Residência Peak / OMCM arquitectos

Residência Peak / OMCM arquitectos

© Leonardo Méndez© Leonardo Méndez© Leonardo Méndez© Leonardo Méndez+ 29

San Bernardino, Paraguai
  • Arquitetos: OMCM arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  513
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo Fotografias:  Leonardo Méndez
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Deca, GE Lighting, Portobello, Adobe, AutoDesk, Blindex, Chaos Group, Dellano, Denvermanta, Eglo, FV, Fumagalli, Hafele, IPS, Iguazu, Imola, Isomat, Lumion, Motobomba DAM, Piedras, +5
  • Arquitetos Responsáveis:Matías Ortiz, Ma. Paz Chamorro
  • Equipe De Projeto:Fabiana Ibáñez, Marcelo Ramírez, Paloma Rodríguez, María José Oddone
  • Paisagismo:Areté
Mais informaçõesMenos informações
© Leonardo Méndez
© Leonardo Méndez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Entre as pedras e a água. Um terreno localizado na cordilheira de Los Altos, percorrendo geograficamente a cidade de San Bernardino, com vistas românticas do pôr-do-sol sobre o famoso lago Ypacaraí, que se tornou o cenário histórico para o veraneio de muitos paraguaios, é o lugar onde fomos convocados a projetar uma casa de finais de semana para desfrutar com a família e os amigos. Da topografia áspera e rochas, o lugar pitoresco e íngreme sugeria a ideia de implementar o programa de forma a gerar uma sucessão gradual de terraços que permitem aos usuários apreciar a paisagem de diferentes perspectivas e horários do dia.

© Leonardo Méndez
© Leonardo Méndez
Corte
Corte
© Leonardo Méndez
© Leonardo Méndez

Dentro dessa lógica, e de acordo com a ordem hierárquica dos ambientes de uma casa, decidimos organizá-la em três volumes sobrepostos e deslocados; onde a garagem e a área de serviço estavam localizados no setor mais baixo do terreno, servindo como uma expansão para o volume social, que se abre para a paisagem e integra questões relacionadas a estar, sala de jantar e cozinha gourmet em uma única galeria. No terceiro nível, o volume íntimo abriga três dormitórios com suíte e uma varanda linear que amortece a incidência do sol da tarde. Como fechamento superior e colchão térmico dos dormitórios, foi erguido um terraço panorâmico que permite desfrutar ainda mais a exuberância do verde e a paisagem do lago sob o sol poente.

© Leonardo Méndez
© Leonardo Méndez
Planta
Planta
© Leonardo Méndez
© Leonardo Méndez

Do papel à obra, a chave no material. Inicialmente projetada em tijolos cerâmicos sobre estrutura de concreto armado, essa residência passou por uma escavação antes e depois dada por um regulamento interno do condomínio que limita a altura edificável em relação à frente de cada lote, para garantir os pontos de vista para aqueles que estão sucessivamente atrás. Essa tarefa complexa e desafiadora foi responsável por ter descoberto a colina, removendo um grande número de pedras que, longe de serem consideradas destroços a serem removidos, se tornaram nossa matéria-prima aliada para qualquer recinto que não fosse de vidro e qualquer ideia que pudesse ser realizada a partir de martelos, alavancas e um pouco de criatividade. Dessa forma, conseguimos otimizar o uso da pedra do local e, assim, compensar o desgaste de energia e os custos excedentes na compra e transferência de materiais diferentes. Finalmente, o projeto ganhou sua própria identidade ao ser harmoniosamente fundido com o local e a paisagem, por sua vez, para atender funcionalmente aos requisitos de uma interessante casa de finais de semana.

© Leonardo Méndez
© Leonardo Méndez
Axonométrica
Axonométrica
© Leonardo Méndez
© Leonardo Méndez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Peak / OMCM arquitectos" [Casa Peak / OMCM arquitectos] 17 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/935287/residencia-peak-omcm-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.