Centro de Visitantes Desert X AlUla / KWY.studio

Centro de Visitantes Desert X AlUla / KWY.studio  - Fotografia de ExteriorCentro de Visitantes Desert X AlUla / KWY.studio  - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Fachada, JanelaCentro de Visitantes Desert X AlUla / KWY.studio  - Fotografia de ExteriorCentro de Visitantes Desert X AlUla / KWY.studio  - Fotografia de Exterior, CadeiraCentro de Visitantes Desert X AlUla / KWY.studio  - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: KWY.studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  244
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Colin Robertson
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Abaad Wood Industries, AutoDesk, Corian, Gerflor, Ikea, Jotun, Lucent Lighting, Robert McNeel & Associates, iGuzzini
  • Equipe De Projeto: Ricardo Gomes, Luise Marter, Rebecca Billi, Filipa Crujo, Sara Cálem, Fergus Laidlaw, Ali Talaat, Allegra Zanirato
  • Cliente: Royal Commission for AlUla
  • Gestão: AECOM
  • Contratante: NESMA Public
  • Área Do Pátio Exterior: 189 m²
  • Cidade: Al-Ula
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Visitantes Desert X AlUla / KWY.studio  - Fotografia de Exterior
© Colin Robertson

Descrição enviada pela equipe de projeto. Algumas das estruturas mais predominantes em Al Ula são plantações de tâmaras muradas, geralmente de forma rectangular e com grandes portões axialmente alinhados. Com as copas das palmeiras a espreitar por cima dos muros cor de areia, podemos imaginar sombra refrescante no seu interior um lugar onde se pode descansar da aridez do deserto árido circundante. Não muito longe de Al Ula fica Hegra, o primeiro lugar designado Património Mundial da UNESCO na Arábia Saudita pelos monumentais túmulos escavados na rocha. Os mais significativos são compostos por um eclético conjunto de estilos arquitetónicos de colunas, arcos e cornijas de arenito esculpidos com precisão: exemplos de um desenho apurado e de um incrível trabalho de artesão. O espaço interior é geralmente um simples vazio esculpido na pedra - mas no siq de Meda'in Saleh há um espaço mais complexo e intrigante: um refeitório tradicional, ladeado por três bancos, para a realização de banquetes anuais.

Centro de Visitantes Desert X AlUla / KWY.studio  - Fotografia de Exterior, Cadeira, Mesa
© Colin Robertson
Planta
Centro de Visitantes Desert X AlUla / KWY.studio  - Fotografia de Exterior, Cadeira
© Colin Robertson

O Visitor Centre é um simples edifício quadrangular, cuidadosamente implantado à entrada do Hidden Canyon para receber os visitantes da primeira exposição Desert X Al Ula. Disponibiliza serviços básicos, como um centro de informações e um café, e também um pátio com uma sombra generosa e um terraço exterior. É um lugar para descansar e encontrar abrigo no deserto, com o pátio a proporcionar vistas enquadradas para o céu e para a magnífica paisagem. Os poucos vãos existentes são abertos em localizações precisas permitindo várias perspectivas do deserto e reforçando o contraste entre um espaço de carácter doméstico e a paisagem sem limite: uma expressão da nossa escala e do nosso relacionamento com a natureza.

Centro de Visitantes Desert X AlUla / KWY.studio  - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Fachada, Janela
© Colin Robertson

A abertura circular da cobertura cria uma atmosfera particular no pátio - uma forma perfeita que emoldura as rochas e o céu. As duas entradas no pátio permitem a continuidade visual através das portas enviraçadas do centro de informações e do café: os vãos em cada um desses espaços são um prolongamento dos anteriores, voltando a enquadrar a paisagem do deserto. O momento em que se entra no pátio, aparentemente fechado, é também o momento em que se vê através do edifício – embora a sua escala e profundidade sejam ambíguas, revela-se de imediato a sua clareza funcional e espacial.

Centro de Visitantes Desert X AlUla / KWY.studio  - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Colin Robertson
Cortes
Centro de Visitantes Desert X AlUla / KWY.studio  - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira
© Colin Robertson

A planta do edifício é simétrica e não direcional, com os acessos aos dois principais espaços públicos ​​a partir de cada lado do pátio central; as instalações sanitárias, os espaços para o staff e armazenamento estão localizados na diagonal do canto interior do pátio. A métrica do edifício é constante e regular em todas as dimensões dos seus espaços e aberturas: a malha estrutural é simples e os espaços são de dimensões uniformes, permitindo a reorganização da estrutura numa futura alteração de uso.

Centro de Visitantes Desert X AlUla / KWY.studio  - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Colin Robertson

O Visitor Centre do Desert X Al Ula é uma estrutura modesta, projetada e construída num curto espaço de tempo com materiais maioritariamente locais, inspirada em duas referências da região: o arquétipo de um jardim murado, expresso na geometria simétrica, regular e de aparência fechada, e na clareza da sua construção, onde os espaços parecem ser esculpidos a partir um sólido através de simples operações de subtração. O Visitor Centre está aberto: os visitantes da exposição e da paisagem completam a experiência.

Centro de Visitantes Desert X AlUla / KWY.studio  - Fotografia de Exterior
© Colin Robertson

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Al Ula, Arábia Saudita

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Visitantes Desert X AlUla / KWY.studio " 02 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934646/centro-de-visitantes-desert-x-alula-kwtudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.