Apartamento Brooklin / Pietro Terlizzi Arquitetura

Apartamento Brooklin / Pietro Terlizzi Arquitetura

© Guilherme Pucci© Guilherme Pucci© Guilherme Pucci© Guilherme Pucci+ 14

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  50
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo Fotografias:  Guilherme Pucci
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Portobello, By Kamy, Leori, Mansur Vidros, Marcenaria Mionetto, Tokstok, Trimble, Yamamura
© Guilherme Pucci
© Guilherme Pucci

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento de 48,0m² é localizado em um dos bairros mais famosos de São Paulo, em um novo edifico próximo ao metro Bresser-Mooca. Implantado no primeiro andar do edifício, da varanda, pode-se conviver com o dia a dia e movimentação da rua. A principal mudança em relação a planta original foi a mudança da posição da sala de estar/TV com a sala de jantar, com isso, um dos dois quartos originais, foi reduzido para a criação de uma sala de estar/TV mais ampla sendo possível transformar esse quarto em um closet e escritório integrado com o quarto principal. A sacada foi envidraçada e a porta que dava acesso a ela, removida, integrando-a ao resto do apartamento.

© Guilherme Pucci
© Guilherme Pucci

Com todas estas intervenções, as áreas comuns do apartamento (lavanderia, cozinha, sala de jantar e sala de TV/estar) ficaram conectas e viraram um espaço único com bastante amplitude, aparentando um apartamento maior do que 50m². Seus jovens proprietários tem em torno de 25 anos são Amantes de yoga, musica, e alimentação saudável; esse foi o espirito que o projeto tentou transmitir ao novo lar do casal. Um espaço arejado e bem iluminado, através da integração de seus espaços para receber amigos e familiares foi o conceito principal do projeto. A sala de TV foi um dos pontos altos do projeto também, já que o casal é amante e filmes e series.

© Guilherme Pucci
© Guilherme Pucci

Na parte da cozinha e lavandeira o piso foi feito em porcelanato para melhor higienização desses espaços. O restante do apartamento foi feito em piso laminado para melhor conforto termo acústico. As paredes da cozinha foram revestidas de azulejo branco brilhante com o rejunte escuro para dar um ar moderno ao projeto, sendo mesclado com marcenaria ora escura, ora com padrão amadeirado. Algumas partes do apartamento foram pintadas com um azul petróleo, trazendo um pouco de alegria para o ambiente. Outros elementos como a viga que divide a sala e a varanda foi pintada com cimento queimado destacando uma característica original. A parede onde comporta a televisão também foi pintada em textura de cimento queimado, porem executada em DryWall.

© Guilherme Pucci
© Guilherme Pucci
Planta
Planta
© Guilherme Pucci
© Guilherme Pucci

Um dos elementos de destaque do projeto foi a parede com maior metragem da sala, toda revestida de tijolos naturais, trazendo a rusticidade desejada ao apartamento, além do fato desse revestimento, ter alguma relação com uma das series preferias do casal. O design da mesa de jantar feita em formato “U”, com o tampo tem uma continuidade, subindo pela parede lateral e criando uma espécie de teto exclusivo da mesa. Esse elemento é solto em relação ao forro, dando uma leveza a esse elemento. O uso de um pendente com diversas lâmpadas, da mais destaque a esse elemento, quando aceso.

© Guilherme Pucci
© Guilherme Pucci

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Mooca District, São Paulo - State of São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Brooklin / Pietro Terlizzi Arquitetura" 28 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934569/apartamento-brooklin-pietro-terlizzi-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.