Creche e Escola Waldorf / MONO Architekten

Creche e Escola Waldorf / MONO Architekten - Fotografia de Interiores, JardimCreche e Escola Waldorf / MONO Architekten - Fotografia de Exterior, Fachada, JardimCreche e Escola Waldorf / MONO Architekten - Fotografia de Interiores, Cozinha, MadeiraCreche e Escola Waldorf / MONO Architekten - Fotografia de ExteriorCreche e Escola Waldorf / MONO Architekten - Mais Imagens+ 19

  • Equipe De Projeto: Jonas Greubel, Daniel Schilp, André Schmidt, Matteo Pelagatti
  • Clientes: Escola Waldorf de Prenzlauer Berg
  • Cidade: Berlim
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações
Creche e Escola Waldorf / MONO Architekten - Fotografia de Interiores, Jardim
© Gregor Schmidt

Descrição enviada pela equipe de projeto. A escola Waldorf, em Prenzlauer Berg, está localizada em um terreno com um posicionamento urbano único, entre estruturas socialistas pré-fabricadas, blocos de estilo Wilhelminiano, e as áreas verdes do cemitério judeu. O edifício da escola, um edifício pré-fabricado de 5 pavimentos da década de 1970, passou recentemente por um processo de revitalização.

Creche e Escola Waldorf / MONO Architekten - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto, Porta
© Gregor Schmidt

A creche, centro de atendimento após as aulas, e as demais ampliações da escola foram projetadas em um estilo completamente diferente do existente. O novo centro foi posicionado no pátio da escola, estendendo-se em direção ao pavilhão esportivo, proporcionando a escola uma reintegração à rua, a partir de uma implantação limpa. Os volumes e os vazios criam diferentes áreas externas para os mais variados usos. Os edifícios receberam telhados verdes inclinados em direções diferentes, e revestimentos das fachadas em madeira, uma verdadeira impressão escultural.

Creche e Escola Waldorf / MONO Architekten - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira
© Gregor Schmidt

A zona de acesso central se prolonga desde a escada existente até o térreo recém-construído, acompanhada por uma parede maciça de barro. Lounges, vestiários, etc., e várias saídas ao ar livre se alternam. As salas para grupos ficam atrás do muro de barro, em um platô acima dos vestiários, com vista para as copas das árvores circundantes. O objetivo foi utilizar materiais de construção naturais e renováveis seguindo o conceito educacional da escola Waldorf. Com o tema “escola constrói escola”, a maior parte do trabalho de construção foi realizada pela Escola Knobelsdorff.

Creche e Escola Waldorf / MONO Architekten - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira
© Gregor Schmidt
Axonométrica
Creche e Escola Waldorf / MONO Architekten - Fotografia de Interiores, Madeira
© Gregor Schmidt

A coloração foi criada a partir dos tons naturais da maioria dos materiais não tratados. Rebocos de argila coloridos, pisos de madeira, e aquecimento integrados às paredes externas de argila criam uma atmosfera agradável no interior, garantindo um clima interno saudável. A edificação foi construída com uma estrutura de madeira com forro de celulose, enquanto as paredes externas foram preenchidas com palha de construção, e rebocadas com argila. A fachada é revestida de tábuas de madeira de lariço vertical de tamanhos diferentes. O calor do complexo é usado como fonte de energia, alimentando as paredes e o aquecimento subterrâneo. Os sistemas de exaustão descentralizados nos vestiários apoiam o conceito de ventilação manual.

Creche e Escola Waldorf / MONO Architekten - Fotografia de Exterior
© Gregor Schmidt

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Prenzlauer Berg, Berlim, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Creche e Escola Waldorf / MONO Architekten" [After-School Care Centre Waldorf School / MONO Architekten] 18 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/935636/creche-e-escola-waldorf-mono-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.