Apartamento FLO / Marina Portolano Arquitetura + Flavia Torres Arquitetura

Apartamento FLO / Marina Portolano Arquitetura + Flavia Torres Arquitetura

© Maíra Acayaba© Maíra Acayaba© Maíra Acayaba© Maíra Acayaba+ 30

Vila Ipojuca, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo Fotografias:  Maíra Acayaba
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: AutoDesk, Baraúna, Cia das Telhas, Deca izy, Decorart, Estúdio Bola, FRANKE, Firgal, Ovo, Projeto de pedra, REKA, Teto Móveis, Trimble
  • Arquitetas Responsáveis:Marina Portolano, Flavia Torres, Laura Peters, Laura Pappalardo
  • Cidade:Vila Ipojuca
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento encontrava-se em uma situação privilegiada: no único andar do prédio onde cada unidade possuía um jardim na sua área externa. Uma premissa fundamental era, portanto, valorizar a conexão com o exterior.

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

Uma forma de explorar essa situação foi fazer com que o jardim entrasse dentro deste apartamento-casa. Para tanto, foi proposto, no hall de entrada, um jardim sob a escada que dialoga com o a área externa adjacente a ele. O revestimento do piso ali é feito em tijolo cru. O mesmo material é também encontrado no terraço externo a sala de estar. Mescla-se, portanto, o dentro e o fora. No deck externo foi também proposto um pergolado em estrutura metálica e madeira que promove o sombreamento para o uso em dias ensolarados e possibilita a permanência externa mesmo em dias de chuva, com uma mesa para almoços compartilhados.

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

O projeto buscou criar uma linguagem que conectasse as áreas comuns do apartamento a partir do uso dos materiais. Para promover essa relação espacial escolhemos o ripado em madeira, aplicado no hall de entrada onde promove a sensação aconchegante de se chegar em casa e em um armário linear entre sala de estar, cozinha e área de serviço - que conecta e equipa esses ambientes com armários para armazenamento e infraestruturas necessárias.

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba
Planta Pavimento Inferior
Planta Pavimento Inferior
© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

No segundo andar encontram-se os quartos: do casal e do bebê, além de um pequeno escritório. Para cada ambiente peças especiais em marcenaria foram desenhadas com o objetivo de comportar, da forma mais adequada possível, a vida de cada morador.

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento FLO / Marina Portolano Arquitetura + Flavia Torres Arquitetura" 09 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/935147/apartamento-flo-marina-portolano-arquitetura-plus-flavia-torres-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.