Casa F77 / Martin arquitetura + engenharia

Casa F77 / Martin arquitetura + engenharia

Casa F77 / Martin arquitetura + engenharia - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, BancadaCasa F77 / Martin arquitetura + engenharia - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa F77 / Martin arquitetura + engenharia - Fotografia de Interiores, Cadeira, FachadaCasa F77 / Martin arquitetura + engenharia - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, CadeiraCasa F77 / Martin arquitetura + engenharia - Mais Imagens+ 32

Capão da Canoa, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  439
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, Alumidoors, Arcelor Mittal, Aristeu Pires, Deca, Grafisoft, Mac Design, Portobello, Royal Green Design, Vidraçaria Diamante, polimix
  • Arquiteto Responsável: João Batista Martin
  • Equipe De Projeto: Guilherme Dreyer, Rodrigo Silveira, Leonardo Borba, Indaiara Dimer, Itamar da Silva, Camila Azevedo
  • Engenharia: Eng. Gilberto Germano Jr
  • Paisagismo: Office Garden Paisagismo
  • Cidade: Capão da Canoa
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa F77 / Martin arquitetura + engenharia - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa F77 expressa o estilo dos seus proprietários que queriam uma casa de praia marcante, contemporânea e longe do lugar comum. A própria escolha do terreno manifesta este desejo: um terreno fora do padrão, em formato cônico, com frente estreita para a rua, e amplo nos fundos com vista para o lago. A partir daí nasce a primeira diretriz do projeto: uma casa mais discreta e reservada na sua fachada para a rua, e aberta, ampla e envidraçada na sua fachada para o lago.

Casa F77 / Martin arquitetura + engenharia - Fotografia de Exterior, Orla
© Marcelo Donadussi

Na frente para a rua localiza-se uma suíte térrea de hóspedes e a garagem, que são recobertos ripados de madeira com pintura cinza o que garante a privacidade. Um curioso espelho d’agua com pisantes de concreto conduz os visitantes à porta principal que fica “escondida” após a garagem, uma estratégia cênica que é o “cartão de visitas” para o segundo momento da casa.

Casa F77 / Martin arquitetura + engenharia - Fotografia de Exterior, Fachada
© Marcelo Donadussi

A fachada para o lago é totalmente aberta, com ampla integração do interior com o exterior, proporcionado pela grande esquadria de 13m de comprimento, que aberta 100% do seu vão, fica embutida em um nicho criado junto à churrasqueira. Para reforçar a integração, o piso interno é estrategicamente nivelado com o externo funcionando como uma extensão natural do living. A piscina com borda infinita faz o coroamento do espaço de lazer, criando uma conexão visual com a água do lago. Um pequeno estar em um nível mais baixo, localizado na cabeceira, completa o conjunto.

Casa F77 / Martin arquitetura + engenharia - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Marcelo Donadussi
Planta - Terréo
Casa F77 / Martin arquitetura + engenharia - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Marcelo Donadussi

No andar superior, todas as suítes estão voltadas para o lago e para o sol da manhã, aproveitando a vista e a insolação mais amena para os dias de verão. Os banheiros das suítes de meio possuem solução de iluminação e ventilação zenital. O acesso aos dormitórios acontece por um estar íntimo que nasce da ampliação e aproveitamento do tradicional espaço de circulação.

Casa F77 / Martin arquitetura + engenharia - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira
© Marcelo Donadussi

Os tons de cinza são um elemento forte no projeto, presente tanto no exterior quanto nos espaços interiores. O concreto aparente, com sua textura bruta, é outro elemento forte marcando principalmente os volumes tradicionais, e internamente ele destaca a churrasqueira e a lareira.

Casa F77 / Martin arquitetura + engenharia - Fotografia de Interiores, Cadeira, Fachada
© Marcelo Donadussi
Corte AA
Casa F77 / Martin arquitetura + engenharia - Fotografia de Interiores, Cozinha, Corrimão
© Marcelo Donadussi

Os interiores também assinados pela Martin, trazem as mesmas características do exterior para os espaços internos: traço contemporâneo, forte presença dos tons de cinza, e um mix de texturas naturais. Peças de design são destacadas por um trabalho de marcenaria sóbria e elegante, resultando numa composição visualmente limpa, mas com forte personalidade..

Casa F77 / Martin arquitetura + engenharia - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa F77 / Martin arquitetura + engenharia" 08 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/937098/casa-f77-martin-arquitetura-plus-engenharia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.