Casa C11 / Anna Solaz - Estudi d'Arquitectura

Casa C11 / Anna Solaz - Estudi d'Arquitectura

© Milena Villalba© Milena Villalba© Milena Villalba© Milena Villalba+ 17

Bugarra, Espanha
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  245
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo Fotografias:  Milena Villalba
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Arkoslight, AutoDesk, BATHCO, Caliplac, Cortizo, VELUX Commercial, Vives-Azulejos y gres
  • Arquiteta Responsável:Anna Solaz – Estudi d’Arquitectura
  • Colaborador:César Sánchez, arquiteto técnico.
  • Cidade:Bugarra
  • País:Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Milena Villalba
© Milena Villalba

Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se da reforma integral de uma residência formada por camadas do tempo. Cada geração adicionou fragmentos a esta casa, ao ponto que já é praticamente impossível reconhecer a tipologia de Casa Pátio. O projeto tem como ideia fundamental recuperar a vida ao redor do pátio e criar um ambiente claro e uma paisagem tranquila.

© Milena Villalba
© Milena Villalba
Planta
Planta
© Milena Villalba
© Milena Villalba

O restante dos espaços foi organizado pela luz. A residência se transfere para o primeiro e segundo pavimentos, enquanto o térreo é ocupado por um negócio. Uma sucessão fragmentada de ambientes se transforma em um espaço fluido e mutável para que cada habitante ocupe seu lugar segundo as necessidades desta família.

© Milena Villalba
© Milena Villalba

"(...) quando abrimos uma porta, transformamos os lugares de uma forma muito má. Nós limitamos a sua extensão total e introduzimos uma violação imprudente pela força de más proporções. Pensando melhor, não há nada mais feio do que uma porta aberta. Na sala onde está, introduz uma espécie de quebra, como um parasita marginal que quebra a unidade do espaço. Na sala ao lado, cria-se um desnível, uma estúpida fenda aberta, perdida em um pedaço de parede que teria preferido ficar inteira. Em ambos os casos, o espaço é perturbado sem nenhuma compensação do que a licença de circulação, que pode, no entanto, ser garantida por outros procedimentos. A porta deslizante, por outro lado, evita as armadilhas e amplia o espaço. Sem modificar o seu equilíbrio, permite a sua metamorfose. Quando é aberta, dois lugares comunicam um com o outro sem se ofenderem um ao outro. Quando fecha, devolve a cada um a sua integridade. O compartilhamento e a reunião são realizadas sem intrusão. "(Texto extraído de The elegance of the hedgehog. Muriel Barbery).

© Milena Villalba
© Milena Villalba
Corte
Corte
© Milena Villalba
© Milena Villalba

A implantação da escada marca a chegada a um espaço comum através do qual se articula a hierarquia dos ambientes da casa, permitindo manter a independência entre ambos. Um deles funciona como residência dos pais e outro ambiente independente para o uso dos filhos, com espaços de reunião entre ambos. O interior dos ambientes se esvazia para conseguir uma concatenação mais livre da sequência de espaços. As paredes perimetrais se transformam em paredes equipadas. Estas são alongadas e "escavadas" para formar nichos, abrigar armazenamento, estantes e instalações, de modo que concentram os serviços e liberam o resto do espaço.

© Milena Villalba
© Milena Villalba
© Milena Villalba
© Milena Villalba

O volume que aparece ao redor do pátio se reconstrói mantendo a volumetria original do edifício e recorrendo a soluções construtivas a seco. As aberturas criadas neste envoltório buscam fazer com que o pátio esteja implicado no dia a dia e que demarque as vistas da paisagem. Ao lançar um olhar, recortado da parede, a partir de um local protegido, coberto, a paisagem ganha em profundidade, tornando-se quase o espaço de uma pintura.

© Milena Villalba
© Milena Villalba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa C11 / Anna Solaz - Estudi d'Arquitectura" [Casa C11 / Anna Solaz - Estudi d'Arquitectura] 23 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/936041/casa-c11-anna-solaz-estudi-darquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.