Casas Box / Grupo Zegnea

Casas Box / Grupo Zegnea - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, VigaCasas Box / Grupo Zegnea - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, Janela, AidoCasas Box / Grupo Zegnea - Fotografia de Exterior, FachadaCasas Box / Grupo Zegnea - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, UrbanoCasas Box / Grupo Zegnea - Mais Imagens+ 12

Guimarães, Portugal
  • Arquitetos: Grupo Zegnea
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  892
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:João Morgado
  • Arquitetos Responsáveis: Hugo Lobo, Eugénio Ribeiro
  • Equipe De Projeto: António Póvoas, Diogo Rodrigues, Mariana Rodrigues, Duarte Ramos, Sandra Sanroque, Rita Poças
  • Colaboradores: António Póvoas, Diogo Rodrigues, Mariana Rodrigues, Duarte Ramos, Sandra Sanroque, Rita Poças
  • Cidade: Guimarães
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casas Box / Grupo Zegnea - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Urbano
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. Existe uma relação umbilical entre o “problema” e a “solução”, sendo que quanto maior o grau de definição e entendimento do problema maior será a capacidade de validar a sua solução. A produção arquitetónica carece desta estrita relação, da procura adequada da resposta face à especificidade da pergunta.

Casas Box / Grupo Zegnea - Fotografia de Exterior, Fachada
© João Morgado

O objetivo passava então por desenvolver um produto, simples, apelativo, confortável, que respondesse às necessidades do mercado, respeitando um modo de “habitar” contemporâneo e que os custos associados à sua execução se ajustassem à realidade.

Casas Box / Grupo Zegnea - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© João Morgado
Planta - Primeiro Pavimento
Casas Box / Grupo Zegnea - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© João Morgado

As Casas Box inserem-se num lote de terreno, no centro da cidade de Guimarães, num contexto urbano pautado por habitações unifamiliares. Apesar da “regra” tipológica ser maioritariamente de cariz residencial, na sua envolvente próxima, expressa-se com grande “autoridade” uma unidade fabril, pesada visualmente, com uma enorme massa e frente construída, que de certa forma “sufoca” a sua área circundante.

Casas Box / Grupo Zegnea - Fotografia de Interiores, Janela
© João Morgado

A proposta passa então por tentar “coabitar” de forma “passiva” com a volumetria “autoritária” da unidade fabril, procurando que a implantação das 4 habitações anulasse em certa medida a existência deste corpo, voltando-se para a rua de acesso “secundária”.

Casas Box / Grupo Zegnea - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, Janela, Aido
© João Morgado

O programa das habitações é claro. O primeiro nível é definido por este volume permeável que abriga a entrada pedonal e o aparcamento automóvel, a inserção de um pátio promove o afastamento entre o alpendre e a habitação devolvendo a luz ao interior do lote. No interior, a “planta livre” é pontuada pela existência do volume que agrega as zonas de serviços e de comunicação vertical. O nível superior é definido pela zona de dormitórios composta por uma suite e dois quartos com instalação sanitária partilhada.

Casas Box / Grupo Zegnea - Fotografia de Exterior, Janela
© João Morgado

A simplicidade admitida no tratamento interior é ela própria absorvida e entendida na materialidade exterior, através do recurso a uma volumetria paralelepipédica (caixa), sóbria, pousada de uma forma natural ajustando-se à pendente da rua. As habitações procuram uma força visual na sua própria essência, uma afirmação de lugar e espaço, coabitando.      

Casas Box / Grupo Zegnea - Fotografia de Exterior
© João Morgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casas Box / Grupo Zegnea" 03 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934857/casas-box-grupo-zegnea> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.