Casa i10 / Martin arquitetura + engenharia

Casa i10 / Martin arquitetura + engenharia

Casa i10 / Martin arquitetura + engenharia - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, Janela, CadeiraCasa i10 / Martin arquitetura + engenharia - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, JanelaCasa i10 / Martin arquitetura + engenharia - Fotografia de InterioresCasa i10 / Martin arquitetura + engenharia - Fotografia de Exterior, Terraço, PátioCasa i10 / Martin arquitetura + engenharia - Mais Imagens+ 36

Xangri-lá, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  426
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arcelor Mittal, Deca, Jatobá, Portobello, Vidraçaria Diamante
  • Arquitetura De Interiores: Ana Colnaghi
  • Colaboradores: Guilherme Dreyer, Rodrigo Silveira, Indaiara Dimer, Itamar da Silva, Leonardo Borba
  • Projeto Estrutural E Complementares: Eng. Gilberto Germano Jr.
  • Cidade: Xangri-lá
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa i10 / Martin arquitetura + engenharia - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. A história da Casa i10 começa com uma família que se apaixona por um terreno. Mas não terreno qualquer, ele foge do padrão retangular, possuindo um formato cônico com frente estreita que se abre em uma vista para um belo lago, e está localizada em um loteamento fechado no litoral norte do Rio Grande do Sul.

Casa i10 / Martin arquitetura + engenharia - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Marcelo Donadussi

Trata-se de uma casa de veraneio que, com um prazo curto para iniciar a construção e ainda aproveitar a casa no próximo verão, exigiu que projeto fosse concebido em praticamente duas semanas. Para isso reuniões de projeto aconteceram em meio ao carnaval de 2017. Por coincidência ou não o clima festivo que esteve presente durante a concepção do projeto, também está presente, não de forma literal, mas através dos amplos espaços propícios para grandes festas e celebrações.

Casa i10 / Martin arquitetura + engenharia - Fotografia de Exterior
© Marcelo Donadussi
Planta - Térreo
Casa i10 / Martin arquitetura + engenharia - Fotografia de Exterior, Fachada
© Marcelo Donadussi

A casa se abre para o lago aproveitando a ótima largura do terreno de 30m de comprimento. Um grande deck foi o ponto de partida para o aproveitamento ao máximo do lago e a ampliação da área de lazer convivência, que proporciona o ambiente ideal para o encontro de amigos e familiares. O living se espalha e a integração interior exterior se dá pela grande esquadria de 12m de largura, que através de dois nichos laterais pode ser embutida, ampliando ainda mais a relação entre o living e a ampla varanda de 4m de profundidade, o que garante a proteção da esquadria sendo raramente necessário fecha-la no veraneio.

Casa i10 / Martin arquitetura + engenharia - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga, Pátio, Terraço, Aido
© Marcelo Donadussi

A piscina semienterrada funciona como uma transição entre a varanda e o deck curvo que proporciona o “fechamento” do conjunto em um nível mais baixo próximo ao lago. A chegada até o deck é composta por degraus mais largos formando patamares desencontrados que podem ser usados não só para o acesso, mas também como assentos, criando a possibilidade de um ambiente ainda mais informal. Fechando o conjunto da área externa, um pergolado de madeira ripada abriga churrasqueira aberta sendo um dos espaços mais utilizados pelos proprietários.

Casa i10 / Martin arquitetura + engenharia - Fotografia de Interiores, Mesa
© Marcelo Donadussi
Corte BB
Casa i10 / Martin arquitetura + engenharia - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Marcelo Donadussi

A escada que leva ao segundo pavimento chega em um mezanino que é ampliado pelo pé direito duplo do living. O mezanino se transforma num pequeno estar íntimo que é o acesso dos três dormitórios voltados para o lago.

Casa i10 / Martin arquitetura + engenharia - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Cadeira, Janela
© Marcelo Donadussi

O projeto de interiores a cargo da arquiteta Ana Colnaghi acompanha o clima da casa trazendo cores e texturas que deixam o ambiente alegre e despojado. A base escolhida para toda composição é um tom de cinza referenciando o concreto aparente utilizado no projeto. Os detalhes em metal e vidro compõe o ambiente com um toque sofisticado e elegante, a composição se estende aos móveis externos da varanda fortalecendo a integração interior e exterior.

Casa i10 / Martin arquitetura + engenharia - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pia, Mesa, Bancada, Cadeira
© Marcelo Donadussi

A solução formal consiste em volumes verticais na fachada frontal em contraste com os fundos que busca uma horizontalidade para enquadrar melhor a visual que o terreno proporciona. A materialidade privilegia a verdade dos materiais deixando o concreto aparente em destaque, juntamente com o ripado de madeira natural, em contraste com os volumes escuros que marcam os elementos mais verticais.

Casa i10 / Martin arquitetura + engenharia - Fotografia de Exterior, Janela
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa i10 / Martin arquitetura + engenharia" 07 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/937099/casa-i10-martin-arquitetura-plus-engenharia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.