Casa Santuário / Feldman Architecture

Casa Santuário / Feldman Architecture - Fotografia de Exterior, Jardim, AidoCasa Santuário / Feldman Architecture - Fotografia de Interiores, ConcretoCasa Santuário / Feldman Architecture - Fotografia de Exterior, EscadaCasa Santuário / Feldman Architecture - Fotografia de Interiores, VidroCasa Santuário / Feldman Architecture - Mais Imagens+ 20

Palo Alto, Estados Unidos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  140
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joe Fletcher
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  A Pellizzari Concrete, Goldengate Door, Grohe, InSinkErator, Kohler, Miele, Mueller Nicholls, NEWPORT BRASS, Neolith, Rocky Mountain Hardware, Toto, VELUX Commercial, VG Alaskan, Victoria & Albert, West Coast Architectural
  • Arquitetos Paisagistas: Ground Studio
  • Construtor: Baywest Builders
  • Engenharia Estrutural: Strandberg Engineering
  • Engenharia Civil: BKF Engineers 
  • Engenharia Geotérmica: Romig Engineers Inc 
  • Arborista : Urban Tree Management 
  • Cidade: Palo Alto
Mais informaçõesMenos informações
Casa Santuário / Feldman Architecture - Fotografia de Interiores, Concreto
© Joe Fletcher

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os clientes da Casa Santuário estavam em busca de um novo lar em Palo Alto, menor, mais simples e mais prático. Os filhos jovens haviam acabado de sair de casa e não demoraria muito para que eles pudessem se aposentar. Eles compraram esta pequena propriedade no condado de Santa Clara, Califórnia, onde antes havia uma velha cerca de madeira cercando o jardim e uma antiga casa fechando a rua. Parecia exatamente o que eles estavam procurando. Entretanto, para a surpresa deles, atrás desta aparência tosca e envelhecida havia um amplo e exuberante jardim. Um pequeno oásis urbano que fez com que eles mudassem todos os seus planos. Eles decidiram deixar de lado o projeto de uma nova casa para focar naquele suntuoso jardim.

Casa Santuário / Feldman Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Joe Fletcher

Um dos principais motivos pelos quais os clientes decidiram comprar esta antiga propriedade foi a sua proximidade com o centro de Palo Alto, confortavelmente acessível a pé ou de bicicleta. Por outro lado, eles se apaixonaram pelo exuberante jardim e por isso, a nova casa deveria ter uma área de projeção reduzida e consequentemente, a inclusão de um segundo pavimento que inicialmente, não era exatamente o que eles estavam procurando. Mas o jardim era sem dúvida mais importante que uma casa térrea. Suas características rústicas e até certo ponto, descuidadas, era exatamente o que mais os interessava. O enorme potencial desta pequena floresta para um futuro projeto de arquitetura parecia bastante óbvio. Por isso eles decidiram chamar uma equipe de especialistas em paisagismo. Os arquitetos do Ground Studio foram os escolhidos para ajudá-los a tirar o máximo proveito deste jardim indomável; mantendo boa parte de sua espontaneidade e serenidade, adicionando alguns pequenos detalhes de modo a fazer a mediação entre a natureza selvagem do jardim e o ambiente controlado da arquitetura. Através da equipe do Ground Studio, os clientes acabaram conhecendo o trabalho da Feldman Architecture, dando início ao projeto de uma casa moderna e de linhas simples, a qual operaria como um pano de fundo para o jardim, um elemento complementar à principal característica desta propriedade: a sua exuberante natureza.

Casa Santuário / Feldman Architecture - Fotografia de Exterior, Madeira, Jardim, Concreto
© Joe Fletcher
Implantação
Casa Santuário / Feldman Architecture - Fotografia de Interiores, Concreto
© Joe Fletcher

A casa foi implantada recuada da rua, ressaltando a silhueta do carvalho centenário que brota sobre a parte lateral do jardim. De forma a acolher os visitantes, um extenso beiral avança sobre o hall exterior à sombra do imenso carvalho. A partir do hall de entrada, o programa da casa encontra-se intercalado por uma sucessão de pequenos jardins. Cada espaço interior foi concebido de forma correspondente às características paisagísticas específicas, permitindo uma perfeita sintonia entre arquitetura e paisagem.

Casa Santuário / Feldman Architecture - Fotografia de Interiores, Concreto
© Joe Fletcher
Casa Santuário / Feldman Architecture - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira
© Joe Fletcher

A estrutura da casa encontra-se elevada do terreno, pousando suavemente sobre uma série de palafitas. Este artifício permite a construção de um diálogo franco entre arquitetura e paisagem, preservando as árvores existentes e protegendo as raízes tabulares. A laje de piso projeta-se além da área coberta do edifício, espalhando-se pelo jardim para desfocar os limites entre interior e exterior e, ao mesmo tempo, separar o edifício do chão. Até o acesso à garagem foi construída sob pilotis para minimizar o impacto nas raízes do carvalho centenário. Ao expandir a área de piso pelo terreno, a arquitetura do edifício proporciona uma série de espaços flexíveis onde os clientes podem receber e acolher a família em constante expansão.

Casa Santuário / Feldman Architecture - Fotografia de Exterior, Escada, Jardim
© Joe Fletcher
Casa Santuário / Feldman Architecture - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira, Cama
© Joe Fletcher

Três pavilhões acolhem o programa da casa e o diluem em toda a profundidade do terreno. Um pequeno apartamento independente foi construído no segundo pavimento para ser alugado. No espaço térreo, uma série de muros de concreto aparente servem como elementos organizadores do programa da casa, separando os espaços coletivos e íntimos. A paleta de materiais é bastante honesta e despretensiosa, composta por materiais simples, concreto aparente e madeira de cedro amarelo. A Casa Santuário foi concebida como uma estrutura moderna e sensível que exalta a paisagem e procura construir relações diretas entre o ambiente natural e domiciliar. O projeto incorpora uma série de pátios ocultos, convidando os visitantes a explorar e se deslumbrar com este oásis urbano que tanto cativa os clientes deste aquele primeiro encontro.

Casa Santuário / Feldman Architecture - Fotografia de Interiores, Vidro
© Joe Fletcher

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Santuário / Feldman Architecture" [The Sanctuary House / Feldman Architecture] 16 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/935309/casa-santuario-feldman-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.