Apartamento Wood Ribbon / Toledano+Architects

Apartamento Wood Ribbon / Toledano+Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira, BancadaApartamento Wood Ribbon / Toledano+Architects - Fotografia de Interiores, MadeiraApartamento Wood Ribbon / Toledano+Architects - Fotografia de Interiores, MadeiraApartamento Wood Ribbon / Toledano+Architects - Fotografia de Interiores, MadeiraApartamento Wood Ribbon / Toledano+Architects - Mais Imagens+ 25

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  130
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Salem Mostefaoui
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ariostea, AutoDesk, Hager, Hawa, Inbani, OLIVARI, Sfel, TERMA, Varela design
  • Arquiteto Responsável: Gabrielle Toledano
  • Engenharia : Marc Malinowsky
  • Cidade: Paris
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um típico apartamento parisiense haussmaniano, com molduras, piso em espinha de peixe e uma varanda longa e linear. O projeto visava criar uma arquitetura contemporânea, um elemento leve, que permitisse preservar todos os elementos históricos existentes, os quais conferem um caráter forte ao local, revelando novos usos e uma nova valorização do espaço, adequada aos habitantes do século XXI. Em suma, pretendia-se preservar as camadas da história, dando uma forte identidade contemporânea.

A resposta a este desafio é uma fita de madeira que circula pelas paredes. Essa fita de madeira é uma parede / escultura habitável, como uma instalação, que dissimula a entrada dos quartos e banheiros, cria nichos para armazenamento ou para a cozinha e assim por diante.

Apartamento Wood Ribbon / Toledano+Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira
© Salem Mostefaoui
Planta Nova
Apartamento Wood Ribbon / Toledano+Architects - Fotografia de Interiores, Madeira
© Salem Mostefaoui

A fita é mais baixa do que o pé-direito, o que mantém os sinais da antiga planta histórica. Juntamente com o carpinteiro, foram criadas paredes inteiramente de madeira cortadas com lasercut, enquanto as superfícies curvas foram fabricadas com moldes. Todas as paredes foram pré-fabricadas e montadas na oficina do carpinteiro e depois remontadas no local em um dia. Foi um verdadeiro desafio. Também porque o orçamento era apertado. Os clientes são uma família jovem com três filhos.

A planta se tornou bastante óbvia quando se desmancham as restrições impostas pelas paredes divisórias originais, as quais foram completamente demolidas, enquanto as molduras nos tetos foram preservadas, independentemente da forma das novas paredes divisórias de madeira. De um lado, a suíte master, com o quarto, banheiro e closet, do outro lado, a área infantil, com um quarto e um banheiro. A estrutura de madeira define essas duas áreas do apartamento. No meio, um vazio cria tensões, mas também aberturas.

Apartamento Wood Ribbon / Toledano+Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira
© Salem Mostefaoui

Um corredor estreito separa a entrada dos amplos e espaçosos espaços comuns: a sala de estar e a cozinha e a sala de jantar. Ao longo da estrutura de madeira há elementos de madeira dobrável, deixada muito natural, latão e travertino. No banheiro principal, o luxuoso ônix cinza se mistura com a sensação jovem e descontraída da madeira compensada, enquanto na área infantil os materiais são brilhantes e divertidos com resina branca e laranja. O teto é feito de policarbonato alveolar para fornecer luz natural e dar um toque divertido a todas as áreas atrás das paredes de madeira, exceto nos quartos.

Apartamento Wood Ribbon / Toledano+Architects - Fotografia de Interiores, Madeira
© Salem Mostefaoui

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Paris, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Wood Ribbon / Toledano+Architects" [Wood Ribbon Apartment / Toledano+Architects] 17 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934442/apartamento-wood-ribbon-toledano-plus-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.