Villa Schatzlmayr / Philipp Architekten

Villa Schatzlmayr / Philipp Architekten - Fotografia de ExteriorVilla Schatzlmayr / Philipp Architekten - Fotografia de InterioresVilla Schatzlmayr / Philipp Architekten - Fotografia de Exterior, Vidro, FachadaVilla Schatzlmayr / Philipp Architekten - Fotografia de Interiores, VidroVilla Schatzlmayr / Philipp Architekten - Mais Imagens+ 25

Passau, Alemanha
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Campos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  B&B Italia, Bemm, Fantini, Geberit, Hardys24, JEE-O
Villa Schatzlmayr / Philipp Architekten - Fotografia de Exterior
© José Campos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma encosta suave com vistas panorâmicas dos campos verdes, do Danúbio e do céu aparentemente interminável - a propriedade é uma verdadeira preciosidade. Um lugar perfeito para uma casa especial. Os clientes, um casal de meia-idade, realizaram seu sonho ao longo da vida neste local. Eles desejavam uma casa espaçosa e térrea, onde a natureza, as paisagens e as estações do ano desempenhassem o papel principal.

Villa Schatzlmayr / Philipp Architekten - Fotografia de Exterior, Vidro, Fachada
Cortesia de Philipp Architekten

A Villa Schatzlmayr é um conjunto de três volumes, que se abrem para a paisagem com vidros ininterruptos do piso ao teto, totalizando uma área útil de 760 m². Em direção à rua, a fachada purista, deliberadamente minimalista, garante o contraste e a privacidade à construção. A sala de estar é o centro da residência, integrando-se a cozinha, a sala de jantar, e a uma lareira. Uma passarela de vidro garante o acesso às áreas íntimas, incluindo o quarto e banheiro principais, com uma banheira contemporânea, vestiário e academia. Na fachada externa, o corte na composição oferece uma visão breve do volume íntimo dos quartos até a piscina de borda infinita. O conceito se estende parcialmente na construção e se mescla ao jardim visualmente com a linha do horizonte e o Danúbio.

Villa Schatzlmayr / Philipp Architekten - Fotografia de Interiores, Vidro
© José Campos

Um cubo de dois andares, com um telhado inclinado e acesso distinto, define a área criativa da casa. O casal é formado por uma designer de moda, que trabalha em seu ateliê e, acima, foi posicionado a estação de trabalho dele, caracterizada pelas vistas panorâmicas, além disso, o volume abriga também duas suítes para hóspedes. A entrada principal da vila é a passarela de separação entre o setor residencial, e os estúdios, neste trecho foi projetado também um espaço externo coberto e protegido, acessível diretamente a partir da cozinha e da sala de jantar. Desde os primeiros raios de sol da primavera e do verão da Baviera, as fronteiras entre o interior e o exterior se fundem, de modo que a natureza ocupa o espaço, e molda o ambiente interno com as estações. O terraço com a grande pérgula se estende por quase todo o comprimento da casa, de aproximadamente 46 m.

Villa Schatzlmayr / Philipp Architekten - Fotografia de Exterior
Cortesia de Philipp Architekten

Seguindo a mesma linguagem purista da fachada, o interior também é minimalista e atemporal, com poucas tonalidades naturais e materiais de alta qualidade, como o piso de pedra cor de areia, os móveis de nogueira, e sofás de couro Chesterfield conhaque, que oferece identidade e aconchego. A cozinha foi encaixada, com tons brancos lisos e alguns detalhes em cinza-escuro, o lustre acima da mesa de jantar proporciona uma atmosfera divertida ao interior.

Villa Schatzlmayr / Philipp Architekten - Fotografia de Interiores, Cozinha, Vidro
© José Campos
Planta - térreo
Villa Schatzlmayr / Philipp Architekten - Fotografia de Interiores, Vidro, Cadeira
Cortesia de Philipp Architekten

Uma parede de ripas esbeltas e estreitas de madeira, oculta a porta de entrada principal, o vestiário, a porta de correr para o ateliê, o acesso à garagem subterrânea, e ao porão. O nível do pavimento inferior é compensado pela diferença de altura entre a rua e o terreno inclinado, dessa forma a construção aparenta ser térrea. No subsolo, ao lado das salas técnicas e depósitos, encontra-se o estacionamento subterrâneo com várias vagas, já que o proprietário é um colecionador apaixonado por carros e motos velozes. Neste pavimento, a paisagem e as estações do ano não são predominantes, portanto, optou-se por um conceito contrastante ao design atemporal e contido do edifício, com cores deliberadamente coloridas como o laranja, e um rosa poderoso, que relaxam a atmosfera.

Villa Schatzlmayr / Philipp Architekten - Fotografia de Interiores, Banheiro, Vidro
Cortesia de Philipp Architekten

O mesmo conceito divertido, inteligente e irônico também pode ser encontrado no banheiro com pé-direito duplo, e uma claraboia completamente rosa. Os primeiros visitantes ficaram tão impressionados quando entraram no "lugar tranquilo", que queriam compartilhar com o mundo sua experiência através das mídias sociais.

Villa Schatzlmayr / Philipp Architekten - Fotografia de Exterior, Vidro, Fachada
© José Campos

Em suma, a Villa Schatzlmayr é um projeto de arquitetura sob medida que busca oferecer à natureza um grande palco, a frente de vidro em toda a extensão do conjunto abre a construção para o entorno e o céu. De acordo com a estação e a hora do dia, os anfitriões presenciam um jogo fascinante e, às vezes, dramático, de luz e cor, que, em suas próprias palavras, nunca é o suficiente.

Villa Schatzlmayr / Philipp Architekten - Fotografia de Exterior, Fachada, Vidro
© José Campos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Villa Schatzlmayr / Philipp Architekten" [Villa Schatzlmayr / Philipp Architekten] 28 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934202/villa-schatzlmayr-philipp-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.