
-
Arquitetos: HAUS Arquitetura e Incorporação
- Área: 170 m²
- Ano: 2015
- Fotografias: Favaro Jr.
-
Fabricantes: Portobello, Eliane Revestimentos, Marmoraria Indaiart, Starthouse

Descrição enviada pela equipe de projeto. Inspirada na arquitetura modernista, essa residência térrea de 170m2 de área construída foi concebida em um terreno com 20.000m² de área livre em uma antiga fazenda de café e hortaliças. Essa é uma das poucas áreas verdes que se localiza a menos de 10 km do centro da cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo/Brasil.

A casa foi pensada para atender as necessidades básicas de um jovem casal e se resume em dois setores; A parte íntima que é composta pela suíte principal com closet e um sanitário confortável; e por dois dormitórios com um sanitário compartilhado. Em seguida, temos a parte mais aberta da casa que consiste na área social, integrando a Sala de Estar, Sala de Jantar, Cozinha e varanda com churrasqueira. Nesse setor também foi pensado um sanitário com chuveiro para atender a área de serviço e a área de lazer, já que o projeto prevê uma futura piscina que está em construção.



O sistema construtivo utilizado foi muito racional e atingiu duas necessidades tão esperadas; Economia com a utilização de alvenaria cerâmica estrutural na área dos dormitórios, pela composição de ambientes com vãos pequenos. E leveza aliada à economia na área social da casa, com a utilização da estrutura metálica, com vigas treliçadas que permitiram vencer vãos de até 14 metros, o qual foi possível integrar as Salas com a Varanda sem a utilização de pilares.

A área social da casa se integra à área de lazer por uma porta de canto que fica oculta em uma parede (quando recolhida) e ambas se abrem para um gramado frontal que se estende ao verde de magueiras e jaboticabeiras com mais de 50 anos, permitindo um conforto natural único.
