‘t Atelier / dmvA

‘t Atelier / dmvA - Fotografia de Interiores‘t Atelier / dmvA - Fotografia de Exterior, Fachada, Tijolo, Porta‘t Atelier / dmvA - Fotografia de Exterior, Fachada, Porta, Tijolo‘t Atelier / dmvA - Fotografia de Exterior, Vidro, Tijolo, Concreto‘t Atelier / dmvA - Mais Imagens+ 16

Mechelen, Bélgica
  • Arquitetos: dmvA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  408
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Johnny Umans
  • Arquitetos Responsáveis: David Driesen, Tom Verschueren, Nandi Degrave
  • Clientes: ‘t Atelier vzw
  • Engenharia : UTIL Struktuurstudies
  • Cidade: Mechelen
  • País: Bélgica
Mais informaçõesMenos informações
‘t Atelier / dmvA - Fotografia de Exterior, Fachada, Tijolo, Porta
© Johnny Umans

t Atelier é uma empresa social em Mechelen (Bélgica) que emprega pessoas que não encontram empregos facilmente no mercado de trabalho regular. Consiste em uma oficina de bicicletas e uma marcenaria e está situado em um terreno onde residem o Centro Público de Bem-Estar Social e o Centro da Juventude de Mechelen. Como a oficina de bicicletas estava estourando, eles decidiram comprar uma casa vizinha, de forma que a casa existente e o espaço de trabalho na parte de trás formam um lote em forma de L, cercado por jardins, marcenaria e um centro de reuniões.

‘t Atelier / dmvA - Fotografia de Exterior, Fachada, Porta, Tijolo
© Johnny Umans

Como o novo edifício está localizado na entrada da movimentada área interna, os arquitetos do dmvA trabalharam em um desenho que se envolva em um diálogo com a rua e a passagem pública e, ao mesmo tempo, se conecte visualmente às fachadas das casas vizinhas. A base do edifício é uma estrutura de concreto, com pilares e lajes, baseados na casa Dom-Ino de Le Corbusier. Todas as partes técnicas das instalações, como os conduítes e cabos elétricos, o aquecimento de piso e a ventilação mecânica, foram incorporados às lajes de concreto. A estrutura do edifício é preenchida por uma combinação lúdica de vidro e marcenaria, mostrando as habilidades da oficina. A loja de bicicletas foi instalada no térreo, com a oficina na parte de trás. No primeiro andar, há um espaço para escritório e, no segundo nível, salas de reunião.

‘t Atelier / dmvA - Fotografia de Exterior, Vidro, Tijolo, Concreto
© Johnny Umans
Planta - Pavimento Térreo
‘t Atelier / dmvA - Fotografia de Interiores
© Johnny Umans

O novo prédio é o primeiro passo no desenvolvimento de uma rede de novos investimentos em uma área próxima a um dos distritos mais pobres de Flandres. Esse é um incentivo extra para o governo investir mais no bairro, depois de todos os esforços feitos pelo Atelier. A área vizinha do local será ampliada com 300 casas e, portanto, possui muitos potenciais. A participação foi um dos maiores pilares do projeto socialmente engajado. Vinte anos atrás, a dmvA foi uma das primeiras a acreditar na proposta do ‘t Atelier e usou vários elementos de marcenaria em seus projetos. A partir disso, um vínculo de confiança se originou entre o arquiteto e o cliente e resultou em várias colaborações. Para o novo edifício, a dmvA também desejou colaborar intensamente com as pessoas da marcenaria, com o objetivo de destacar a capacidade dos marceneiros construindo seu próprio edifício. Toda a marcenaria, do interior ao exterior, foi desenvolvida em madeira e projetada de forma a poder ser executada pelo próprio ateliê. A flexibilidade da estrutura de concreto do edifício facilitou a vedação em elementos de madeira. Isso resultou em um fantástico processo de trabalho entre o cliente e o arquiteto, ambos buscando um resultado de alta qualidade. O orgulho dos trabalhadores do ‘t Atelier  foi a cereja no topo.

‘t Atelier / dmvA - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira, Corrimão
© Johnny Umans

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Mechelen, Bélgica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "‘t Atelier / dmvA" [‘t Atelier / dmvA] 12 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/935129/t-atelier-dmva> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.