Pizzeria ZeroZero / LADO Arquitectura e Design

Pizzeria ZeroZero / LADO Arquitectura e Design - Fotografia de Exterior, Cadeira, VigaPizzeria ZeroZero / LADO Arquitectura e Design - Fotografia de Interiores, Mesa, VigaPizzeria ZeroZero / LADO Arquitectura e Design - Fotografia de Interiores, Banheiro, PiaPizzeria ZeroZero / LADO Arquitectura e Design - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela, VigaPizzeria ZeroZero / LADO Arquitectura e Design - Mais Imagens+ 18

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  600
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Francisco Nogueira
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  BRUMA, Duravit, Fassa Bortolo, Fermob, Hatco, Viúva Lamego
  • Arquitetos Responsáveis: Hilária Neto, João Regal
  • Equipe De Projeto: Eduardo Fernandes
  • Cliente: Plateform
  • Construtor: Cobelba
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Pizzeria ZeroZero / LADO Arquitectura e Design - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga, Pátio
© Francisco Nogueira

Descrição enviada pela equipe de projeto. ZeroZero é um restaurante italiano, situado no coração do Parque das Nações, em Lisboa, com uma privilegiada posição frente ao rio Tejo. É o segundo espaço da insígnia ZeroZero, surgindo após o sucesso do primeiro restaurante, no bairro do Príncipe Real, também em Lisboa. Ocupando aproximadamente 600m², o espaço de planta rectangular apresenta fachadas com grandes envidraçados – a Nascente e a Poente - permitindo uma óptima relação visual com o exterior. Do lado Nascente, e com o Tejo como pano de fundo, surge uma esplanada, ocupando uma área de 320m2.

Pizzeria ZeroZero / LADO Arquitectura e Design - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Francisco Nogueira

O briefing inicial procurou uma citação, no essencial, do vocabulário arquitectónico do primeiro restaurante. Com a consciência, de que, tratando-se de um espaço de escala, configuração e natureza construtiva tão distinta, a recriação do ambiente confortável e intimista deste não poderia assentar na transposição literal das soluções antes usadas.

Pizzeria ZeroZero / LADO Arquitectura e Design - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Viga
© Francisco Nogueira
Planta
Pizzeria ZeroZero / LADO Arquitectura e Design - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga
© Francisco Nogueira

Limpar o existente das suas anteriores utilizações, permitiu descobrir que o espaço dispunha em parte de um imponente pé-direito duplo, com entradas de luz superiores. Permitiu também revelar a robusta estrutura de betão armado do edifício, com uma clara modelação de pilares. O pé-direito duplo assume-se como um espaço central do projecto, com grande protagonismo dos dois imponentes fornos a lenha para cozedura das pizzas, preparadas no local e à vista dos clientes. De cima, as entradas de luz natural são filtradas por um ripado de madeira vertical, e o jogo de sombras por este criado, conferem um carácter cénico a este momento do espaço. Em redor, onde o pé direito baixa drasticamente, estão dispostas a grande maioria das mesas, bem como o bar, a cozinha central, a produção da massa de pizza, e a garrafeira.

Pizzeria ZeroZero / LADO Arquitectura e Design - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Francisco Nogueira

No lado oposto aos fornos, a cozinha totalmente aberta, permite acompanhar a preparação de todos os restantes pratos da carta. No que se refere a materialidade, o projeto procura, através de soluções simples e de alguma crueza, combinar um sentido de conforto, com um design contemporâneo e marcadamente urbano. A estrutura de betão é deixada exposta, e enfatizada pelo acabamento das paredes, tectos e pavimentos, em cimento. A instalação eléctrica aparente, bem como as grandes condutas de ar condicionado expostas, em aço inox, aportam um carácter industrial ao espaço. Por outro lado, os elementos de mobiliário e mobiliário fixo em madeira, vêm materializar com a sua organicidade o conforto desejado, em forte contraste com o ambiente mais frio e neutro conferido pelo cimento aplicado nas superfícies de fundo - pavimento, paredes e tecto.

Pizzeria ZeroZero / LADO Arquitectura e Design - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga
© Francisco Nogueira

O balcão do bar de cocktails é construído a partir de madeira proveniente de demolições, tal como a grande banqueta central que organiza a zona de mesas principal. Também as cadeiras e bancos, em madeira maciça de nogueira, as almofadas de linho das banquetas, e a madeira empilhada nas estantes que ladeiam os fornos de pizza vêm contribuir para este equilíbrio. Destaque para os tampos das mesas e dos balcões de confecção, feitos de Brecha Arrábida, uma espécie de pedra calcária multicolor extraída ao sul de Lisboa. Uma iluminação meticulosa e rigorosa, que combina delicados candeeiros em cobre sobre as mesas, e uma iluminação técnica em segundo plano, vem reforçar o ambiente de conforto, e trazer uma intenção cénica que permite enaltecer e destacar os elementos principais do espaço.

Pizzeria ZeroZero / LADO Arquitectura e Design - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Francisco Nogueira

No exterior, uma pérgula de estrutura de tubular metálico e sombreamento de vime, sobre uma plataforma em deck de madeira, constituem a zona de esplanada. Uma frente de canteiros densamente ajardinados procura quebrar a aridez da praça envolvente, enquanto a luz que filtra através do vime, ou à noite  a iluminação suave sobre as mesas, criam um ambiente convidativo que funciona como uma perfeita extensão do interior para o exterior do restaurante.

Pizzeria ZeroZero / LADO Arquitectura e Design - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia
© Francisco Nogueira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Parque de las Naciones, Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pizzeria ZeroZero / LADO Arquitectura e Design" 05 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/936710/pizzeria-zerozero-lado-arquitectura-e-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.