Apartamento Duplex Ipiranga / Pietro Terlizzi Arquitetura

Apartamento Duplex Ipiranga / Pietro Terlizzi Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Iluminação, Cadeira, DormitórioApartamento Duplex Ipiranga / Pietro Terlizzi Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira, Bancada, VidroApartamento Duplex Ipiranga / Pietro Terlizzi Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Urbano, FachadaApartamento Duplex Ipiranga / Pietro Terlizzi Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, Janela, Viga, CadeiraApartamento Duplex Ipiranga / Pietro Terlizzi Arquitetura - Mais Imagens+ 16

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  160
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Guilherme Pucci
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Casa Fortaleza, Chaos Group, Mansur Vidros, Petramar, Portobello, Serralheria IV, Tanah Madeiras, Trimble Navigation, Yamamura, marcenaria SM
Apartamento Duplex Ipiranga / Pietro Terlizzi Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Sofá, Mesa
© Guilherme Pucci

Descrição enviada pela equipe de projeto. Apartamento de 2 pavimentos (Duplex) totalizando 160,0m² localizado próximo ao Museu do Ipiranga, zona  - SP. O edifício, composto por 2 torres relativamente baixas (9 andares), no qual uma delas recuada em relação à rua (no qual abriga nosso apartamento), trouxe um ar agradável e menos metropolitano por ficar em um andar relativamente baixo e ter esse “respiro” visual e sonoro com o afastamento da rua.

Apartamento Duplex Ipiranga / Pietro Terlizzi Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga, Cadeira
© Guilherme Pucci

Isso já nos direcionou logo de cara à aproveitar ao máximo essa característica e fazer um apartamento onde os moradores pudessem ter uma área externa convidativa com sua bela vista e tranquilidade em seu segundo andar (características que parecem não estarmos falando de um apartamento na Cidade de São Paulo). Não à toa, nesse andar abriga toda à área de fazer e entretenimento do apartamento com seu Home Theather, Mesa de Jantar, Espaço Gourmet, deck, jardim e Jacuzzi.

Apartamento Duplex Ipiranga / Pietro Terlizzi Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cozinha, Bancada
© Guilherme Pucci
Planta

Com uma planta típica dos novos empreendimentos da cidade,  ambientes pequenos e compartimentados,  o 8° pavimento (entrada social do apartamento), teve o caixilho e alvenaria original  da sacada removidos, integrando a varanda à sala. O envidraçando da sacada, fez com que a escada caracol virasse um elemento visual interno importante ( e por que não, externo também já que é um ponto focal para quem a olha para o prédio da rua).

Apartamento Duplex Ipiranga / Pietro Terlizzi Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, Janela, Viga, Cadeira
© Guilherme Pucci

O restauro quase que total da escada caracol original e sua finalização em pintura automotiva em amarelo não deixa dúvidas no eixo de circulação vertical entre os andares. O assoalho de madeira Cumaru deu um o aconchego que queríamos, misturado com elementos rústicos como o cimento queimado e os revestimentos de Tijolo. O forro branco foi importante pra contra-balancear esse conjunte de texturas. Para não “atravancarmos” os espaços, pensamos em elementos em marcenaria lineares e com tons mais monocromáticos e juntos às paredes, deixando a parte central dos ambientes para circulação. Os mobiliários modernos e simples deram a leveza esperada. O projeto de luminotécnica foi de extrema importância considerando que o apartamento só recebe luz em uma de suas faced, deixando o lado oposto às janelas, sem muita claridade.

Já no 9° andar, onde tínhamos apenas um laje descoberta, pudemos deixar o lado de criação mais solto. Projetamos uma estrutura metálica que serviria de Home Theater e Sala de Jantar (isso quando a mesa projetada por nós com rodas, estivesse embaixo da cobertura e não externa), ocupando 1/3 da laje original, deixando o restante como área externa (2/3). Optamos por seguir uma linha mais industrial nessa andar, o diferenciando do andar inferior.

Com acabamento elétrico aparente, assim como a própria estrutura metálica; Revestimentos rústicos mesclado Tijolos, cimento, madeira e alguns elementos de Parede vertical distribuídos na área externa, conseguimos o ar industrial que queríamos. O cordão de Luz externo e o deck de madeira plástica acompanhando toda a extensão da área externa deram ao Rooftop, um ar que comparamos um pouco com os Apartamentos do bairro do Brooklyn – NY,  dando um ar bem caseiro, moderno, jovem e aconchegante onde seus moradores podem aproveitá-lo com sua família e  amigos.

Apartamento Duplex Ipiranga / Pietro Terlizzi Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Urbano
© Guilherme Pucci

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Assungui - Ipiranga – São Paulo - Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Duplex Ipiranga / Pietro Terlizzi Arquitetura" 27 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934353/apartamento-duplex-ipiranga-pietro-terlizzi-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.