Residência Amanali / Rojkind Arquitectos

Residência Amanali / Rojkind Arquitectos - Fotografia de Exterior, Concreto, CadeiraResidência Amanali / Rojkind Arquitectos - Fotografia de Exterior, ConcretoResidência Amanali / Rojkind Arquitectos - Fotografia de Exterior, ConcretoResidência Amanali / Rojkind Arquitectos - Fotografia de InterioresResidência Amanali / Rojkind Arquitectos - Mais Imagens+ 33

Tepeji del Rio de Ocampo, México
  • Arquitetos Responsáveis: Michel Rojkind, Gerardo Salinas
  • Equipe: Alfredo Hernández, Gad Peralta, Herminio González, Victoria Grossi, Bárbara Trujillo, Adrián Aguilar, Scarlet Baron de Grote, Adrián Krezlik, Beatriz Zavala, Daniel Gaytán, Andrea León, Rosalba Rojas, Lorena García Cordero Sasía
  • Engenharia Estrutural: Juan Felipe Heredia Mellado
  • Engenharias: GESA Arquitectura
  • Consultoria Paisagismo: Entorno Taller de Paisaje
  • Consultoria Iluminação: Ditto Iluminación
  • Cidade: Tepeji del Rio de Ocampo
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Residência Amanali / Rojkind Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Jaime Navarro

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência Amanali está localizada a 40 minutos ao norte da Cidade do México, em um empreendimento residencial próximo à cidade de Tepeji del Río (dos náhuatl, “penhascos” do rio). Esta pequena cidade está localizada no que antigamente era a rota do histórico Caminho Real para Querétaro e, nos tempos coloniais, um lugar onde os viajantes da capital, que seguiam para o norte, paravam para descansar. Agora, a cidade de Tepeji del Río se desenvolveu como um lugar tranquilo para veraneio e descanso destinado aos moradores da Cidade do México e Querétaro, que desfrutam de seu clima ameno e acesso à atividades aquáticas na barragem de Requena.

Residência Amanali / Rojkind Arquitectos - Fotografia de Exterior, Concreto
© Jaime Navarro
Residência Amanali / Rojkind Arquitectos - Fotografia de Exterior, Concreto
© Jaime Navarro

A casa foi concebida como um abrigo de finais de semana permitindo o desfrute ao ar livre sem barreiras definidas entre interior e exterior. Em vez de sair de casa para o jardim, o jardim se torna parte da casa e vice-versa.

Residência Amanali / Rojkind Arquitectos - Fotografia de Exterior, Concreto, Jardim
© Jaime Navarro
Residência Amanali / Rojkind Arquitectos - Fotografia de Exterior, Concreto, Cadeira
© Jaime Navarro

Todas as circulações foram mantidas ao ar livre. O terreno é semi-retangular e desce até o campo de golfe oferecendo vistas da barragem e das montanhas distantes.

Residência Amanali / Rojkind Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Jaime Navarro

Cinco volumes prismáticos ou "penhascos" compõem a casa e são cobertos com uma pedra local de cor escura e textura porosa. Os volumes abrigam, respectivamente, a sala de estar, a sala de jantar da cozinha e os dormitórios que são conectados um ao outro por um corredor externo sinuoso. A casa é descoberta gradualmente à medida que se desce do nível da rua através do "beco" que confere ao complexo a sensação de uma antiga cidade montanhosa.

Residência Amanali / Rojkind Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira
© Jaime Navarro
Residência Amanali / Rojkind Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Jaime Navarro

Cada volume se comunica com o exterior por meio de grandes aberturas envidraçadas montadas em estruturas retráteis e dão acesso a seu próprio pátio ou terraço privativo, cercado por vegetação resistente à seca. O passeio pela casa culmina com a abertura novamente para vistas distantes acessíveis a partir do nível mais baixo do terreno onde estão localizados um jardim e a piscina.

Residência Amanali / Rojkind Arquitectos - Fotografia de Exterior, Concreto
© Jaime Navarro

As paredes de pedra funcionam como coletores térmicos que retêm o calor do sol durante o dia e o liberam à noite. A temperatura durante o dia é regulada por ventilação cruzada natural. Todos os materiais são locais e a vegetação nativa da região.

Residência Amanali / Rojkind Arquitectos - Fotografia de Interiores, Fachada
© Jaime Navarro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Amanali / Rojkind Arquitectos" [Casa Amanali / Rojkind Arquitectos] 03 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934610/residencia-amanali-rojkind-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.