Casa da Palmeira / Prado Arquitectos

Casa da Palmeira / Prado Arquitectos

© Cristóbal Caro© Cristóbal Caro© Cristóbal Caro© Cristóbal Caro+ 17

Concepción, Chile
  • Arquitetos: Prado Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  377
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo Fotografias:  Cristóbal Caro
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Añihue, Duomo, GRAPHISOFT, Indalum, Ladrillos Princesa, Volcan
  • Arquiteto Responsável:Tomas Prado
  • Equipe De Projeto:Raúl Espinoza
  • Engenharia:JMS Ingenieros Consultores Ltda.
  • Construção:Juan Pablo Grau
  • Colaboradores:Katia González
  • Cidade:Concepción
  • País:Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Cristóbal Caro
© Cristóbal Caro

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência é resultado da encomenda de um casal com dois filhos, que possui um terreno de 596,8 m2 localizado em uma área residencial consolidada de Pedro de Valdivia, Concepción. A família considerou a demolição da casa existente e a preservação da vegetação presente no terreno, sobretudo de uma palmeira de sete metros de altura, situada no centro do lote que, posteriormente, veio a determinar a forma de projetar a residência. Esta foi desenvolvida principalmente a partir de dois volumes de um e dois pavimentos, recuados em relação à rua, que configuram uma fachada mais hermética frente ao espaço público, procurando maior privacidade e, por outro lado, uma maior abertura para o interior e as atividades puramente familiares. 

© Cristóbal Caro
© Cristóbal Caro
Cortes
Cortes
© Cristóbal Caro
© Cristóbal Caro

Como partido geral, a proposta se expressa por meio da simplicidade em dois grandes aspectos. O primeiro é o pátio interno, abrigado e protegido, no qual se encontra a palmeira do terreno, que fornece vitalidade e transforma esse ambiente no coração da casa graças a sua singularidade. Neste pátio é possível apreciar e controlar visualmente todas as atividades desenvolvidas na casa e seus diversos usos: salas de estar e jantar, cozinha e serviços, por um lado; e estar familiar e dormitórios, por outro. O outro aspecto diz respeito à implantação da obra no terreno, isto é, sua distribuição em duas grandes áreas ou volumes: uma pública, que corresponde aos acessos, serviços e sala de jantar; e outra mais íntima e resguardada, no interior da construção, que conta com o estar familiar e a churrasqueira, no primeiro pavimento, e três dormitórios e serviços no segundo. Ambos os setores se conectam por um corredor coberto e fechado, mas com visão panorâmica, de 13 metros de comprimento que evidencia em seu percurso as atividades familiares, tanto internas quanto externas.

© Cristóbal Caro
© Cristóbal Caro
© Cristóbal Caro
© Cristóbal Caro

Apesar da vedação do volume de acesso à rua e, portanto, à orientação norte, este apresenta uma claraboia na parte superior que ilumina as áreas comuns e de permanência. Da mesma forma, como o segundo bloco é proposto em dois níveis, os dormitórios do pavimento superior têm boa vista e iluminação durante grande parte do dia. A construção foi pensada a partir de critérios estruturais simples como o concreto armado no primeiro pavimento, e uma estrutura leve de aço no segundo, com materiais e texturas pétreos e sóbrios, capazes de serem incorporados adequadamente, sem maiores pretensões em seu contexto residencial de residências de um ou dois pavimentos e tipologias construtivas convencionais.

© Cristóbal Caro
© Cristóbal Caro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa da Palmeira / Prado Arquitectos" [Casa de la Palmera / Prado Arquitectos] 23 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/935702/casa-da-palmeira-prado-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.