Apartamento IPO / Marina Portolano + Flavia Torres Arquitetura

Apartamento IPO / Marina Portolano + Flavia Torres Arquitetura

© Maíra Acayaba© Maíra Acayaba© Maíra Acayaba© Maíra Acayaba+ 25

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo Fotografias:  Maíra Acayaba
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: AutoDesk, Baraúna, Brasipiso, Carbono, Cubas de Inox, Deca Easy, Decorart, Estúdio Bola, Google, Le Grand, Ovo, Projeto de pedra, REKA, Suvinil
  • Arquitetos Responsáveis:Marina Portolano, Flavia Torres, Laura Peters, Laura Pappalardo
  • Cidade:Vila Ipojuca
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

Descrição enviada pela equipe de projeto. Para abrigar a vida dos novos moradores, alterações de layout precisas foram sugeridas: aumentar e melhorar a sala de estar, repensar o uso da área externa e reorganizar as áreas de serviço e cozinha.

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba
Isométrica
Isométrica
© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

Além disso, a escolha da materialidade do ambiente foi outra frente fundamental para criar um espaço sensível ao uso diário dos moradores. A investigação por poucos materiais que valorizassem o uso de cada um dos espaços e promovessem, ao mesmo tempo, uma unidade de linguagem nos levou a escolher a madeira para elementos verticais, como estantes e armários, e o cimento queimado como elemento horizontal, no piso.  

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

Outro material que gera um marco visual importante no ambiente é o uso do mármore, pontualmente, na bancada da cozinha. A bancada dialoga com a sala, mas seu uso está voltado para a cozinha, facilitando uma conexão generosa entre esses dois ambientes, sem deixar de delimitar cada espacialidade.  

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

O hall de entrada recebeu simples intervenção com pintura verde na escada e no guarda-corpo, que já eram existentes, e na parede adjacente a eles, mesclando-os em uma só unidade. 

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

Valorizar a relação dos moradores com a área externa foi outra proposta fundamental ao projeto. O piso em deck de madeira e a escolha de mobiliários que promovem a qualidade da permanência na área externa buscam incluir o seu uso no cotidiano e valorizar a vista do entorno.

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vila Ipojuca, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento IPO / Marina Portolano + Flavia Torres Arquitetura" 10 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/935284/apartamento-ipo-marina-portolano-plus-flavia-torres-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.