Residência em Gakuenmae / Fujiwaramuro Architects

Residência em Gakuenmae / Fujiwaramuro Architects - Imagem 2 de 33Residência em Gakuenmae / Fujiwaramuro Architects - Imagem 3 de 33Residência em Gakuenmae / Fujiwaramuro Architects - Imagem 4 de 33Residência em Gakuenmae / Fujiwaramuro Architects - Imagem 5 de 33Residência em Gakuenmae / Fujiwaramuro Architects - Mais Imagens+ 28

  • Arquitetos: Fujiwaramuro Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  88
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Katsuya Taira
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Friedr. ErFurt &Sohn, Grohe, LIXIL , Novabell, Planet Japan, Seiko Kosan Company Limited
  • Arquitetos Responsáveis: Shintaro Fujiwara, Yoshio Muro
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Residência em Gakuenmae / Fujiwaramuro Architects - Imagem 2 de 33
© Katsuya Taira

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta propriedade no distrito de Gakuenmae, na província de Nara, enfrentava condições difíceis, incluindo um muro de contenção cercando o terreno no norte e sul e uma ladeira íngreme que o separava da estrada no lado oeste. Nosso trabalho de projeto começou com uma consulta dos clientes sobre se essa propriedade, que não era vendida por um longo período, poderia ou não ser usada para construir uma casa. Como a esposa gosta de cozinhar e costuma passar o dia inteiro na cozinha, os clientes solicitaram que a cozinha fosse o centro da casa. Eles também queriam que a casa tivesse uma atmosfera ao ar livre e garagem para um carro.

Residência em Gakuenmae / Fujiwaramuro Architects - Imagem 5 de 33
© Katsuya Taira
Planta - térreo
Elevação Leste
Residência em Gakuenmae / Fujiwaramuro Architects - Imagem 12 de 33
© Katsuya Taira

Criar um espaço de garagem representava um problema devido à diferença de nível entre a propriedade e a estrada. Inicialmente, consideramos ampliar a área adjacente à estrada para criar um espaço de estacionamento e construir um muro de contenção de concreto em torno da parte elevada do terreno. No entanto, o alto custo de construção de um muro como esse nos levou a construir uma inclinação gradual que levava à parte posterior do terreno. Isso criou uma inclinação grande e suave na propriedade, que inspirou a imagem de uma casa formada por um grande telhado que continua o ângulo da topografia. Uma pirâmide triangular delimitada pelo muro de contenção ao norte e a grande cobertura tornou-se o espaço de convivência.

Residência em Gakuenmae / Fujiwaramuro Architects - Imagem 3 de 33
© Katsuya Taira

Sob os beirais onde o teto é baixo, localizamos a entrada e uma sala de estar (áreas com piso de concreto onde sapatos podem ser usados). No centro da edificação, onde o teto inclinado é mais alto, localizamos a cozinha, com uma sala de jantar e uma segunda sala no outro lado. Ao norte (mais alto), o dormitório principal e o banheiro ficam no primeiro andar e o quarto das crianças, no segundo. Entre a casa e o muro de contenção, adicionamos um deck, além de um jardim e área privativos para atividades artesanais.

Residência em Gakuenmae / Fujiwaramuro Architects - Imagem 4 de 33
© Katsuya Taira

Como a área de estar-jantar-cozinha aberta é cercada pelo bloco de banheiros e quartos, ela é privada, mas ainda recebe luz de quatro direções, criando uma sensação de conexão com o ambiente externo. A moldura de madeira que se projeta sob os beirais protege o interior da vista da rua. Ao criar uma coleção diversificada de espaços, da tranquila sala de estar, no lado sudoeste ligeiramente mais baixo, à alegre sala de jantar conectada ao deck e à luminosa sala de estar repleta de luz solar do sul, conseguimos projetar uma casa onde os moradores pode procurar o espaço que melhor lhes convém à medida que a estação e a hora do dia mudam, cada um desfrutando da casa à sua maneira.

Residência em Gakuenmae / Fujiwaramuro Architects - Imagem 17 de 33
© Katsuya Taira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência em Gakuenmae / Fujiwaramuro Architects" [House in Gakuenmae / Fujiwaramuro Architects] 08 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934612/residencia-em-gakuenmae-fujiwaramuro-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.