Villa Vista / Znameni Ctyr Architekti

Villa Vista / Znameni Ctyr Architekti - Fotografia de Interiores, Vidro, VigaVilla Vista / Znameni Ctyr Architekti - Fotografia de Exterior, Escada, FachadaVilla Vista / Znameni Ctyr Architekti - Fotografia de ExteriorVilla Vista / Znameni Ctyr Architekti - Fotografia de Exterior, FachadaVilla Vista / Znameni Ctyr Architekti - Mais Imagens+ 42

Villa Vista / Znameni Ctyr Architekti - Fotografia de Exterior, Escada, Fachada
© Alex Shoots Buildings

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um grande complexo residencial, localizado no bairro tradicional de Hanspaulka, está cercado por um parque histórico, em terrenos inclinados. O próprio jardim, juntamente com vistas panorâmicas do horizonte de Praga, são as principais inspirações para o conceito de projeto. Sua composição volumétrica aparentemente minimalista é formada pelo engenhoso empilhamento de cinco blocos - andares.

Villa Vista / Znameni Ctyr Architekti - Fotografia de Interiores, Vidro, Viga
© Alex Shoots Buildings

O nível mais baixo - entrada e estacionamento - que se estende até o pátio coberto de granito externo é totalmente cortado no terreno. O segundo andar também está parcialmente submerso. É o maior por área útil e forma a base de alvenaria da casa. O espaço principal envidraçado, que está situado nele, é cheio de luz natural e cercado por árvores maduras em todos os lados. Este espaço central também se abre para o nível inferior e superior da casa por meio de duas galerias internas.

Villa Vista / Znameni Ctyr Architekti - Fotografia de Exterior, Jardim
© Alex Shoots Buildings

O átrio no amplo terraço na parte posterior da casa é baseado no mesmo princípio da interconexão visual do quarto pavimento. Acima desse espaço central, totalmente envidraçado, encontra-se uma massa levitando, semelhante a uma escultura, como no segundo andar inferior, parcialmente submerso. Esses dois blocos maciços de proporções equilibradas e janelas de canto horizontais designam o espaço que se abre para o exterior, separado apenas por vidros.

Villa Vista / Znameni Ctyr Architekti - Fotografia de Interiores, Escada, Vidro, Corrimão
© Veronika Raffajova
Planta
Villa Vista / Znameni Ctyr Architekti - Fotografia de Interiores, Escada
© Veronika Raffajova

O uso do tijolo de junta irregular acentua a horizontalidade de toda a composição arquitetônica. O terraço mais alto, com a pequena superestrutura totalmente envidraçada, serve como um mirante, cercado por um jardim com plantas perenes. O conceito de estratificação de volumes sólidos e ocos, geometria simples e submersão no terreno inclinado, direciona todo o conceito de uma mansão de cinco pavimentos.

Villa Vista / Znameni Ctyr Architekti - Fotografia de Interiores, Vidro
© Veronika Raffajova
Villa Vista / Znameni Ctyr Architekti - Fotografia de Interiores
© Veronika Raffajova

A residência não se projeta no jardim, mas se deixa cercar e se interpenetrar pelo jardim. A rua da frente e a parte formal do jardim lembram o estilo geométrico francês, composto por faixas horizontais de plantas perenes e caixas de árvores. Atrás da cobertura encontra-se um espaço de jardim privado projetado no estilo natural do parque inglês.

Villa Vista / Znameni Ctyr Architekti - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Alex Shoots Buildings

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Villa Vista / Znameni Ctyr Architekti" [Villa Vista / Znameni Ctyr Architekti] 13 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934860/villa-vista-znameni-ctyr-architekti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.