Casa VITR / Archetonic

Casa VITR / Archetonic - Fotografia de Exterior, ConcretoCasa VITR / Archetonic - Fotografia de Exterior, ConcretoCasa VITR / Archetonic - Fotografia de Exterior, VidroCasa VITR / Archetonic - Fotografia de Interiores, VidroCasa VITR / Archetonic - Mais Imagens+ 27

Cidade do México, México
  • Arquitetos: Archetonic
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rafael Gamo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bauhaus, Blend Design, Blu Dot, Dejate Querer, ESRAWE, Rodrigo Garagarza, Vitra
  • Arquitetos Responsáveis: Jacobo Micha Mizrahi, Jaime Micha Balas
  • Colaboradores: Ernesto Rossell, Jessica Steiner Durán, Alan Pacheco
  • Cidade: Cidade do México
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa VITR / Archetonic - Fotografia de Exterior, Concreto
© Rafael Gamo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto nasceu da intervenção de uma construção preexistente localizada na Cidade do México, transformando-a em uma casa-ateliê, com as estruturas marcadas, e o olhar atento para a edificação existente. A solução projetual faz uso de uma estrutura habitacional abandonada, e a transforma em um projeto que se integra ao seu ambiente natural exuberante e imediato, rompendo com a hegemonia dos muros altos posteriores, que ocultam as casas vizinhas, para estabelecer um diálogo coerente que transcende as limitações físicas do projeto. Variações na profundidade dos planos oferecem ao ambiente uma fachada viva, onde a atividade do interior é adivinhada, graças aos filtros visuais que conferem intimidade ao interior do projeto.

Casa VITR / Archetonic - Fotografia de Exterior, Concreto
© Rafael Gamo
Planta
Casa VITR / Archetonic - Fotografia de Exterior, Concreto
© Rafael Gamo

A dualidade entre interior e exterior rompe a rotina de seu contexto, oferecendo uma tela de texturas onde granitos maciços e concretos dão lugar à leveza do metal e à suavidade dos tecidos plásticos. Para o exterior, a casa é reservada, enquanto por dentro se abre sutilmente, expondo-se e equilibrando volumes inseridos no território. A troca de planos e materiais é realizada no interior, permitindo a versatilidade dos espaços, através do movimento de painéis deslizantes de longa distância e lambris formados por ripas de madeira, que contrastam no calor e complexidade, com a sobriedade dos revestimentos de pedra e o concreto aparente dos fechamentos. Uma nova escada, resolvida com base nas ripas metálicas que se desenrolam, reativa o espaço em que a antiga casa estava localizada, dando a oportunidade de buscar a ressignificação da experiência das circulações, como uma experiência de caráter escultórico.

Casa VITR / Archetonic - Fotografia de Exterior, Vidro
© Rafael Gamo
Corte
Casa VITR / Archetonic - Fotografia de Interiores, Vidro
© Rafael Gamo

O pátio de acesso à residência define os limites da construção, junto aos espelhos de água e a vegetação, orientam o percurso sob uma cobertura grande e suspensa. O programa foi disposto em torno da planta da residência, proporcionando uma condição privilegiada para o estúdio de jardinagem. Os espaços habitáveis ​​do primeiro pavimento possuem terraços e vistas para o exterior, entre e através de uma fachada conformada por um tecido de cabos plásticos, que mimetizam e se integram com a vegetação dos territórios existentes. As janelas e terraços permitem a ventilação ideal, iluminação e contextualização do exterior para o interior. No segundo pavimento, o projeto proporciona uma vista acima de si mesmo e para o horizonte arbóreo, a partir de um jardim no telhado, elevando a introspecção, a frequência e a pertinência a um plano superior de si mesmo. O VITR é um projeto sóbrio, que brinca com as linhas, volumes e materiais, tirando proveito do contexto natural, e concluindo em uma obra que adota o moderno para transformar o contemporâneo.

Casa VITR / Archetonic - Fotografia de Exterior, Jardim, Aido
© Rafael Gamo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa VITR / Archetonic" [Casa VITR / Archetonic] 12 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/935289/casa-vitr-archetonic> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.