TJR – Moradia Oficina / MasConceptual

TJR – Moradia Oficina / MasConceptual - Fotografia de Exterior, Jardim, FachadaTJR – Moradia Oficina / MasConceptual - Fotografia de Interiores, ConcretoTJR – Moradia Oficina / MasConceptual - Fotografia de ExteriorTJR – Moradia Oficina / MasConceptual - Fotografia de ExteriorTJR – Moradia Oficina / MasConceptual - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: MasConceptual
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  219
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ariston, AutoDesk, REHAU, Rotoplas, Trimble Navigation, Tromen
Mais informaçõesMenos informações
TJR – Moradia Oficina / MasConceptual - Fotografia de Exterior, Jardim, Fachada
© Maia Astrid Croizet

Descrição enviada pela equipe de projeto. Entendemos a arquitetura como uma resposta lógica, simples e eficaz a seu entorno natural e cultural. Procuramos a partir de um estudo sensível, dar solução com um desenho que se adapte ao contexto resistindo ao passar do tempo e atingindo um menor consumo de recursos no seu ciclo de vida.

Um casal de jovens artistas locais, com uma filha e outro a caminho, amantes da natureza e gastronomia, busca construir uma casa nas aforas da cidade com uma oficina onde possam trabalhar, atender alunos e receber gente.

TJR – Moradia Oficina / MasConceptual - Fotografia de Interiores, Concreto
© Maia Astrid Croizet

Um terreno localizado num bairro com casas isoladas, caracterizado por um conjunto de árvores velhas, nos arredores da cidade de Luján. Com uma particularidade, a linha divisa sudeste de onde chegam as principais chuvas e ventos da zona, encontra-se constituído por um “muro vegetal natural” formado por “casuarinas” de grande porte.

Resposta ao entorno natural

Um casco de chapa ondulado protege a vida cotidiana da família. A forma do casco e seu livre escorrimento simplificam a resposta ao entorno. Sua fachada sudeste, baixo a fileira de casuarinas procura ser o mais impermeável possível. A fachada noroeste se rompe formando distintos pátios, na procura da luz e conexão com o terreiro.

TJR – Moradia Oficina / MasConceptual - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Maia Astrid Croizet
Planta
TJR – Moradia Oficina / MasConceptual - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira
© Maia Astrid Croizet

O tipo de superfície e a colocação em sentido vertical da chapa pré-pintada ajudam a evitar qualquer acumulo de sujeira, a diferença de outros materiais. Sua cor melhora o envelhecimento e possui uma menor amplitude térmica que o resto de cores do mercado. Os muros, no sentido oposto às pendentes, de maior espessura e com um revoque antitérmico, ficaram protegidos pelo aleiro da cobertura.

Resposta ao entorno cultural

O sistema construtivo simples e tradicional, com a incorporação do revestimento, permitiu, principalmente, um maior isolamento térmico. Logrando uma construção de aparência e textura “sólida”, respeitando a peculiaridade local que não aceita outros métodos.

TJR – Moradia Oficina / MasConceptual - Fotografia de Interiores
© Maia Astrid Croizet

A oficina, espaço de produção e aulas, está localizada na frente, junto à garagem, ligadas à casa, porém respeitando a sua privacidade. Uma circulação exterior lateral, oposta ao setor privado, funciona como um acesso “social” para visitas e de serviço, unindo o frente com os quintais da residência, galeria e piscina.

TJR – Moradia Oficina / MasConceptual - Fotografia de Exterior, Jardim
© Maia Astrid Croizet

TJR – Moradia Oficina / MasConceptual - Fotografia de Exterior
© Maia Astrid Croizet

A cozinha ocupa um lugar central no projeto como na vida de nossos clientes. Um quintal de contemplação e luz ilumina e acompanha o uso cotidiano de todo o espaço público. A galeria completa o uso social e ao mesmo tempo protege a vivenda.

Por segurança, privacidade e manutenção, decidimos colocar estrategicamente as aberturas de maior tamanho somente no espaço publico e conectadas aos pátios da vivenda. Deixando o espaço privado mais compacto.

TJR – Moradia Oficina / MasConceptual - Fotografia de Exterior
© Maia Astrid Croizet

Desta maneira, criamos uma casa de simples execução, baixo custo, grande isolamento térmico, baixo nível de desgaste e menor consumo de recursos durante sua vida útil.

Uma arquitetura onde cada decisão de desenho procurou dar resposta ao seu entorno. Uma arquitetura que se adéqua e não se impõe.

TJR – Moradia Oficina / MasConceptual - Fotografia de Exterior
© Maia Astrid Croizet

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "TJR – Moradia Oficina / MasConceptual" [Vivienda taller TJR / MasConceptual] 26 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934893/tjr-nil-moradia-oficina-masconceptual> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.