Manifesto Market / Chybik+Kristof Architects & Urban Designers

Manifesto Market / Chybik+Kristof Architects & Urban Designers - Fotografia de ExteriorManifesto Market / Chybik+Kristof Architects & Urban Designers - Fotografia de Exterior, CadeiraManifesto Market / Chybik+Kristof Architects & Urban Designers - Fotografia de Exterior, CadeiraManifesto Market / Chybik+Kristof Architects & Urban Designers - Fotografia de Exterior, AidoManifesto Market / Chybik+Kristof Architects & Urban Designers - Mais Imagens+ 17

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  835
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, BAT Design, Freeform by Suncab Foundation, KOMA Modular, Nahaku, Pilsner Urquell, mmcite
  • Equipe De Design : Ondřej Chybík, Michal Krištof, Ivo Stejskal, Ondřej Mundl, Martin Holý, Tomáš Babka, Francisco Javier Gomariz Moreno, Antonio Seghini, Gabrielle Coudert. Furniture design: David Karásek, mmcité
  • Clientes: Manifesto Holding
  • Engenharia: AED Project
  • Colaboradores: KOMA Modular, mmcité, Insight Home, Nano Energies, Nahaku, FunkFu, BAT Design, Milan Zuna
  • Cidade: Prague 5
Mais informaçõesMenos informações
Manifesto Market / Chybik+Kristof Architects & Urban Designers - Fotografia de Exterior
© Alex Shots Buildings

Descrição enviada pela equipe de projeto. Manifesto Market é uma marca do setor da hospitalidade que cria experiências memoráveis para os seus clientes resultantes do cruzamento entre gastronomia, arquitetura, design e tecnologia. Para a segunda localização, o proprietário e arquiteto paisagista Martin Barry escolheu regenerar um local anônimo em Praga, no coração do bairro de Smíchov.

Manifesto Market / Chybik+Kristof Architects & Urban Designers - Fotografia de Exterior, Aido
© Alex Shots Buildings

O Manifesto Smíchov abriu em Julho de 2019 num espaço anteriormente ocupado por um estacionamento e localizado junto ao edifício art-nouveau conhecido pela designação de “Casa Nacional”. O conceito do Manifesto relaciona-se com uma ocupação temporária e implementação de soluções sustentáveis no processo operacional diário, sendo que aos arquitetos Chybik+Kristof foi proposto o desafio de criar, através de unidades modulares, um espaço elegante que enquadrasse experiências culturais e gastronômicas capazes de proporcionar momentos únicos para os visitantes e residentes. O Manifesto localiza-se numa área da cidade marcada por valiosos exemplos de arquitetura do século XX. A evocação do genius loci do lugar era uma clara ambição dos arquitetos. O antigo estacionamento foi também um jardim botânico e um restaurante ao ar-livre, definido por uma malha ortogonal de árvores.

Manifesto Market / Chybik+Kristof Architects & Urban Designers - Fotografia de Exterior, Cadeira
© Alex Shots Buildings

A ideia passa assim por recordar e reviver o espaço público verde e luxuriante de outrora, harmoniosamente combinado com uma escala e proporções mais íntimas, que nos remetem para as típicas passagens públicas que caracterizam as ruas de Praga. Deste modo, a vegetação presente no pátio e a sua presença guiaram o projeto tanto quanto as componentes programáticas envolvidas – gastronomia, cultura e eventos.

Axonométrica - Projeto
Axonométrica - Contexto Prévio

A peça central do projeto é o espelho d'água orientado para a fachada histórica, que se tornou a atração mais emocionante para crianças e adultos, gerando uma interação particular em torno do espaço. O espelho d'água encontra-se integrado numa plataforma elevada de madeira onde se localizam as infraestruturas técnicas temporárias e que possibilita a criação de uma área completamente livre de obstáculos e acessível a todos.

Manifesto Market / Chybik+Kristof Architects & Urban Designers - Fotografia de Exterior, Aido, Pátio
© Alex Shots Buildings

Um total de onze unidades são habitadas por vários vendedores que oferecem especialidades gastronômicas, a tradicional cerveja Pilsner Urquell ou outros refrescos, enquanto a plataforma serve como um terraço generoso com diversas opções de mobiliário para estar. As chapas de alumínio corrugado que revestem os contentores misturam-se divertidamente com o espaço na forma como o refletem, em especial as cores e fachada da Casa Nacional. A reflexão reaparece nas ondulações da água.

Manifesto Market / Chybik+Kristof Architects & Urban Designers - Fotografia de Exterior
© Alex Shots Buildings

O vibrante pátio do Manifesto é iluminado por candeeiros reciclados produzidos pelo estúdio Nahaku que reutilizam barris de prosecco e cujo design estabelece relações com a iluminação art-deco presente no interior da Casa Nacional. O estúdio de mobiliário exterior de David Karasek – mmcité – proporcionou elegantes bancos de “merenda” bem como as espreguiçadeiras que alegremente pontuam o espaço.

Manifesto Market / Chybik+Kristof Architects & Urban Designers - Fotografia de Exterior
© Alex Shots Buildings

Vale destacar que ambas as localizações funcionam com base em energia 100% proveniente de fontes renováveis, produzida pela empresa checa Nano Energies - Martin Barry tem esperança de inspirar outros na tomada da mesma decisão. Outro aspecto inovador é o fato de ambos os mercados funcionarem exclusivamente através de terminais de pagamento personalizados.

Manifesto Market / Chybik+Kristof Architects & Urban Designers - Fotografia de Exterior
© Alex Shots Buildings

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Smíchov, Praga 5, República Checa

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Manifesto Market / Chybik+Kristof Architects & Urban Designers" [Manifesto Market / CHYBIK + KRISTOF ] 14 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934046/manifesto-market-chybik-plus-kristof-architects-and-urban-designers> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.