandes aberturas permitem a entrada de muita luz natural e ventilação cruzada para garantir conforto o ano inteiro.

Casa Riviera MR / Corteo Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Bancada, Cadeira, Viga
© Marcelo Donadussi

Outro destaque é a estrutura da casa, que possui grandes vãos e balanços. Sob um desses vãos, com 9m de comprimento, é que fica o pátio interno, um espaço protegido dos fortes ventos do litoral gaúcho e que é usado o ano inteiro para as conversas, churrascos e festas da família. Com um jardim em cada lado esse ambiente também é o lugar de boas vindas da casa. Na frente o balanço de quase cinco metros serve para abrigar o carro das intempéries além de proteger o acesso pela grande porta de madeira.

Casa Riviera MR / Corteo Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia, Corrimão
© Marcelo Donadussi

Na área dos fundos da casa onde ficou um pátio reservado para a piscina, para onde se voltam a suíte do casal, o terraço e a sala com lareira, ambientes que se complementam com a linda vista do lago.

Casa Riviera MR / Corteo Arquitetos - Fotografia de Interiores, Dormitório, Mesa, Cama, Janela, Viga
© Marcelo Donadussi

O resultado de tudo isso é uma casa com uma arquitetura de formas puras, materiais predominantemente naturais e ambientes versáteis, que se adequam às mais diversas formas de uso, e também às diferentes estações do ano que são sempre muito bem marcadas no estado, oferecendo sempre muitas possibilidades para curtir a momentos à sós, em família, ou com muitos amigos.

Casa Riviera MR / Corteo Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Riviera MR / Corteo Arquitetos" 08 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/937153/casa-riviera-mr-corteo-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.